CIDADE
Prefeito lança plano estratégico para tornar Araruna a “Capital do Turismo de Aventura”
Com o objetivo de dar mais destaque ao município de Araruna e torná-la a Capital do Turismo de Aventura, o prefeito Vital Costa (PP),lançou nesse final de semana, o Plano Estratégico de Turismo para impulsionar o crescimento econômico do setor turístico da região do curimataú paraibano.
O município de Araruna está localizado a 165 quilômetros da capital João Pessoa e ficou famosa por conta do Parque Estadual Pedra da Boca, um dos pontos turísticos de maior visitação do Estado, mas além desse cartão postal, o município tem diversas outros pontos destacados pelo prefeito, a exemplo da antiga Fazenda Maquiné e os grandes cânions da Serra Verde e as trilhas ecológicas que pontuam os lajedos, que rodeiam Araruna.
Araruna é apontada ainda como o melhor local no mundo para voos de longa distância de asa delta e parapente e isso tem se tornado um grande atrativo para os praticantes do esporte radical de todos os lugares. Conforme o prefeito, esse é o diferencial do município que tem um potencial turístico muito elevado, mas que precisa ter muitos investimentos e visibilidade na mídia paraibana e em todo o Brasil.
O Plano apresenta diversas ações integradas a outros municípios, que compõem a região do curimataú e que será desenvolvido a médio e longo prazo, agregando atrativos turísticos em torno do município de Araruna. O propósito é trabalhar as ações de forma regionalizadas com foco no turismo natureza, que evidencia ainda as trilhas autoguiadas do Nordeste, a exemplo do Caminho das Ararunas com 110 km de extensão, na Paraíba.
Para Vital Costa, o Plano Estratégico de Turismo veio para alavancar esse setor econômico da região, que envolve ainda segurança, saúde, educação, esporte, cultura e lazer. “Nós lançamos esse plano com a participação de todos os segmentos da sociedade, o trade turístico e com pessoas que possam efetivamente colaborar com o avanço do turismo na nossa cidade, como vetor de desenvolvimento e com atividades econômicas fundamentais no processo de geração de emprego e renda”, enfatizou.
De acordo ainda com o gestor, o Plano será um marco para o município de Araruna, que vai torná-la a “Capital do Turismo de Aventura”, onde este setor é visto pela gestão municipal como uma atividade extremamente importante para a Paraíba..
“O nosso município é rico em belezas naturais e não pode ficar no atraso. Nós estamos buscando justamente alçar novos voos em prol da região e do povo ararunenses porque ganham todos com isso. Então, como poder público, estamos buscando mecanismos para que possamos avançar nessa construção de melhorar a infraestrutura da cidade para que possa receber os turistas e visitantes de todo o estado da Paraíba”, pontuou.