CIDADE
Ações desenvolvidas pela Sedurb proporcionam novo momento para feirantes, microempreendedores e artesãos
Melhorar as condições de trabalho, valorizando as atividades e impulsionando a economia local. Pensando nisso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) tem atuado numa série de ações voltadas para feirantes, permissionários de shoppings populares, produtores rurais, comerciantes informais e artesãos. O trabalho envolve reordenamento, recadastramento, capacitações e a realização de projetos itinerantes.
No que diz respeito aos mercados públicos e shoppings populares, a Sedurb tem atuado com ações intensificadas de zeladoria, bem como no recadastramento dos permissionários que atuam nesses espaços. Mais de 2.000 comerciantes deram início ao seu processo de regularização, por meio de um trabalho itinerante de cadastro feito pela Divisão de Abastecimento Alimentar (DIAAL) da pasta. “Essas ações têm possibilitado a ocupação total de boxes, uma vez que alguns estavam fechados, impossibilitando o repasse para outros comerciantes que tinham interesse em trabalhar nessas áreas, além de uma melhor organização desses espaços, tão importantes para a nossa cultura e economia”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.
A Secretaria tem atuado também com a capacitação para esses trabalhadores, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e com o Sebrae. Os comerciantes do Centro de Comércio e Serviços do Varadouro (CCSV) já receberam as orientações. Em breve os demais shoppings também vão ser contemplados com as ações. A pasta tem reforçado ainda a importância dessas categorias buscarem a formalização, abrindo o registro de Microempreendedor Individual (MEI).
“Por meio do diálogo, temos conseguido avançar nessas orientações. Esses comerciantes nunca tiveram um apoio nesse sentido, precisam estar cientes dos benefícios que podem obter para seus negócios e, futuramente, com a formalização da atividade. Essas capacitações trazem essas discussões à tona, bem como propiciam um espaço para que esses trabalhadores tirem suas dúvidas”, reforçou o secretário.
Um outro projeto de destaque da pasta é a Feira Móvel do Produtor. O evento, que acontece desde o mês de agosto, tem proporcionado novos ambientes de comércio para artesãos, produtores e microempreendedores, reunindo gastronomia, artesanato, agricultura, plantas ornamentais e uma série de variedades para a população. Mais de R$67 mil já foram comercializados por essas categorias nas edições da Feira.
“Desde o início tivemos esse olhar sensível para esses trabalhadores, que foram diretamente prejudicados pela pandemia. A edição do mês de setembro já foi formatada e divulgaremos em breve o cronograma completo. São categorias que se sentiam sozinhas para buscar melhorias para suas respectivas atividades e, agora, estão tendo todo o suporte para potencializar seus negócios”, reiterou o secretário.