Connect with us

Educação & Cultura

A 1ª mulher a dirigir uma instituição científica no Brasil

Apaixonada pela Amazônia, a expedicionária alemã Emília Snethlage fez uma descoberta na região que a tornou conhecida mundo afora no início do século 20. Pouco depois, assumiu a direção do Museu Paraense Emílio Goeldi

Até o século 20, acreditava-se existir uma ligação entre os rios Xingu e Tapajós, na Amazônia, que poderia facilitar a exploração econômica e o povoamento da região, mas o local nunca havia sido cartografado.

O primeiro cientista a realizar a travessia entre os rios para investigar a hipótese foi uma mulher, a ornitóloga alemã Emília SnethlageEm 1909, ela percorreu por quatro meses, por terra e água, a região do Xingu. Com poucos recursos para a expedição, ela foi guiada por sete indígenas dos povos Xipaya e Kuruaya.

“Foram mais de 26 dias somente para chegar até o Tapajós, muito mais do que o planejado. Passaram fome, e Emília teve malária, mas conseguiram fazer a travessia e comprovar que não existe ligação entre os rios”, diz a historiadora Miriam Junghans, pesquisadora da trajetória da alemã no Brasil. “O local não existia nos mapas até a expedição”, aponta.

A descoberta repercutiu internacionalmente, e o nome da ornitóloga ficou conhecido em instituições científicas do mundo todo. As anotações de viagem também lhe renderam a publicação de um vocabulário comparativo dos Xipaya e Kuruaya.

Nascida na Alemanha em 1868, Snethlage se doutorou em História Natural pela Universidade de Freiburg em 1904. No ano seguinte, se mudou para o Brasil para assumir a vaga de ornitóloga do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, no Pará.

Emilia Snethlage
Emilia Snethlage foi uma das primeiras mulheres na Alemanha a ter o título de doutora

Em 1914, Snethlage assumiu o cargo de diretora do Museu e se tornou a primeira mulher a dirigir uma instituição científica na América do Sul.

“Os trabalhos de classificação de espécimes coletados pela Emília não só na Amazônia, mas em várias regiões do Brasil, estão em instituições científicas em todo o mundo”, diz Junghans.

Seu trabalho mais importante costuma ser considerado o Catálogo de Aves Amazônicas, publicado em 1914, em que a cientista descreveu, em mais de 500 páginas, 1.117 espécies da região. Segundo o Museu Goeldi, a obra serviu de referência aos estudiosos da ornitologia brasileira durante 70 anos. 

A “área da Emília”

Antes de se tornar ornitóloga, Snethlage foi professora e trabalhava educando crianças em casa, mas, aos 31 anos, ingressou na faculdade de História Natural na Universidade de Berlim. Foi uma das primeiras mulheres na instituição, assim como uma das primeiras na Alemanha a ter o título de doutora.

Quando embarcou para o Brasil rumo à Amazônia, a alemã, então aos 37 anos de idade, nunca havia saído da Europa. 

“Emília foi indicada para a vaga no Museu Goeldi quando trabalhava no Museu de História Natural de Berlim como assistente da seção de zoologia. Ela aceitou a indicação porque viu uma possibilidade concreta de construir carreira no Brasil. Na Alemanha, ela provavelmente passaria a vida sendo assistente por ser mulher”, pontua Junghans.

Emilia Snethlage (centro) com funcionários do Museu Paranse Emílio Goeldi
Emilia Snethlage (centro) com funcionários do Museu Paranse Emílio Goeldi

No Museu Goeldi, tornou- se a primeira servidora contratada do estado do Pará. Além de Emília, o diretor do Museu, o respeitado naturalista Emílio Goeldi contratou outras duas mulheres na época.

“Isso foi muito importante por um lado, mas, por outro, o diretor as contratou também porque com o salário de um homem ele pagava pelo trabalho de duas mulheres”, diz a historiadora.

Snethlage rapidamente se destacou como ornitóloga do museu e se fez conhecida tanto dos fazendeiros, seringueiros e demais moradores da região paraense, como dos povos indígenas Xipaya e Kuruaya, que a ajudavam nas expedições.

“Quando ela ia para o trabalho de campo, dormia em fazendas. Sempre de cabelo muito comprido e vestidos, Emília dizia que mantinha a aparência feminina para que as mulheres da região não estranhassem a sua presença, mesmo que para isso fosse mais difícil andar no meio do mato com sua espingarda vestindo uma saia”, descreve a historiadora.

Entre os colegas cientistas, a alemã também era respeitada. “A região do Baixo Amazonas [centro do Pará] era chamada entre os ornitólogos de a ‘área da Emília’”, conta Junghans.

Pelos relatos de viagens, é possível entender por que a ornitóloga se tornou uma figura tão conhecida na região, para além de seu trabalho científico.

“Em uma viagem no rio Iriri, afastada de qualquer cidade, Emília colocou a mão na água quando estava andando de canoa e foi mordida por uma piranha”, narra sua biógrafa. “Um dedo da mão direita inflamou muito com o passar dos dias, e ela começou a pedir para as pessoas que a acompanhavam para cortarem o dedo fora. Como ninguém se dispôs, ela mesma pegou um machado e cortou a falange do dedo.”

Afastada por ser alemã

Snethlage assumiu a direção do Museu Goeldi no ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial. Segundo conta sua biografia no arquivo do museu, ela foi afastada do cargo no contexto do conflito.

“Em 1918, em meio à Primeira Guerra Mundial e com o rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o bloco germânico, a ornitóloga alemã foi afastada pelo governo do Estado do Pará das atividades do museu”, diz trecho de sua biografia.

Apesar de se manter neutro em grande parte do conflito mundial, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha em 1917, após os alemães afundarem navios brasileiros.

Neste mesmo ano, o presidente Wenceslau Braz sancionou a Lei de Guerra, que cassava as licenças de funcionamento de bancos e companhias de seguros pertencentes a alemães, criando um clima de hostilidade contra os cidadãos germânicos que moravam no Brasil.

“Emília foi retirada do Museu pelo simples fato de ser alemã. Não havia nenhuma prova de que ela tivesse envolvimento político na guerra”, conta Junghans.

Dificuldades por ser mulher

A naturalista foi readmitida em 1919, após o fim da Primeira Guerra, mas enfrentou uma segunda acusação que lhe tiraria definitivamente da direção do Museu: a de ter agido como “mulher” para ajudar os empregados do local.

“Emília foi acusada de desviar para os funcionários os restos de carne que vinham do matadouro municipal para alimentar os animais do museu”, diz Junghans. O Pará passava por um período econômico difícil com o fim do ciclo da borracha.

“Ela [Snethlage] também foi acusada de deixar ‘mulheres de vida fácil’ frequentarem o museu. Foi um momento muito difícil, havia críticas e campanhas contra ela nos jornais”, afirma a historiadora.

Pelas cartas enviadas à família e colegas, Snethlage nunca afirmou ser feminista, mas mostrava uma forte consciência sobre as dificuldades de gênero que enfrentava por ser mulher e cientista.

“Emília assinava artigos científicos como ‘Doutor Snethlage’. Quando recebia correspondências endereçadas como ‘ao doutor’, ‘ao professor’, ela dizia que isso mostrava que estava fazendo um bom trabalho, porque as pessoas achavam que ela era um homem”, conta Junghans.

A ornitóloga alemã Emilia Snethlage
“Nas cartas que enviava à família, Emília contava com muita fascinação sobre a Amazônia, muito entusiasmada e apaixonada pela natureza do Brasil”, diz biógrafa

Apaixonada pela natureza brasileira

Em 1922, Snethlage acabou aceitando um convite do diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro para ser naturalista da instituição e se transferiu para a capital carioca. No novo local de trabalho, passou a fazer expedições científicas em todo o Brasil.

Snethlage nunca se casou nem teve filhos, mas um sobrinho, que seguiu a carreira da tia, chegou a visitá-la no Brasil e fazer viagens pela Amazônia.

“Nas cartas que enviava à família, ela contava com muita fascinação sobre a Amazônia, muito entusiasmada e apaixonada pela natureza do Brasil. A paixão pelo trabalho de campo era uma coisa sempre presente nas cartas durante toda a sua vida, não só no início do trabalho”, descreve Junghans.

Em 1929, aos 61 anos, Snethlage morreu de um ataque cardíaco durante uma expedição por Rondônia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional2 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte3 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte3 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte3 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

Esporte3 horas ago

Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular

Saúde3 horas ago

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

Saúde3 horas ago

Entenda o que é enfisema pulmonar, doença diagnosticada em David Lynch

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Imagem impressionante de astronauta reúne Terra, Via Láctea e satélites

Educação & Cultura3 horas ago

Sisu 2025: Veja 5 dicas para aumentar a chance de conquistar uma vaga

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Teste do Google ameaça jornalismo e democracia, dizem editores na Europa

ECONOMIA4 horas ago

Lula sanciona 1ª parte da reforma tributária; IVA pode ter maior alíquota do mundo

Educação & Cultura4 horas ago

Novo programa para professores com bolsa de R$ 1.050 e valor extra

Segurança Pública4 horas ago

Comunicado geral para todos que conduzem veículos em 2025

ECONOMIA4 horas ago

Saiba como verificar seu CPF gratuitamente no SPC e Serasa

ECONOMIA4 horas ago

INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento

ECONOMIA4 horas ago

Dólar fecha em R$ 6,06 e Bolsa sobe, com posse de Trump e entrevista de Haddad no radar

Nacional4 horas ago

Moraes manda PF ouvir governador sobre conversas entre Bolsonaro e Valdemar

Nacional4 horas ago

Aliada de Janja é demitida da Secom e estrategista das redes de João Campos assume

Nacional4 horas ago

Onze anos depois da Lava Jato, uma nova investigação aterroriza políticos em Brasília

Nacional4 horas ago

Comitiva para posse de Trump terá 21 deputados; veja quais são

Nacional4 horas ago

PT de Minas intensifica ‘fritura’ para impedir que Pacheco vire ministro

Saúde4 horas ago

Brasil registra mais mortes por dengue do que por covid-19 em 2024

Nacional4 horas ago

Haddad culpa Bolsonaro pelo vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix

Segurança Pública4 horas ago

Novo Comitê criado por Lewandowski Irá Monitorar o Uso da Força por Polícias no Brasil

Internacional5 horas ago

Oposição irá se reunir com conselheiro de Trump que se manifestou sobre a “liberdade do Brasil”

CIDADE5 horas ago

Contribuinte de João Pessoa pode antecipar pagamento do IPTU e TCR 2025 a partir de segunda-feira

CIDADE5 horas ago

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de fiscalização nas praias para combater poluição sonora

ESTADO5 horas ago

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação para controle epidemiológico

ESTADO5 horas ago

Vigilância Sanitária vai fiscalizar manuseio e preparo de alimentos em catamarãs que atuam na costa da Paraíba

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde6 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional6 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional6 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte7 horas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional2 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde2 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA2 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde3 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde3 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br