Politíca
Reuniões de Tovar com Iphaep e Seplan surtem efeito e Cine Captólio será revitalizado
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) comemorou a autorização Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep-PB) para revitalização do Cine Captólio, um antigo cinema localizado no Centro de Campina Grande. Com isso, o início das obras já foi confirmado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (PSD). O parlamentar chegou a se reunir com técnicos da Secretaria de Planejamento de Campina Grande e do Iphaep na busca de soluções para revitalização do espaço.
“Trabalhamos para desburocratizar a revitalização do espaço desde quando era secretário de Planejamento da cidade, na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSC). Agora, atuamos junto à gestão do prefeito Bruno e conseguimos garantir a permissão do órgão que cuida do patrimônio histórico na Paraíba para iniciar um trabalho de revitalização do Cine Capitólio. Esse é um momento importante para a cidade e nossa preservação cultural”, destacou Tovar.
O deputado lembrou que quando era secretário, existia uma barreira grande entre a Prefeitura e Iphaep para permitir a revitalização. “Há um projeto que preserva o patrimônio, mas nunca houve diálogo com o órgão para que fosse colocado em prática. Com uma nova direção no órgão, renasce esse diálogo que precisa deixar a política de lado, não apenas nesse assunto, mas em todos que seja de interesse da população”, disse.
De acordo com Tovar, o prédio do jeito que se encontra hoje se torna um risco também à população. “Além da recuperação do prédio, seria interessante ainda fazer com o que o espaço pudesse ser ocupado e utilizado pela população. Hoje conseguimos avançar muito com a autorização do Iphaep para a revitalização do Cine Captólio”, afirmou.
Cine Capitólio – Inaugurado em 1934, o Cine Theatro Capitólio, com capacidade para 850 pessoas, era um dos maiores e mais modernos equipamentos culturais do estado e da região. Os desenhos e fotos da época comprovam ter sido um importante exemplar Art Déco da cidade, que juntamente com os outros edifícios da área central representam um acervo do estilo reconhecido nacionalmente. Desde a sua inauguração, o edifício sofreu diversas reformas que descaracterizaram consideravelmente sua configuração primitiva.