ENTRETENIMENTO
Ator e diretor russo decolam para fazer o primeiro filme no espaço
A atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko estarão no espaço por 12 dias para gravar cenas do filme Desafio
Um ator russo e um diretor de cinema viajaram ao espaço com a missão de fazer o primeiro filme do mundo em órbita.
A ator Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko decolaram nesta terça-feira (5) para a Estação Espacial Internacional (ISS) junto com o cosmonauta Anton Shkaplerov, um veterano em três missões espaciais.
Seu Soyuz MS-19 russo decolou conforme programado às 08:55 GMT da instalação de lançamento espacial russa em Baikonur, Cazaquistão, e alcançou com sucesso a órbita designada.
CLICA PARA ASSISTI AO VÍDEO:
Peresild e Klimenko estão programados para filmar cenas de um novo filme intitulado Challenge, no qual um cirurgião, interpretado por Peresild, corre para a estação espacial para salvar um membro da tripulação com um problema cardíaco.
Após 12 dias no posto avançado espacial, eles devem retornar à Terra com outro cosmonauta russo.
Horas antes da decolagem, o trio chegou à plataforma de lançamento vestindo trajes espaciais pesados, acenando para as multidões enquanto embarcavam na espaçonave.
“Para mim, o espaço é atraente, acolhedor e sem fronteiras”, disse Peresild, que foi escolhida entre 3.000 candidatos para a função.
Shipenko, que fez vários filmes de sucesso comercial, descreveu a preparação acelerada de quatro meses para o voo como difícil.
“Claro, não podíamos fazer muitas coisas na primeira tentativa, e às vezes até na terceira tentativa. Mas é normal ”, disse ele.
O diretor de 38 anos disse que terminará as filmagens na Terra após filmar episódios espaciais.
Dizem que Shkaplerov e dois outros cosmonautas russos a bordo da estação tiveram participações especiais.
A televisão estatal russa Channel One, envolvida na produção do filme, cobriu extensivamente o treinamento e o lançamento da equipe.
“Estou chocado. Ainda não consigo imaginar que minha mãe esteja lá fora ”, disse a filha de Peresild, Anna, em comentários televisionados minutos após o lançamento.
Dmitry Rogozin, chefe da corporação espacial russa Roscosmos, foi uma força-chave por trás do projeto, descrevendo-o como uma chance de lustrar a glória espacial da nação.
Fiel a uma tradição pré-voo religiosamente observada pelos cosmonautas, a tripulação disse que no domingo assistiram ao clássico filme soviético “O Sol Branco do Deserto”.
Shipenko e Peresild devem retornar à Terra em 17 de outubro em uma cápsula com o cosmonauta Oleg Novitsky, que está na ISS há seis meses.
“Não precisamos apenas fazer um filme, precisamos voltar vivos à Terra”, disse Shkaplerov.