Educação & Cultura
7 profissões para quem gosta de política
Quem opta por essa área pode explorar diversos caminhos
Se você já sonhou em entrar para a política, é possível que tenha se questionado sobre qual a melhor forma de começar. Embora ter um curso universitário não seja uma exigência para ingressar nesse mundo, é importante estar capacitado para as responsabilidades que irá assumir. Por isso, separamos sete profissões ideais para quem deseja seguir a carreira. Confira:
Relações Internacionais
É a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do direito. Esse profissional analisa o cenário mundial, investiga mercados, risco de conflitos e a situação política das nações, avalia as possibilidades de negócios, parcerias e cooperação internacional e aconselha investimentos e projetos no exterior.
Pode representar os interesses de um país, estado ou cidade no exterior em negociações em torno de projetos de intercâmbio e de ações promocionais nas áreas de turismo, negócios e educacional, entre outras. O campo de atuação desse profissional é amplo, podendo trabalhar em ministérios, embaixadas, ONGs, prefeituras, governo estadual e empresas privadas.
Direito
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.
Por ser uma carreira que exige muito embasamento teórico sobre as leis, a Constituição e o funcionamento da política no país de forma geral, o Direito é uma forma comum de de começar uma carreira política. Mais da metade dos presidentes da história do Brasil teve formação jurídica.Veja também
História
O historiador estuda os diversos aspectos do passado humano, como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. Além disso, interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória e ampliar a compreensão da condição humana.
Por dominar os acontecimentos históricos e seus desdobramentos, o historiador consegue analisar o cenário atual e avaliar se certos problemas que enfrentamos no passado podem se repetir de alguma maneira. Além disso, por entender como funciona a cultura de determinada região e sua história, é capaz de propor projetos que sejam compatíveis com diferentes realidades.
Administração
O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. É sua função definir estratégias e gerenciar o dia a dia da organização, traçando metas, criando políticas internas, realizando auditorias e analisando resultados. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos.
Ciências Sociais
Esse bacharel analisa os conflitos sociais, a construção das identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições.
Além disso, consegue interpretar os problemas da sociedade e da política, estudando movimentos sociais, a formação dos partidos e toda a formação de sistemas políticos, desde a estrutura até os seus impactos na sociedade. Veja também
Gestão Pública
Os cursos de Gestão Pública são os que têm uma relação mais direta com a política, pois formam tecnólogos para trabalhar na administração de órgãos e serviços públicos. Esses profissionais planejam, avaliam, implantam e supervisionam projetos voltados para o desenvolvimento local ou regional, identificando problemas e buscando soluções para o uso do dinheiro público. Também conhecem a legislação do setor, técnicas de gestão e o mercado financeiro.
Ciências Econômicas
O economista estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. Ele pode se dedicar tanto a grandes questões, nacionais ou mundiais, quanto a problemas de pequenas empresas ou investidores individuais.
Por dominar o cenário econômico, político e social, o economista elabora relatórios e pareceres analisando a situação atual e faz projeções, ajudando a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e também de governos.
prática