Politíca
Federação nasce com problema na Paraíba, diz presidente do PT
O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo (PT), falou sobre a federação do PT com o PCdoB e PV, que foi aprovada na última quarta-feira (13), em reunião com do diretório nacional dos três partidos. Jackson afirmou que a federação trás problemas e conflitos para alguns estados, a Paraíba é um desses estados.
“É evidente que temos problemas, por que o PT vai apoiar a candidatura de Veneziano, já é uma definição nossa, sintonizada com a direção nacional do PT e você tem os meus companheiro e camaradas do PCdoB e do PV, apoiando a candidatura do atual governador e isso é um conflito”, disse o presidente.
De acordo com Jackson agora é com o comando geral da Federação, que deve analisar os casos dos estados que apresentam esse tipo de conflito e devem apresentar uma decisão final.
“Eu acho muito ruim se a federação por exemplo, libera para que os partidos apoiem a chapa majoritária que acharem melhor. Na minha opinião isso não tem sentido, de existir dentro de uma federação”, afirmou.
Na federação estabelecida entre PT, PV e PCdoB, há um quórum qualificado de 75% ou 3/4 e uma assembleia de 60 membros, com direção executiva de 12 pessoas. A presidência da federação é rotativa a cada ano. Cabe ao maior partido iniciar a presidência.
Assembleia Geral:
- PT: 41 (3+38) – 68,33%
- PCdoB: 10 (3+7) – 16,67%
- PV: (3+6) – 15%
Comissão Executiva:
- PT: 8 (pres+7)
- PCdoB: 2 (pres+1)
- PV: 2 (pres+1)