Educação & Cultura
Casa do Estudante da Paraíba inicia recadastramento e abre inscrições para 96 vagas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, abriu o recadastramento dos moradores da Casa do Estudante da Paraíba, que pode ser feito até o dia 11 de março. A inscrição para novos estudantes começa no dia 21 de fevereiro e vai até o dia 3 de março. Estão sendo disponibilizadas 96 vagas, sendo cinco destinadas a estudantes portadores de necessidades especiais.
Tanto o recadastramento quanto a inscrição podem ser realizados na sede da Casa do Estudante da Paraíba, localizada na Rua da Areia, nº 567, no Centro de João Pessoa, ou pelo e-mail casadoestudantedaparaiba@gmail.com.
O edital, divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (16), atende alunos do sexo masculino matriculados em instituições públicas de Ensino Médio e Superior localizadas na cidade de João Pessoa, como também os estudantes beneficiários de programas educacionais governamentais (PROUNI, SISU), e de auxílios de instituições de Ensino Superior privado que se encaixem nos critérios de exigência para residirem na Casa do Estudante da Paraíba.
A seleção e o recadastramento serão realizados por meio de análise socioeconômica e de entrevista com os candidatos a ser realizada nas dependências da sede da Casa do Estudante. O resultado final será divulgado no dia 11 de Março no mural informativo da Casa do Estudante.
Recadastramento – Para permanecer na Casa do Estudante da Paraíba, os residentes que sejam estudantes do Ensino Médio deverão se submeter às seguintes exigências: ter no mínimo 75% de frequência escolar durante o ano letivo; obter aprovação na série matriculada e cumprir as normas e diretrizes internas da Casa do Estudante da Paraíba. Os estudantes universitários residentes devem obedecer aos mesmos critérios, além de apresentar a declaração de que não recebeu auxílio moradia da instituição educacional na qual esteja matriculada no ano anterior.
Critérios para seleção – O candidato deve ser do sexo masculino, não possuir residência em João Pessoa, e não receber auxílio moradia da instituição de origem. No caso de exercer estágio acadêmico, mesmo que comprovado, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da comissão. O estudante deve ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresentar no ato da inscrição os documentos pertinentes.
Documentação – Cópia de RG, CPF e cartão do SUS; comprovante de rendimentos (CTPS, INSS ou contracheque família); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel atualizado); declaração emitida pela instituição de ensino na qual estuda, ou vai estudar; histórico escolar, comprovante de matrícula ou declaração de vínculo 2020; duas fotos 3×4; certidão de antecedentes criminais em nível estadual e federal emitidos pelas autoridades competentes; autorização dos pais ou responsável por menor de idade ou não para residir na casa do estudante, com firma reconhecida em cartório; laudo médico detalhado para os candidatos portadores de necessidades especiais; comprovante que não recebe auxílio moradia em redes públicas de ensino; caso já tenha concluído o ensino médio ou superior comprovar com o certificado.
Para mais informações, acesse o edital em https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/2022/fevereiro/diario-oficial-16-02-2022.pdf
Cronograma
AÇÃO | PERÍODO | HORÁRIO |
1. RECADASTRAMENTO | 17 de Fevereiro à 11 Março de 2022 | 08h – 12h e 14h -17h |
2. INSCRIÇÕES: | 21, 22, 23 de Fevereiro e 01, 02 e 03 de Março de 2022 | 08h -12h e 14h – 17h |
3. ENTREVISTAS: | 07 e 08 de Março de 2022 | 08h -12h e 14h – 17h |
4. RESULTADO: | 11 de Março de 2022 | 08h -12h e 14h – 17h |