CIDADE
Projeto cultural exalta os festejos de Galante, na Paraíba
Todo mundo sabe da grandiosidade do “maior São João do Mundo”, em Campina Grande-PB, com suas noites memoráveis em um mês inteiro de festividade. Entretanto, há quem não saiba que os dias também são de alegria em toda a cidade, especialmente no bucólico distrito de Galante.
O grande diferencial é o trem do forró, que leva centenas de turistas de Campina Grande até Galante, onde nos fins de semana, há muito forró, animação, comidas típicas e o que o fotógrafo Leo Salo chama de “o melhor do maior São João do Mundo” :
“Em Galante você pode ver a interação dos moradores locais com os turistas. As casas se transformam em restaurantes e muita gente participa da festa, que sem dúvida movimenta a economia local. Quem não está trabalhando sempre aproveita para curtir o forró, dançar e confraternizar com os visitantes”.
Todos os anos, Galante recebe várias atrações e também apresenta ao público trios de forró locais. A animação é sempre garantida no pavilhão principal, no Mercado Público e em palhoças montadas nas ruas do distrito. Toda essa movimentação é a inspiração para um projeto de valorização da cultura paraibana, que está sendo coordenado pela professora Ivone Agra.
“A cultura de um povo também pode ser considerada como uma marca simbólica. O São João de Galante tornou-se uma marca cultural do distrito. Um dos principais responsáveis pela promoção dessa representatividade é o próprio povo, que constrói e promove a cultura. Quando esta promoção cultural é revelada por algum meio, ele se sente, sobretudo, valorizado como um sujeito ativo que participa, constrói e executa.” – Destaca Ivone.
Além do registro fotográfico dos festejos de Galante, o projeto “O Melhor do Maior São João do Mundo” conta com a força da literatura de cordel. Quem está participando é Tiago Duarte, o poeta feirante de Campina Grande.
Os integrantes querem distribuir gratuitamente cordeis sobre São João e Galante em escolas e outros espaços. O objetivo das ações é valorizar a cultura paraibana, destacando a alegria e a força do povo do agreste.