CIDADE
Em Soledade, mulheres ocupam 50% dos cargos de chefia
As mulheres ocupam 50% dos cargos de chefia (secretarias e diretorias) na Prefeitura de Soledade. Das 12 secretarias e órgãos municipais, cinco são comandadas por mulheres e pelo menos seis possuem uma figura feminina no segundo cargo mais importante – o de secretário executivo. A cidade tenta remar contra a maré do cenário nacional: dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que apenas 37,4% dos cargos gerenciais em 2019 eram ocupados por mulheres.
No município do Curimataú paraibano, o movimento tem sido contrário e as principais pastas são administradas por mulheres. A pasta de Desenvolvimento Social e Humano é comandada por Janaina Moura Ramos, tendo como secretária executiva Surama Garcia; a Secretaria de Saúde tem no comando Larissa Moura Ramos e Ana Cláudia; a Secretaria de Educação e Cultura é coordenada por Josefa Andrea Berto da Silva; na Secretaria de Finanças, a titular é Jaqueline Gouveia e Aluska Berto é sua secretária executiva; a Controladoria Geral do Município é gerida por Gilvanira Maria Gomes. No departamento do Meio Ambiente, Vilna Moreira é a secretária executiva.
Os cargos de chefia em instituições municipais em Soledade também são, na maioria, delas. A direção de escolas, de órgãos e programas de Assistência Social, das unidades de Saúde e da Comunicação Municipal é feminina, sendo comandada pela jornalista Cida Couto. Além das atribuições, a Prefeitura tem investido em ações que visam a valorização da mulher.
Prefeito da cidade, Geraldo Moura Ramos afirma que a gestão tem buscado o protagonismo da mulher, que tem ocupado os principais espaços na administração pública devido à capacidade e preparo de cada uma.
“Todos sabemos do potencial das mulheres, da capacidade que elas têm de administrar, tomar decisões, coordenar empreendimentos. O resultado que temos alcançado em nossa gestão tem grande influência de cada mulher que está em posição de liderança. Todas exercem um grande papel e contribuem para nosso desenvolvimento”, pontuou.
Atividades – Nesta terça-feira (8) ocorre o 1º Pedal da Mulher, evento em alusão à data que contará com conscientização e distribuição de prêmios para as participantes. Durante o mês de Março, a Secretaria de Saúde desenvolve ações temáticas e voltadas para o público feminino.
Na ‘Ação Folia’, que ocorre em todo o ano e especificamente em datas comemorativas, a gestão alerta sobre a violência contra a mulher e o papel de toda a sociedade no combate às agressões. A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social promove ainda eventos com foco no empoderamento feminino, na conscientização de mulheres adolescentes e oficinas de música e karatê.
A Prefeitura planeja também a instalação da ‘Coordenadoria da Mulher’, programa focado em desenvolver projetos pela defesa e protagonismo da mulher em Soledade.