Connect with us

Educação & Cultura

5 pontos para entender o ‘Distritão’

Em meados de 2021, com a chegada das eleições gerais no final de 2022, algumas reformas no sistema eleitoral brasileiro começam a ser propostas no Congresso Nacional.  A reforma que foi pensada seria a maior reforma da história da nossa democracia. Um dos pontos propostos foi a adoção do tal ‘distritão’.

Mas, você sabe exatamente o que é isso? Quais seriam as consequências para o sistema eleitoral brasileiro? Vem entender tudo sobre o Distritão e seus impactos na sua escolha dos representantes políticos. 

1. Proposta de Emenda à Constituição

O ‘Distritão’ é, na verdade, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Esse nome, que em um primeiro momento pode parecer complicado, nada mais é do que uma mudança feita em determinado texto específico presente na Constituição Federal de 1988 que altera as bases da lei daquela matéria. 

Nesse caso, a PEC 125/2011, conhecida também como “PEC da reforma política”, foi apresentada inicialmente no dia 13/12/2011 e seu objetivo era impedir a realização de eleições em datas próximas a feriados. No entanto, nos dez anos de tramitação na Câmara, o texto foi alterado algumas vezes e, hoje, a proposta alteraria o modelo de eleições proporcionais no Brasil.

A mudança para o sistema do ‘distritão’ foi proposta no Art. 2º da PEC: 

Nas primeiras eleições a serem realizadas após a promulgação desta Emenda à Constituição, será empregado o sistema eleitoral majoritário para a escolha dos cargos de Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital, observado o seguinte:

§ 1º A circunscrição eleitoral será, conforme o caso, o Estado, o Território ou o Distrito Federal, sem subdivisões geográficas.

LEIA TAMBÉM: Emenda constitucional: quando não pode ser feita?

No ano de 2017, a Comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa uma possível reforma eleitoral aprovou uma mudança na Constituição Federal que institui o sistema chamado distritão. Nessa época, a proposta inicial era que nas eleições de 2018 e 2020 a mudança já passasse a valer. Mas, existia um prazo para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ser aprovada para a mudança já começar a valer nas eleições gerais de 2018, mas isso não aconteceu.

Já no dia 11 de agosto de 2021, a PEC foi colocada em votação e o resultado foi o seguinte:

A mudança inicial, de impedir a realização de eleições próximas a feriados, ou seja, o texto-base da PEC foi aprovado por 339 votos a favor. Outros 123 deputados votaram contra a mudança. Já a mudança para o ‘distritão’ foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, com apenas 35 votos favoráveis e 423 contrários.

2. Como funciona o sistema eleitoral proporcional 

Atualmente, o sistema eleitoral é o proporcional com lista aberta. Nesse tipo de sistema, o eleitor pode optar por votar em um candidato, ou seja, votar nominalmente ou votar em um partido político específico. É então a partir do número de votos totais que o partido recebe é calculado o quociente eleitoral. A fórmula para o cálculo do tal quociente eleitoral é:

Quociente eleitoral (QE) = número de votos válidos / número de vagas

Na prática, esse sistema define o número de vagas que cada coligação ou partido político terá direito. São eleitos os candidatos daquele partido que tiverem o maior número de votos até que todas as vagas tenham se esgotado. 

Segundo o cientista político e autor de “Sistemas Eleitorais”, Jairo Nicolau, o argumento utilizado por especialistas que defendem a representação proporcional 

é o de que tal sistema garante uma equidade na relação entre votação e representação dos partidos. Nos últimos anos, a representação proporcional passou a ser defendida como opção para novas democracias com intensas divisões étnicas e religiosas, já que ela oferece aos grupos minoritários, dispersos pelo território, mais chances de obter representação.

Outro ponto bastante importante para compreendermos as possíveis mudanças são os distritos eleitorais. Esses distritos, de acordo com Jairo Nicolau, representam “a unidade territorial onde os votos são contabilizados para efeito de distribuição das cadeiras em disputa”. Atualmente, no Brasil, essas delimitações – chamadas de circunscrições, são bastante simples:

Para eleições de senadores e deputados federais, as circunscrições são estaduais, ou seja, cada um dos 26 estados e o Distrito Federal. Já nas eleições presidenciais, o país forma, na sua totalidade, uma só circunscrição federal.

Além disso, vale destacar que o sistema proporcional com lista aberta brasileiro vigora desde 1945. Um dos principais objetivos desse tipo de sistema é um equilíbrio e uma correspondência entre os candidatos eleitos e o número de votos recebidos. Isso porque, se a gente para pra pensar, o que acontece é:

Se você votar no candidato X, o seu voto também vai para o partido daquele candidato. Caso aquele nome não seja eleito, o seu voto ainda será contabilizado para aquele partido e pode ajudar a eleger algum outro candidato daquela sigla. Isso acontece porque o nosso sistema atual favorece e possibilita os “puxadores de votos”, o que contribui para uma representação mais equilibrada da sociedade brasileira.

LEIA TAMBÉM: Voto Distrital Misto e ‘Distritão’

3. O que mudaria com o ‘distritão’?

Como diz o nome, cada um dos estados da federação virariam um ‘distritão’. Isso porque, os estados teriam um número pré-definido de cadeiras no Congresso Nacional

Na prática, os partidos apresentam os seus candidatos e o eleitor vota em apenas um deles e, de acordo com o número já definido de cadeiras por estado, os nomes mais votados seriam eleitos. 

A partir deste ponto, podemos perceber algumas diferenças entre o sistema atual e o modelo proposto pela PEC 125/11. 

O primeiro deles é a mudança dos distritos eleitorais, que passariam a ser cada um dos estados da federação. Outro ponto importante é o fato de que o sistema de eleição seria, praticamente, majoritário. Esse tipo de sistema tem como principal objetivo garantir que aqueles candidatos que receberam mais votos sejam eleitos.

4. E quais seriam  as possíveis consequências?

Apesar de ter dado um primeiro passo para a aprovação dentro da Câmara dos Deputados ao ser aprovada pela comissão especial que analisava a matéria, a proposta foi derrubada pelo plenário da Câmara dos Deputados. Antes disso, alguns especialistas criticaram duramente o sistema proposto – o que contribuiu para o resultado da votação.

As principais críticas feitas pelos especialistas foram :

  • Reduziria a chance de renovação política e favorece os candidatos mais populares

Segundo Lara Mesquita, professora da FGV e pesquisadora do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público, seria mais fácil e mais provável que políticos que tentam a reeleição sejam eleitos. Ela explica que a literatura científica mostra que em sistemas eleitorais majoritários isso tende a acontecer. 

O fim dos “puxadores de votos”, que contribui para a eleição daqueles candidatos que não foram os mais votados de determinado partido, é outro fator que dificultaria a renovação política.

Nesse sentido, a mudança também favoreceria candidaturas de celebridades – pessoas conhecidas e políticos que já tinham sido eleitos anteriormente. 

  • Enfraqueceria a democracia

Como o sistema poderia favorecer indivíduos já conhecidos, a disputa eleitoral passaria, cada vez mais, a valorizar menos as ideias e propostas e se torna mais personalista. Segundo Cláudio Couto, cientista político da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Couto afirma que o modelo ‘distritão’ reduz e enfraquece o papel dos partidos políticos e, consequentemente, enfraquece a democracia brasileira. De acordo com o especialista tudo passaria a depender de indivíduos e não dos partidos, o que causa prejuízo no debate de ideias para o país.

LEIA TAMBÉM: 3 funções práticas dos partidos políticos

  • Aumentaria os gastos eleitorais e favoreceria os mais ricos

Como o sistema se tornaria mais competitivo, já que apenas os mais votados seriam eleitos, o custo de campanha – que tem relação com o grau de competição eleitoral – aumentaria. Isso quer dizer que o gasto médio por candidato seria maior. Segundo Thiago Alexandre Melo Matheus, esse fator colocaria alguma incerteza sobre uma real diminuição dos gastos totais de campanha. 

Além disso, como o partido perderia espaço e os candidatos, como indivíduos, ganhariam destaque (apesar da candidatura individual não ser permitida no novo sistema), aquele que pudesse fazer uma campanha mais cara seria beneficiado. 

Isso porque, hoje, no Brasil, o valor da campanha influencia no alcance do candidato. O cientista político Cláudio Couto, afirma que “para poder se tornar muito votado individualmente, o candidato tende a precisar de muito dinheiro”.

LEIA TAMBÉM: Fundo Eleitoral X Fundo Partidário: quais as diferenças

  • Desperdício de votos

Como já falamos antes, mesmo que o seu candidato não seja eleito, o seu voto contribui para a eleição de outro candidato daquele partido. No modelo ‘distritão’, caso o seu candidato não seja eleito, o seu voto seria desperdiçado. 

Isso porque, pelo modelo, todos os votos em outros candidatos que não foram eleitos são desconsiderados.

Segundo Cláudio Couto e Jairo Nicolau, pesquisador de sistemas eleitorais e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os votos dos eleitores que não tiveram seus candidatos eleitos seriam “jogados no lixo” e não teriam nenhuma importância. Isso iria privilegiar os eleitores que escolheram os candidatos mais votados e excluiria a possibilidade de se eleger um representante de todo o resto da população.

De acordo com os especialistas, o Poder Legislativo foi pensado para representar todos setores da sociedade e no “distritão”, essa representação poderia ficar distorcida, já que muitos votos que representam um setor podem ir para a mesma pessoa e não são distribuídos com colegas com plataformas similares. Já Lara Mesquita, esclarece que o ideal é o que o Legislativo represente a totalidade da sociedade brasileira e consiga refletir as clivagens que existem na sociedade no sistema legislativo – já que vivemos em uma democracia representativa. O ‘distritão’ prejudicaria essa representação.

O que diziam os defensores da proposta

  • Mais transparência

De acordo com a deputada federal Renata Abreu, que é a relatora do projeto que prevê o uso do “distritão”, o modelo seria mais simples e fácil de entender para a população. Isso porque o cálculo do sistema proporcional é complexo e nem toda a população brasileira compreende. Nesse sentido, a adoção do ‘distritão’ facilitaria esse entendimento e passaria mais transparência.

  • O Sistema é comum em democracias consolidadas

O modelo seria apenas uma “transição” para o sistema distrital misto, no qual o eleitor vota em um candidato de seu distrito eleitoral e em uma lista fechada do partido. O sistema distrital misto é utilizado em algumas democracias consolidadas, como por exemplo, a Alemanha. O que os defensores do ‘distritão’ alegam é que a proposta seria apenas uma transição para o sistema misto.

  • Seria um sistema eleitoral mais democrático

Para os defensores do ‘distritão’, o modelo também é mais democrático, já que computa o voto de todos os eleitores em todos os momentos, evita a polarização política e favorece aqueles que têm menor rejeição. 

A deputada Renata Abreu ainda sinaliza que “o ‘distritão’ consiste em um sistema de votação por ranqueamento, no qual os eleitores escolhem seus candidatos por ordem de preferência.” Na prática então, os ‘puxadores de votos’ acabariam e o eleitor daria seu voto apenas para o seu candidato, e não para o partido político e, eventualmente, para outro nome.

5. E na prática? Como seria o ‘distritão’?

RenovaBR, escola de educação política que prepara pessoas comuns de diferentes origens e ideologias para renovar a democracia brasileira, desenvolveu uma plataforma para simular as eleições de 2018 no modelo do ‘distritão’, apelidado de Dash Distritão pela escola. 

Com a simulação feita pelo Politize!, alguns pontos são perceptíveis:

Observação: os dados analisados levam em conta os candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. No caso do Distrito Federal, os deputados distritais foram contabilizados como deputados estaduais.

  • Gastos médios de campanha

Para a eleição de 2018, os gastos médios para a eleição de um candidato são, aproximadamente, R$ 560.823,00. Já com a simulação, foi possível avaliar que os gastos médios subiram para, aproximadamente, R$ 603.269,00. 

O aumento de gastos para a mesma eleição, numa comparação entre os dois tipos de sistema foi de, aproximadamente, 7%.

Média de gastos para o candidato se eleger em reais

Outro gasto que chama atenção é o custo médio por um único voto, que passa de 8 reais e 75 centavos no sistema proporcional para 9 reais e 18 centavos no ‘distritão’.

Num primeiro momento, o aumento de quase 5% em cada voto computado para o candidato pode parecer insignificante, mas se a gente avalia que um candidato precisa de mais de 60.000 votos para se eleger, fica claro que os gastos são significativamente maiores.

Custo médio do voto em reais
  • Renovação política

Dash Distritão também confirma a expectativa dos especialistas em relação à queda na renovação política. 

Isso porque, nas eleições de 2018, com o sistema proporcional, 800 candidatos foram reeleitos para o mandato 2018-2022 e 772 novos candidatos chegaram ao poder. 

Já na simulação com o sistema ‘distritão’, 888 candidatos seriam reeleitos e apenas 684 novos nomes conseguiriam uma cadeira. 

Número de candidatos reeleitos e eleitos pela primeira vez: comparativo entre os dois sistemas
  • Velha política 

Outro dado interessante a ser analisado é a idade média dos nossos representantes eleitos nos dois tipos de sistemas. 

Com o ‘distritão’, os candidatos mais velhos acabam sendo mais eleitos do que candidatos mais jovens. 

Veja a comparação abaixo:

Média de idade dos candidatos eleitos no sistema proporcional e no ‘distritão’, de acordo com a simulação

Qual a sua opinião sobre o ‘distritão’? Acha que seria benéfico para o país?

REFERÊNCIAS

Thais Brito

Mineira, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais em Portugal. Acredita que a consciência política é fundamental para a transformação do Brasil.

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

titulo

Politíca3 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca16 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA18 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA18 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA18 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA18 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário18 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário18 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura19 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura19 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO19 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura19 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura19 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE19 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO19 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO19 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO19 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário19 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO19 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura19 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional19 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional19 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional19 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional20 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional20 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional20 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE20 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde20 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde20 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO20 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde20 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde20 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO20 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br