Educação & Cultura
Multinacional oferece curso on-line gratuito de TI para pessoas com deficiência
Com o objetivo de incluir cada vez mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a multinacional brasileira CI&T, em parceria com o Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), lançou um curso on-line gratuito em Desenvolvimento de Software exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD). O curso possui 500 vagas e as inscrições vão até o dia 24 de janeiro de 2022.
A formação se inicia em 27 de janeiro de 2022 e tem duração de 2 meses, com 148 horas de conteúdo e aulas semanais, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos temas. O curso emite certificado e os(as) alunos(as) que mais se destacarem terão a oportunidade de tentar uma vaga de emprego na CI&T.
Pessoas com deficiência no mercado de trabalho
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presente na Pesquisa Nacional de saúde (PNS), de 2019, cerca de 8,4% da população brasileira – 17,3 milhões de habitantes – possui algum tipo de deficiência. Contudo, apenas 1,2 milhões dessas pessoas integram a força de trabalho do país.
Mesmo com a Lei Nº 8.213, que exige que as empresas reservem um número mínimo de vagas para pessoas com deficiência, ainda percebemos a falta de inclusão no mercado de trabalho. Esse cenário fica mais preocupante quando olhamos para o setor de Tecnologia da Informação (TI).
Curso em Desenvolvimento de Software
Pensando nesse cenário, o curso da CI&T vai capacitar o(a) aluno(a) em programação digital por meio de aulas práticas e interativas. O material vai abordar duas das principais tecnologias utilizadas no mercado: Java SpringBoot, para o Back-End, e Angular, para o Front-End.
O conteúdo é acessível, prático e não há necessidade de possuir conhecimento prévio na área. O curso está dividido em 5 módulos:
- Fundamentos de Front-End;
- Angular;
- Fundamentos de Java;
- Java para Web;
- Desafio final.
Ao final dos 4 primeiros módulos, o(a) aluno(a) deverá cumprir um desafio utilizando os conceitos e técnicas ensinadas em cada um deles – o módulo “desafio final” vai funcionar como uma “prova final” do curso. Além dos materiais didáticos, as videoaulas ao vivo possuem legenda e intérprete para aumentar a acessibilidade e inclusão.
Inscrição e certificado
A fim de conseguir uma vaga no curso, é necessário participar do processo seletivo, ter 18 anos ou mais e ter completado o ensino médio. Para acessar o formulário do processo, clique aqui e preencha os campos com os dados solicitados.