Connect with us

CIDADE

CPI da Banda Larga convoca Sinttel e operadoras de internet

Ainda nesta reunião, o gestor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Rougger Guerra, foi o expositor

O gestor da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Rougger Guerra, foi o expositor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a prestação de serviços de internet banda larga na Capital (CPI da Banda Larga), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na reunião desta segunda-feira (27), o secretário apresentou dados relativos ao tema, ações do Procon-JP e respondeu perguntas dos vereadores. Ainda nesta reunião foram aprovados 12 requerimentos, sendo convites e convocações à Defensoria Pública, ao Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel-PB) e às empresas Energisa, Sky, Vivo, OI, Claro e TIM, bem como aos Conselhos de Defesa do Consumidor das quatro últimas empresas.

“Queria que outros setores também fossem investigados detalhadamente pelo Brasil afora. É uma brilhante iniciativa, já que os serviços de banda larga se tornaram essenciais, como água e energia elétrica, nesse período de pandemia. Essa temática se tornou uma prioridade”, disse Rougger Guerra.

Ele fez uma breve explanação destacando que vem dando uma nova roupagem à instituição de forma a levar direcionamentos que possibilitem proteger e prevenir os consumidores da capital paraibana. De acordo com ele, a secretaria está formatada para humanizar o atendimento em busca de maior resolutividade das reclamações com reativação de linhas telefônicas para contato preliminar, reestruturação administrativa, celeridade dos processos administrativos e incentivo de resoluções no primeiro contato. Ele ainda garantiu a implantação do processo eletrônico na secretaria para agilizar ainda mais as atividades e citou a criação do Programa Procon Vai às Aulas e a permanência de outros programas como Procon no Seu Bairro, Procon na Sua Mão, Procon Negocia e Procon Solidário. 

O secretário também informou que o Procon-JP trabalha com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) que registra todos os atendimentos realizados pelo Procon-JP, mas não faz uma filtragem pormenorizada das reclamações, impossibilitando dados específicos sobre os serviços relacionados à banda larga. Ele então garantiu que vai apresentar no prazo de 10 dias um relatório com essas informações esmiuçadas. Inclusive, ele destacou que a CPI da Banda Larga serviu para que a secretaria atentasse para modificar a forma de coletar as reclamações relacionadas à banda larga, sendo mais específicas e detalhadas, para possibilitar melhor aferição das mesmas por tópicos.

 Ainda segundo Rougger Guerra, entre as empresas de telefonia com mais reclamações na cidade está a OI com cerca de 1.228, dados do ano passado. Já entre as reclamações, a multa por quebra de fidelização está entre os maiores índices pois as empresas não respeitam legislações criadas para evitar tal cobrança. Para isso, há duas leis estaduais sobre a desobrigação do consumidor pagar multa de fidelização em tempos de pandemia. “No Procon-JP estamos com a missão de deixar como legado a expansão dos conhecimentos dos direitos do consumidor para as áreas periféricas da nossa cidade, garantindo que os menos favorecidos saibam dos seus diretos consumeristas”, declarou.

Questionamentos e respostas

Os vereadores membros da CPI apresentaram diversas perguntas ao secretário tais como: abusos nas ligações aos consumidores e às linhas diretas; quais as punições que as empresas ficam sujeitas; se o consumidor pode pedir interrupção de serviços em caso de viagem longa; o que fazer para aferir a velocidade da internet; e como coibir a sonegação da OI.

Segundo o secretário, uma forma de coibir as ligações abusivas é fortalecer o sistema federal ‘Não Perturbe’, fazendo com que o consumidor acesse o site do Procon e se cadastre no sistema para que as empresas sejam notificadas sobre sua decisão. Sobre as punições, o gestor informou que cada empresa recebe a multa de acordo com a infração. Já sobre a interrupção do serviço por viagem, se não constar em cláusula contratual, não é permitido e acerca da aferição da velocidade, Rougger falou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deveria criar uma ferramenta institucional que permitisse essa averiguação, porque existem sites que fazem, mas não são considerados oficiais para servirem como prova. Sobre a OI, ele respondeu que empresa está em recuperação financeira não sendo possível, no momento, cobrar suas dívidas 

Ações anteriores

A CPI já recebeu a superintendente da Autarquia de Promoção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), Késsia Liliana, na última reunião. Ela apresentou dados gerais sobre reclamações referentes a empresas de telefonia e falou sobre a importância de o consumidor procurar a provedora de internet e o Procon em caso de insatisfação com o serviço prestado.

Já na reunião de instalação da CPI, Ricardo Morishita, professor doutor, advogado e ex-diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (2003-2010) além de coordenador de pesquisas de direito do consumidor vinculadas ao Centro de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Público fez uma participação de forma remota abordando os problemas alvo da CPI: a má prestação do serviço de internet pelas empresas provedoras em todo o país.

A Comissão é presidida pela vereadora Eliza Virgínia (PP) tendo Odon Bezerra (Cidadania) como relator, o Bispo José Luís (Republicanos), como vice e são membros Coronel Sobreira (MDB), Bosquinho (PV) e Júnior Leandro (PDT).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA21 minutos ago

Gasolina e diesel terão aumento de preços a partir de 1º de fevereiro

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Bayeux traça plano emergencial para evitar transtorno com as chuvas

Educação & Cultura3 horas ago

Santa Rita oferece cursos gratuitos e transforma sua carreira com o ParaíbaTec

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

CIEE contabiliza 76,2 mil vagas de estágio até janeiro

CIDADE4 horas ago

Prefeitura de Conde participa de evento do TCE-PB sobre mandato eficiente e transparente

Nacional4 horas ago

Criação de CPI sobre Pé-de-Meia será protocolada na Câmara

Nacional4 horas ago

Governo arrisca perder R$ 660 bi em tributárias no STF em 2025

Judiciário5 horas ago

Leia o calendário da propaganda partidária do 1º semestre de 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

Condomínios e os carregadores de carros elétricos

ENTRETENIMENTO5 horas ago

4 orações poderosas contra a ansiedade

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Comunicação empática, a chave para evitar conflitos

Judiciário5 horas ago

Documento foi divulgado na última quinta-feira (23/1), durante encontro que abordou as diretrizes da atual gestão do TCU para o biênio 2025/2026

Judiciário5 horas ago

Assédio sexual no ambiente de trabalho

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sine-JP inicia a semana com a oferta de mais de 500 vagas de emprego

Internacional5 horas ago

CIA considera “provável” que Covid tenha origem em laboratório chinês

ECONOMIA5 horas ago

Crise de credibilidade na política econômica do Lula

Judiciário6 horas ago

TCE-PB pede resposta dos prefeitos a questionário atinente aos  cuidados com a Primeira Infância

Politíca6 horas ago

Sérgio Queiroz desponta como forte nome ao Senado nas eleições de 2026

ECONOMIA7 horas ago

Crediamigo supera em 10% meta de R$ 500 milhões da primeira fase do Programa Acredita no Primeiro Passo

ENTRETENIMENTO7 horas ago

PL de João Almeida propõe ampliação do horário do bloco Muriçocas do Miramar até as 4h da madrugada

Educação & Cultura7 horas ago

PNE e piso salarial dos professores serão prioridade em 2025, diz senadora Dorinha

Segurança Pública7 horas ago

Comissão de Segurança Pública pode votar projetos que endurecem penas

Nacional7 horas ago

Senado renova presidências de 16 comissões permanentes

CIDADE7 horas ago

Remígio (PB) obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Educação & Cultura7 horas ago

Com mais de 2600 vagas, Cearte-PB abre inscrições para 223 turmas de cursos de Arte

Educação & Cultura7 horas ago

Arribaçã realiza pré-venda de novo livro de Claudio Daniel: Cabeza de serpiente emplumada

Politíca7 horas ago

Presidente da Câmara convoca vereadores para sessão extraordinária, nesta terça (28)

Judiciário7 horas ago

TRT-13 determina que 60% da frota de ônibus em João Pessoa seja mantida durante greve

CIDADE7 horas ago

Famup destaca ferramenta da CNM para cálculo de duodécimo

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Prefeitura de Guarabira anuncia Ferrugem e Natanzinho Lima como novas atrações da Festa da Luz 2025

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br