CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Por que o aniversário do Google não é celebrado no dia de fundação da empresa?
Se você já abriu o buscador do Google hoje deve ter notado o doodle comemorativo de 23 anos da empresa, celebrados nesta segunda-feira (27). Apesar de sabido que o Google foi fundado como empresa em 4 de setembro de 1998, a própria empresa costuma celebrar seu aniversário em 27 de setembro. Por que isso ocorre? Teriam os pais registrado a “criança” em uma “data de nascimento” diferente da correta?.
Na verdade, a escolha de 27 de setembro como aniversário do Google parece ser fruto de uma mera conveniência e não há uma explicação exata do motivo por trás da escolha. A companhia solicitou incorporação no dia 4 de setembro de 98 e celebrou esse período como o dia de seu aniversário algumas vezes até 2006, quando oficializou o 27/09 como o dia de seu aniversário.
Um pouco de história
O domínio google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997, mas a empresa entrou com pedido de constituição somente em 4 de setembro do ano seguinte. Como nunca houve um esclarecimento oficial, não dá para saber exatamente por quê existe essa divergência das datas nem por qual motivo o dia 27 de setembro foi o escolhido — e, para aumentar a confusão, no doodle de 15 anos, a própria gigante confirmou que não tem certeza de qual é exatamente o seu dia de aniversário.
“Numa companhia que tem a diversão profundamente incorporada em seu DNA como o Google, parece plausível que qualquer nova função seja uma grande festa, se assim você quiser”, escreveu na época o chefe do time de doodle da empresa Ryan Germick.
Várias datas de celebração
Curiosamente, existem algumas outras datas celebradas com igual ênfase pelo Google ao longo da história. No anúncio de seu 5º aniversário, em 2003, a data escolhida foi 8 de setembro, depois mudou para 7 de setembro no ano seguinte e 26 de setembro em 2005. Desde 2006, portanto, é que a data 27 de setembro foi oficializada como o dia em que a dona do maior buscador do mundo celebra mais um ano de vida.
Voltando ao fim dos anos 1990, foi praticamente um ano inteiro de desenvolvimento e aprimoramento pelos então estudantes Sergey Brin e Larry Page, ambos alunos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os dois cofundadores haviam construído um mecanismo de busca juntos em seus dormitórios e desenvolvido seu primeiro protótipo, que foi ao ar oficialmente em 1998.
De lá para cá, sistema evoluiu bastante desde o primeiro servidor, alojado em um gabinete construído com peças de brinquedo, até os mais de 20 data centers em todo o mundo, além de um foco cada vez mais voltado para entregar informações de forma rápida e confiável às pessoas. Hoje, todos os dias, são feitas bilhões de pesquisas no buscador em mais de 150 idiomas.
Em resumo, o aniversário do Google poderia ser considerado 4 de setembro, mas a empresa prefere o 27 de setembro. O fato é que a Gigante das Buscas percorreu um belo caminho nesses 23 anos de vida: saiu de um despretensioso buscador de sites para uma das companhias empresas do mundo, com um portfólio imenso de produtos e serviços, além de ser referência no mundo da tecnologia.