Connect with us

Educação & Cultura

Qual é a função do Procurador-Geral da República?

O nome de Augusto Aras é familiar a você? E quanto ao de Raquel Dodge? Se você nunca ouviu falar dessas figuras públicas brasileiras ou já as conhece, mas não sabe bem o porquê, essa é uma boa razão para continuar neste texto. Isso porque Raquel Dodge foi a Procuradora-Geral da República até 18 de setembro de 2019, quando seu mandato se encerrou. Para seu lugar foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro o nome de Antônio Augusto Aras.

O cargo de Procurador-Geral está diretamente relacionado ao trabalho do Ministério Público, órgão responsável por fiscalizar as ações dos três poderes. A indicação do procurador é de responsabilidade do presidente da República, mas tradicionalmente o presidente escolhe entre os nomes de uma “lista tríplice” elaborada pelo Ministério Público. No caso de Aras, no entanto, isso não aconteceu.

O  CHEFE DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Como você pode conferir em nossa trilha de conteúdos sobre essa instituição, o Ministério Público é um órgão público independente, que fiscaliza a atuação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Apesar de ser um grande órgão, ele pode ser dividido em instâncias menores: o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Militar. Caso queira saber mais sobre eles, temos conteúdos prontinhos para te esclarecer sobre cada um!

Mas, voltando ao nosso tema, o Ministério Público é constituído por vários grupos. Um desses grupos é o de  procuradores de Justiça. No Ministério Público Federal, os procuradores de justiça recebem o nome de “procuradores da República”.

É importante não confundir os procuradores da República com os procuradores federais, que são membros da Advocacia Geral da União (AGU) e defendem os interesses da União.

O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público Federal, ou seja, está hierarquicamente acima de todos os procuradores da República. Nessa posição, ele ou ela é o principal líder e representante da instituição perante a sociedade brasileira e as demais instituições.

Entre suas funções, estão a de propor ações junto a tribunais superiores e propor projetos de lei. Falaremos um pouco de cada uma delas. Segue com a gente!

Se você quiser saber mais sobre a Procuradoria Geral da República, confira esse vídeo!

Propor ações junto a tribunais superiores

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, presidente do STF, Cármen Lúcia, e presidente da República, Michel Temer, em outubro de 2016.
Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, presidente do STF, Cármen Lúcia, e presidente da República, Michel Temer, em outubro de 2016.

O procurador-geral desempenha as funções do Ministério Público junto aos tribunais superiores do país: o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também atua junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas quais são essas “funções do Ministério Público”? Na prática, o procurador-geral trabalha para representar e defender os interesses da sociedade, bem como os chamados direitos indisponíveis (por exemplo: direito à vida, à liberdade, à saúde, etc). Uma vez que é responsável por uma função tão importante, o procurador-geral deve sempre ser ouvido nas ações dos tribunais, como as de inconstitucionalidade (ações que contestam certo projeto ou lei e sua compatibilidade com princípios da Constituição Federal), julgadas pelo STF.

Também é o procurador-geral que investiga e propõe ações penais aos tribunais superiores contra autoridades com foro privilegiado (que só podem ser julgadas nesses tribunais, como deputados federaissenadores e ministros).

Por isso que se ouviu tanto sobre as listas de Janot: na época, o procurador-geral Rodrigo Janot estava, simplesmente, cumprindo seu papel de investigar políticos (e de conduzir esses inquéritos quando aceitos pelo STF).

Outro tipo de ação que o procurador-geral pode propor é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que visa questionar a validade de projetos e ações feitas pelo Executivo e o Legislativo.

Novamente usando o exemplo de Rodrigo Janot – procurador-geral da República até setembro de 2017 – no início daquele ano, ele fez uso da Adin no início contra um sistema de cotas adotado no processo de seleção de uma universidade do Amazonas. Janot entendeu que esse sistema violava garantias da Constituição porque reserva a alunos amazonenses um percentual de vagas, o que seria uma discriminação a concorrentes de outros estados. São poucas as autoridades e órgãos que podem propor uma Adin. Eles estão elencados no artigo 103 da Constituição.

Propor projetos de lei

Procurador-geral da República  Rodrigo Janot acompanhado de Renan Calheiros.
Procurador-geral da República anterior a Raquel Dodge, Rodrigo Janot, acompanhado de Renan Calheiros.

O procurador-geral é uma das poucas figuras que podem propor projetos de lei ao Congresso Nacional. Mas esses projetos devem tratar de temas relacionados ao Ministério Público da União, como a criação e extinção de cargos dentro do órgão e a definição dos salários dos funcionários. É também o procurador-geral que propõe o orçamento do MPU.

E COMO É ESCOLHIDO O PROCURADOR-GERAL?

Debate entre candidatos a Procurador-Geral da República em 2015.
Debate entre candidatos a Procurador-Geral da República em 2015.

Como dissemos, quem tem a palavra final sobre o nome do procurador-geral da República é o Presidente da República. Entretanto, desde 2001 se seguia um sistema alternativo de escolha: a lista tríplice. O infográfico abaixo explica o processo:

Os procuradores da República podem escolher até três nomes para o cargo. Aqueles três nomes mais votados são levados para o presidente. Segundo a tradição consolidada desde 2003, o nome mais votado da lista tríplice era indicado pelo presidente.

Depois disso, o indicado ainda precisa passar por uma sabatina em comissão do Senado e ser aprovado pela maioria absoluta dos senadores.

O procurador-geral fica no cargo por dois anos, mas pode concorrer novamente à posição. Foi o caso de Rodrigo Janot, indicado pela primeira vez em 2013 e reconduzido ao cargo em 2015.

A decisão em 2019

A lista tríplice é considerada um avanço pela Associação Nacional de Procuradores da República, porque tornou mais democrática a decisão sobre o cargo de procurador-geral. Ainda assim, a lei não impede que algum presidente quebre essa tradição.

Foi o que aconteceu em 2019. A lista tríplice neste ano chegou a três nomes, em uma votação que contou com 82% dos procuradores aptos a votar: Mario Bonsaglia (478 votos), Luiza Frischeisen (423 votos) e Blal Dalloul (422 voz). Apesar disso, conforme dissemos, o nome escolhido foi o de Augusto Aras.

Aras, coincidentemente, tem sido um dos principais críticos da lista tríplice nos últimos anos. Em entrevista para a folha, ele argumentou que:

O MPF, quando se submete ao princípio da maioria através de eleições internas, atrai para seu âmbito os vícios naturais da política partidária, a exemplo do clientelismo, do fisiologismo, da política do toma lá dá cá, inclusive, eventualmente, embora em nível reduzido conhecido, de corrupção, como ocorreu em alguns episódios da última gestão [de Rodrigo Janot], com prisão de procurador da República.

Em nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) considerou a decisão do presidente de não utilizar a lista tríplice como “o maior retrocesso democrático e institucional do MPF em 20 anos”.

Em 25 de setembro de 2019, Augusto Aras foi sabatinado pelo plenário do Senado, o qual aprovou a sua indicação por 68 votos a favor e 10 contra, além de uma abstenção. Em seguida, ainda no mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto no Diário Oficial da União, nomeando Aras como novo Procurador Geral da República para um mandato de dois anos até setembro de 2021.

A recondução de Aras em 2021

Augusto Aras foi novamente indicado pelo Presidente da República em julho de 2021 para um novo mandato. Isto significa que o atual chefe do MPF precisou passar por uma nova sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, além de ainda precisar ser aprovado em votação no plenário por maioria simples. Com esta sua segunda indicação para o cargo, o presidente Jair Bolsonaro repete a quebra da tradição da lista tríplice para o processo de escolha de Procuradores Gerais da República.

Na noite do dia 24 de agosto de 2021, a CCJ do Senado aprovou a recondução de Aras à PGR por 21 votos a favor e 6 contra. Logo em seguida, o plenário da mesma casa também aprovou a sua indicação para o cargo, contabilizando 55 votos a favor, 10 contra e 1 abstenção. A partir disso, Augusto Aras segue para o seu segundo mandato à frente da Procuradoria Geral da República até setembro de 2023.

Referências

Fonte: Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca13 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA14 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA14 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA14 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA14 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário14 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário15 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura15 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura16 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO16 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura16 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura16 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE16 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO16 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO16 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO16 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário16 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO16 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura16 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional16 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional16 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional16 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional16 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional16 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional16 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE17 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde17 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde17 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

Saúde17 horas ago

Dieta Mediterrânea melhora a memória e a cognição

Saúde17 horas ago

Medicamentos para próstata protegem contra demência

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO17 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde17 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde17 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO17 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br