Politíca
Semana de Orientação Vocacional e Profissional ajuda jovens a escolher profissão
O momento da definição profissional é gerador de muitas incertezas na vida dos jovens estudantes do ensino médio, afinal, eles se deparam com a fase da vida onde são obrigados a decidir o que querem para o futuro. Observando essa realidade, existe na Paraíba a Lei 10.833/16, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), que institui a Semana de Orientação Vocacional e Profissional aos alunos de ensino médio das escolas públicas.
“Definir a profissão não é algo fácil, por isso, a escola tem um papel fundamental nesse momento. Uma orientação vocacional bem ministrada por profissionais ajudará muito os alunos. As escolas da rede pública, diferente das particulares, não têm adotado a prática da orientação vocacional como uma questão fundamental e primordial na vida desses jovens”, destacou Tovar.
De acordo com o deputado, a Lei tem como objetivo , durante a Semana de Orientação Vocacional e Profissional, auxiliar os alunos a definirem com mais segurança qual curso seguir e consequentemente escolher a profissão, com o oferecimento de palestras e oficinas. No decurso da semana a que se refere esta lei, acontecerão palestras e oficinas educativas.
A lei garante ainda ao Poder Executivo a autoridade para realizar parcerias com universidades, instituições e profissionais de diversas áreas para contribuírem com a realização da semana de orientação vocacional e profissional aos alunos do ensino médio das escolas estaduais.