Politíca
200 condições diferentes podem causar alterações no crescimento
Observar a altura das crianças e acompanhar o seu desenvolvimento deve ser um hábito constante, uma vez que existem distúrbios do crescimento que podem afetar e impactar a saúde dos pequenos. Mas, esse mal ainda tende a ser silencioso e acaba passando desapercebido por pais e responsáveis. Mais de 200 condições diferentes podem causar alterações no ritmo do crescimento, segundo informações do Ministério da Saúde.
Na Paraíba, a Lei nº 11.240/2018, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), institui a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento a ser realizada anualmente na primeira semana de outubro. Nesta segunda-feira (4), o parlamentar reforçou a importância de promover e incentivar a formação da consciência pública voltada para defesa dos interesses das crianças e adolescentes, prestar atendimento e orientação aos pais e responsáveis, além de estimular ações públicas voltadas para essa temática.
“Nosso objetivo maior com essa lei é fazer com que a nossa população saiba mais sobre os problemas ocasionados pelos distúrbios do crescimento e possa ter acesso as possibilidades de tratamento diante de cada particularidade, fazendo com que os direitos das nossas crianças sejam exercidos na prática. Além de contribuir para uma conscientização da comercialização ilegal de medicamentos”, destacou Jutay.
Para o parlamentar, é importante ressaltar que as causas dos distúrbios do crescimento quando não estão associados a doenças sistêmicas que atingem o organismo, acabam não despertando a atenção de pais e responsáveis, tornando-se mais difíceis de serem contornados na fase da puberdade. O resultado desse diagnóstico tardio é a ineficácia do tratamento.
“Por este motivo precisamos conscientizar cada dia mais a população acerca desse problema para que o diagnóstico venha em tempo preciso, assegurando direitos e possibilidades de tratamento para que a criança cresça e se desenvolva de forma adequada”, ponderou o Republicano.