Politíca
Assembleia leva debate sobre crescimento econômico no pós-pandemia para Cajazeiras e Patos
A Assembleia Legislativa da Paraíba leva ‘Fórum Caminhos da Retomada’, nestas quinta (19) e sexta-feira (20), às 10h, para os municípios de Cajazeiras e Patos, respectivamente, para discutir a retomada do crescimento econômico na Paraíba, levantando as sugestões do setor produtivo, das universidades e da sociedade civil. Idealizado pelo deputado estadual Tovar Correia Lima, de forma suprapartidária, a iniciativa foi lançada em Campina Grande e agora começa a percorrer os municípios pólos das macrorregiões paraibanas.
Na quinta-feira, em Cajazeiras, o deputado Tovar, junto com os deputados da região, realizam, a partir das 10h, visitas ao prefeito José Aldemir; aos vereadores na Câmara Municipal; a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da cidade; além da OAB-PB, da Associação Comercial, do comércio e a direção da Faculdade Santa Maria.
Na sexta-feira em Patos, os deputados realizam visitas ao prefeito Nabor Wanderley; aos vereadores na Câmara Municipal; a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da cidade; além da Associação Comercial, do comércio e a direção do Centro Universitário de Patos (UNIFIP).
De acordo com o deputado Tovar, as visitas têm o objetivo de ouvir e colher colaborações para elaboração de um relatório, contendo os principais eixos de desenvolvimento e suas prioridades. A previsão é que isso aconteça até o dia 21 de setembro, quando os representantes do Fórum entregarão o documento ao governador do Estado e demais entes – contendo soluções de curto, médio e longo prazo para cada segmento.
Fórum – O Fórum ‘Caminhos da Retomada’ é um espaço para discussão e um verdadeiro chamamento para as entidades de classe, o setor produtivo e comercial – e demais agentes – colaborarem na construção de um plano de ação que deverá conter os anseios de cada região da Paraíba, no tocante às questões de incentivo fiscal, abertura de novas empresas, recuperação para as empresas que foram afetadas pela pandemia, renegociação de passivos, abertura de crédito, fomento à qualificação de mão de obra, novos mercados, e-commerce, (re) inserção da mulher e do jovem na empregabilidade e educação financeira para empreendedores.
Crise econômica – O relatório do Banco Mundial “Emprego em Crise: Trajetória para Melhores Empregos na América Latina Pós-covid-19” alerta que os efeitos da pandemia da covid-19 podem afetar, por até nove anos, os salários dos trabalhadores médios do país.
De acordo com o documento, a crise gerada pela pandemia vai afetar o mercado de trabalho no Brasil e na América Latina por um longo período, inclusive com efeito negativo sobre empregos e salários.