Connect with us

Educação & Cultura

Direito nas escolas de niveís fundamental e médio

Um manifesto em favor dos Projetos de lei 6.954/13 e 403/15

Comentamos a importância de projetos de lei que incluem noções de direito na grade curricular do ensino fundamental e médio.

A Emenda Constitucional 104 de 2019 inseriu no corpo da Carta Republicana a polícia penal como mais uma modalidade de força voltada à segurança pública em nosso País, o que fez com que diversos cargos fossem criados pelas Constituições e Leis dos Estados, com salários que chegam a atingir o patamar de R$ 5.000,00 iniciais, inaugurando a abertura de uma serie de concursos públicos voltados à contratação desses profissionais. O teto nacional do salário de professor do nível médio é de R$ 2.872,00 (https://ead.univali.br/blog/salario-professor). Já de inicio percebe-se uma disparidade financeira entre essas duas classes de servidores, mas não estamos aqui para entrar no mérito das desigualdades sociais, econômicas e culturais que secularmente afetam a sociedade brasileira, muito menos para criticarmos a louvável iniciativa de criação de mais uma carreira no âmbito da Administração Pública com o surgimento de novos cargos e salário razoável para os policiais. Todavia, bons professores de certa forma reduzem o número de detentos e isso é questão de lógica e política criminal preventiva, enquanto alguns policiais também o reduzem só que de modo arbitrário e com uso da força letal, ou seja, repressivamente e com atrocidades.

Vivemos uma espécie de síndrome de Estocolmo, cuja sociedade é tão deturpada e carente de educação que chega a aplaudir e carregar nos braços políticos que saqueiam o erário público, traficantes de drogas, homicidas e tantas outras classes a que deveria ser aplicada a teoria do direito penal do inimigo de Günther Jakobs, como um direito paralelo para determinados crimes que afrontam gravemente o Estado enquanto sociedade politicamente organizada e que necessitaria de penalidades mais severas. Isso sem contar a cifra negra proveniente do temor fundado na ineficiência do Estado quanto ao dever de promoção de segurança e proteção das vitimas diretas e indiretas de crimes praticados à mercê de um sistema frágil, corrompido e brando.

Assim, o cerne da questão posta resulta numa crítica aos investimentos realizados em segurança pública repressiva em detrimento da formulação de políticas relacionadas à educação e à formação do inconsciente coletivo para fatores que de modo emergente necessitam de maior atenção por parte dos Poderes Legislativo e Executivo.

Neste ínterim, trataremos do Projeto de Lei nº 6.954 de 2013, de autoria do Deputado e ex-jogador Romário, que, visando aparelhar jovens e adultos, propugna a inclusão do estudo da Constituição Federal (Direito Constitucional) nas escolas de nível fundamental e médio e no intuito de alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), bem como da proposta no ano de 2015 do Deputado do PSD-BA, Fernando Torres, ou seja, o Projeto de Lei nº 403/2015, cuja ementa é a seguinte: “Torna-se Obrigatória a inclusão no Currículo Oficial de Ensino fundamental e médio as disciplinas Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito do Consumidor.

Tanto o Projeto de Romário, quanto o do Deputado Fernando Torres, encontram-se tramitando no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, respectivamente. Um dos principais argumentos de Romário é que o jovem ao completar 16 anos adquire o direito de votar e consequentemente eleger seus representantes, o que é somado à necessidade de conscientização acerca dos direitos civis e políticos, bem como à formação de cidadãos conscientes no que diz respeito aos direitos e deveres individuais, sociais e coletivos. Já o PL 403 inclui outras matérias também de interesse da população e que a nosso ver não esvaziam o conteúdo do curso de direito.

Permissa venia para ir além, pois não apenas estes fatores se apresentam como argumentos fortes, como também a necessidade de conhecimento acerca da estrutura do Estado, dos Poderes da República e outros temas de grande relevância para a sociedade.

A Carta de 1988 completou 33 anos de vigência em 2021 e grande parcela da população não sabe sequer que possui o direito de impetrar habeas corpus sem advogado, que a Constituição fica no topo do vértice da pirâmide Kelseniana e que podem formular projeto de lei; aliás, limitam-se a tachar esse ou aquele político de ladrão, associando a corrupção ao crime de roubo ou furto previstos no Código Penal, sem que se atentem aos crimes de responsabilidade por absoluto desconhecimento da força normativa da Lei Maior.

No âmbito do direito administrativo, desconhecem a obrigatoriedade de resposta fundamentada a requerimentos administrativos protocolados diretamente no Ente Público, a possibilidade de denuncia aos Tribunais de Contas, os princípios regentes da administração pública e sua divisão didática e instrumental em direta e indireta. Ainda neste ramo do direito, entendemos necessário o incentivo à participação em audiências públicas e nos debates que envolvam interesses coletivos afetos ao administrado, tal como os orçamentos e a prestação de serviços públicos.

No que diz respeito aos direitos do consumidor como parte de um pacote destinado à conscientização geral acerca daquilo que se pode exigir dos fornecedores e comerciante podemos destacar a possibilidade de queixa direta nos juizados especiais, a vulnerabilidade, os prazos de reflexão (já que a era digital faz com que compras sejam realizadas pela internet e via telefone), as praticas comerciais abusivas e os direitos básicos dos consumidores.

Lado outro, pelos investimentos destinados ao setor de segurança pública, diga-se de passagem, bastante relevantes, percebe-se nitidamente que não há interesse em instruir a população acerca de direitos relacionados à saúde, à educação, ao meio ambiente, a cultura etc. Se realizarmos uma pesquisa para se questionar o que é dignidade da pessoa humana e qual a diferença entre pessoa e cidadão, mais da metade da população dirá que não sabe.

No ramo da advocacia, nos deparamos com inúmeros profissionais que possuem renda abaixo do salário dos policiais militares por exemplo, basta olhar a remuneração de advogados e procuradores nos editais de concursos públicos, obviamente que sem desmerecer o trabalho desse guardiões da incolumidade pública, mas vivemos numa democracia participativa excludente, de modo que a criação de matérias em que os profissionais do direito fossem contemplados certamente promoveria valorização profissional, inclusão e justiça social, sem contar que investimento em educação é sempre o melhor remédio para a formação intelectual do povo brasileiro. O art. 205 do Carta Magna ao estabelecer que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Constitui-se em norma programática de eficácia plena, pelo que não é uma faculdade do Estado e sim um dever, por se constituir num mandamento objetivo e de ordem imperativa.

É fácil ludibriar o povo em épocas de campanha eleitoral, como também o é perpetuar um sistema cujas pessoas vivem achando que não podem fazer nada para solucionar problemas estruturais ou mesmo participar diretamente da vida política e administrativa. Ademais, é simples o legislador previr que ninguém se escusa de cumprir a lei alegando que não a conhece ou o desconhecimento da lei é inescusável. Contudo, esse desconhecimento pode ser utilizado como excludente da culpa para a ceara do direito penal, considerando-se o homem médio e sua impossibilidade de tecnicamente compreender os ditames legais.

Conclui-se assim que a educação de jovens e adultos não é uma prioridade do governo brasileiro e que há uma desigualdade socioeconômica entre as classes policiais e dos professores. Relativamente aos advogados públicos temos uma enorme disparidade de salários que variam de um salário mínimo até o teto remuneratório previsto como limite, afetando significativamente os profissionais que ficam a mercê do Chefe do Poder Executivo local em determinados Entes municipais e em relação a condições condignas de vida, que no mais das vezes são chantageados a perder sua independência técnica e isenção profissional em troca de melhoria econômica em sua remuneração. O problema da educação é sistemático e histórico, não há investimentos na qualidade de vida dos professores, ocorrendo que alguns se deslocam quilômetros para lecionar em sítios, vilas e lugares inóspitos meramente por amor ao que faz. Desta forma, louvável as iniciativas dos Deputados Romário e Fernando Torres, que lutam para aprovar os Projetos de Lei 6.954 de 2013 e 403 de 2015, para fins de implementar alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a inclusão das disciplinas Isso é uma luta que deve ser abraçada pelos advogados e a OAB, posto que representa a criação de posto de trabalho fixo, valorização profissional e curricular e, principalmente, o cumprimento do dever ético e cívico que deve nortear nossa atividade de implementação de uma consciência voltada à formação critica, intelectual e participativa da sociedade. Registre-se assim nosso manifesto público pela aprovação dos supracitados Projetos.

Autor

  • Paulo Silva Lima Wu – Advogado, Especialização em Direito Constitucional; Procurador Municipal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura9 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura9 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Educação & Cultura9 horas ago

Educador antirracista, qual é o seu compromisso?

Educação & Cultura9 horas ago

Adolescência: como usar características dessa fase a favor da aprendizagem?

Educação & Cultura9 horas ago

Brincadeiras tradicionais podem ajudar a desenvolver aprendizagens matemáticas

Educação & Cultura9 horas ago

Como estimular a participação das famílias na alfabetização

Educação & Cultura9 horas ago

Abril Indígena: já pensou em dar o primeiro passo e mudar sua prática?

ENTRETENIMENTO9 horas ago

Espetáculos de humor e música agitam programação de maio do Teatro Pedra do Reino

CIDADE9 horas ago

Vereadora destaca as conquistas de Campina Grande no “Aqui Tem SUS”

CIDADE9 horas ago

Secretários municipais destacam ações empreendidas para revitalizar o Centro durante Feira de Negócios

ESTADO9 horas ago

Gestores estaduais apresentam iniciativas do Governo para revitalização do Centro Histórico

Politíca9 horas ago

Veneziano viabiliza com o DNIT o recapeamento da Av. Brasília, Av. Canal e Av. Manoel Tavares, em Campina Grande, obras orçadas em R$ 12 milhões

Politíca9 horas ago

Tovar propõe debate sobre a inclusão de autistas no mercado de trabalho; 85% dos profissionais estão desempregados

Politíca9 horas ago

Mulheres recebem até 25,2% a menos que homens; Camila defende legislação mais rígida para igualdade 

Politíca9 horas ago

A cada seis dias um paraibano é resgatado de trabalho escravo; Lei de Jutay cassa Inscrição de empresa envolvida com prática

Saúde9 horas ago

O que é zumbido no ouvido?

Saúde9 horas ago

Guardar produtos químicos em casa aumenta risco de ELA

Saúde9 horas ago

Câncer de tireoide tem forte sobrediagnóstico em regiões mais ricas

Saúde9 horas ago

Cientistas do Brasil e da Índia criam tratamento contra tumores sólidos

ECONOMIA9 horas ago

Primeiro Lote residual do Imposto de Renda 2024 se aproxima, não perca a data!

ECONOMIA9 horas ago

Caixa libera pagamento de R$ 9.200 para brasileiros em condições específicas! Um refúgio financeiro!

ECONOMIA9 horas ago

Nascidos no mês 09 e 10; recebem hoje (2) a segunda parcela do Programa pé de meia!

ECONOMIA9 horas ago

Isenção de Imposto de Renda para Aposentados: Entenda como funciona!

Internacional10 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO10 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional10 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional10 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Internacional10 horas ago

O que espera a UE, 20 anos após “big bang” para o leste

Internacional10 horas ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional10 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO10 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional10 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional10 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional7 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde7 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde7 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO7 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde7 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br