Educação & Cultura
SESI oferece educação e mais qualidade de vida aos trabalhadores da indústria
Quem está na indústria ou conhece alguém que trabalhe neste setor, sabe muito bem da importância do SESI na vida do profissional, seus familiares e comunidades. Os projetos e ações desenvolvidos nas áreas da educação, saúde e segurança, têm um papel fundamental no desenvolvimento social brasileiro
O Serviço Social da Indústria (SESI) foi criado há 75 anos para atender as indústrias e seus trabalhadores na gestão da saúde e segurança no trabalho (SST) e na promoção da saúde e educação dos trabalhadores, seus dependentes e comunidades. Atualmente possui 514 unidades móveis, 116 unidades de vida saudável e 526 escolas, estando presente em 2,4 mil municípios brasileiros.
Os números são expressivos, bem como as ações e projetos voltados para as indústrias.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Só no ano passado, o SESI beneficiou 3,7 milhões de pessoas com serviços de saúde e segurança no trabalho.
Com a pandemia da Covid-19, desenvolveu protocolos de saúde para ajudar os trabalhadores a se prevenirem contra o vírus dentro do ambiente de trabalho e com isso, se sentirem mais seguros, envolvidos e protegidos. Cerca de 9,7 mil empresas utilizaram esses protocolos e as orientações técnicas, beneficiando quase 260 mil trabalhadores.
Dos 346 centros de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), nove deles são voltados à inovação para atender às necessidades da indústria brasileira nas áreas de tecnologias para a saúde, como: higiene ocupacional, fatores psicossociais, longevidade e produtividade, ergonomia, economia para saúde e segurança, prevenção da incapacidade, estilo de vida e saúde, e sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho.
E para reduzir os custos das empresas com faltas e queda de produtividade, e melhorar o bem-estar e saúde dos trabalhadores, os Centros de Inovação do SESI atuam em rede para atender empresas de todo o país, e ainda contam com a parceria de instituições internacionais de referência em segurança e saúde no trabalho, como a Universidade Johns Hopkins, o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional (FIOH) e o Instituto Holandês de Inovação (TNO).
SAÚDE
Agindo no combate à Covid-19 junto às empresas, além dos protocolos e guias desenvolvidos, o SESI adotou medidas de prevenção como testagem e o teleatendimento para auxiliar na proteção e visando a saúde dos trabalhadores.
Além disso, o SESI também colocou toda a sua estrutura, localizada em 2,4 mil municípios, à disposição do Programa Nacional de Imunização. Cerca de meio de milhão de pessoas já foram vacinadas com o apoio direto da entidade.
EDUCAÇÃO
O SESI tem uma das maiores redes de ensino do país. Em 2020 recebeu 496 mil matrículas em educação básica e continuada para jovens e adultos.
Proporcionar uma educação de excelência, requer uma evolução constante nos métodos de ensino e aprendizado. Para que os alunos sejam preparados para o mercado de trabalho, onde a tecnologia e a informação mudam rapidamente, o SESI e o SENAI aplicam a abordagem educacional conhecida como STEAM, acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Disciplinas consideradas estratégicas para que as próximas gerações saibam lidar com assuntos como inteligência artificial, veículos autônomos, mudanças climáticas e contribuir por uma sociedade mais justa.
Outro diferencial é a inclusão da robótica, disciplina ministrada em todas as 526 escolas. A robótica é a revolução do aprendizado, uma poderosa ferramenta pedagógica que estimula os alunos a solucionarem problemas da sociedade moderna através de competências socioemocionais, como a criatividade e a comunicação.
A aprendizagem na robótica é mais efetiva porque os alunos constroem seus próprios conhecimentos e compartilham o que aprenderam durante as apresentações. Isso desperta o interesse pela pesquisa, ciências exatas e engenharias, além de desenvolver as soft skills, competências fundamentais para o profissional do futuro, como proatividade, espírito investigativo, planejamento, diálogo e tomada de decisões.
As equipes do SESI são as maiores campeãs de torneios nacionais de robótica e já venceram em diversas competições internacionais, como o Global Innovation Awards (GIA).
Ainda no campo da educação, o SESI e o SENAI são pioneiros na implementação do Novo Ensino Médio no país: o Itinerário 5, que associa o ensino regular à formação técnica e profissional. Os alunos são preparados para os desafios atuais do mercado de trabalho, com competências ligadas à indústria do futuro e contribuem com a inovação das empresas, a produtividade e a economia do país.
O SESI é também a entidade mais atuante no programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), já tendo atendido mais de um milhão de trabalhadores nessa modalidade. Os alunos têm os conhecimentos prévios reconhecidos e podem concluir os estudos focados dentro de sua realidade profissional.
O SESI e o SENAI são as instituições que mais contribuem para a formação profissional no Brasil. Essa conquista é fruto de um trabalho constante, que tem um poder transformador na vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento econômico e social do país.