Connect with us

Educação & Cultura

Os 40 anos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar

Sucessos e desafios do regime estabelecido pela ‘constituição dos oceanos’

“Os mares são abertos a todos os que tenham o treinamento, o tempo e o temperamento para explorá-los.”

Dos diários de um navegador

Este ano marca o 40º aniversário da adoção da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), também conhecida como Convenção de Montego Bay, assinada na cidade jamaicana de mesmo nome, em 10 de dezembro de 1982. Fruto de quase uma década de negociações diplomáticas, a Convenção de Montego Bay representou uma vitória do espírito de cooperação da comunidade internacional, mas que agora, na sua maturidade, enfrenta desafios consideráveis para a sua manutenção e evolução.

Chamada de “constituição dos oceanos”, um dos principais aspectos da CNUDM foi o fato de representar uma codificação unitária e coerente de uma das mais importantes e controvertidas áreas do direito internacional. Repare, cara leitora, que a unicidade da convenção é um princípio fundamental, ao ponto de que não são admitidas reservas ao seu texto. A Convenção de Montego Bay consagra, além disso, uma grande vitória da diplomacia, dado que ela foi capaz de encontrar uma solução de compromisso aceitável entre os mais diversos interesses que se voltam para os oceanos.

Como bem assevera o professor Yoshifumi Tanaka,[1] da Universidade de Copenhague, o regime estabelecido pela convenção opera um fino balanço entre três princípios fundamentais: o princípio da liberdade, o princípio da soberania e o princípio da herança comum da humanidade. A inter-relação entre esses princípios delimita as clivagens que se operam no âmbito da CNUDM entre os interesses das potências navais mercantis, dos Estados costeiros, daqueles sem acesso ao mar e da humanidade como um todo. Trata-se de um balanço complexo, cuja unidade estrutural da Convenção atesta para o sucesso diplomático da sua constituição.

Note, cara leitora, que a Convenção de Montego Bay ainda traz em seu bojo alguns resquícios da famosa disputa, travada em inícios do século 17, entre o holandês Hugo Grócio e o português Frei Serafim de Freitas. Grócio desenvolveu a sua tese clássica em seu parecer “Mare Liberum”, encomendado justamente para um caso de apresamento de uma nau portuguesa pelos holandeses na Ásia, para defender a liberdade de navegação e de exploração dos oceanos a todas as potências. Serafim de Freitas, ao rebater o parecer de Grócio, defendia a tese oposta, a do “Mare Clausum”, segundo a qual, por autoridade papal, o direito de exploração dos mares havia sido concedido exclusivamente a Portugal e Espanha, naquele momento unidas sob o manto da União Ibérica. The past is not dead.

Logo após a sua assinatura, e mesmo antes da sua entrada em vigor em 1994, a CNUDM rapidamente tornou-se o principal instrumento internacional na área do direito do mar, passando a ter os seus dispositivos reconhecidos como a codificação do costume internacional. Isso é de extrema importância porque, em sendo o costume internacional uma das fontes, se não a fonte primordial, do direito internacional público, os dispositivos da Convenção de Montego Bay, assim, seriam aplicáveis também a Estados que não são parte do acordo. Nesse sentido, por exemplo, foi a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) no caso Questões de Delimitação Marítima entre o Qatar e o Bahrein (Qatar v. Bahrein), de 2001, no qual apesar de somente uma das partes haver ratificado a convenção, ambas convieram de que ela representa, de fato, o direito internacional costumeiro.

O aspecto mais controverso da CNUDM foi a sua Parte XI, que estabelece o regime para os fundos marinhos para além das águas jurisdicionais dos Estados-Membros, espaço também conhecido como “a Área”. Durante as negociações, provou-se particularmente preocupante para os países desenvolvidos, que detém a tecnologia para a exploração da Área, a definição dos princípios jurídicos que orientariam as atividades de mineração nos fundos marinhos. Em 1994, chegou-se ao “Acordo Relativo à Parte XI da Convenção”, que abrandou um pouco o regime do texto original, mas reafirmou o princípio de que os recursos da Área são “herança comum da humanidade”, o que implica a divisão das riquezas extraídas entre todos os países, por meio da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos. O “Acordo Relativo à Parte XI da Convenção”, assim, abriu a via para um maior número de ratificações da CNUDM.

Extremamente importante, também, é o sistema de solução pacífica de controvérsias, estabelecido na Parte XV da Convenção. O sistema é de caráter compulsório para os Estados signatários, conforme o art. 286 da CNUDM. Já o art. 287 oferece opções de foro para a solução da controvérsia, que pode ser submetida ao Tribunal Internacional do Direito do Mar (TIDM), à CIJ ou a um tribunal arbitral estabelecido nos termos da Convenção.

O TIDM, em particular, vem desenvolvendo um trabalho consistente de aprimoramento e aplicação do direito do mar. O tribunal julgou seu primeiro caso em 1997, o “M/V Saiga”, sobre liberação imediata de uma embarcação apreendida. Já em 2015, o tribunal emitiu a sua primeira opinião consultiva, solicitada pela Comissão de Pesca Sub-Regional, organismo internacional composto pelos Estados de Cabo Verde, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa. Até o momento, 29 casos já foram submetidos ao TIDM, que apresenta uma importância crescente no cenário internacional, em particular no que se refere a questões como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade marinha e acesso a recursos pesqueiros.

O sucesso do regime estabelecido pela Convenção de Montego Bay nos seus 40 anos não se consolida sem desafios. Uma das principais questões a serem abordadas nos próximos anos diz respeito à crescente complexidade do direito do mar que, por sua especificidade e tecnicidade, tende a se consolidar quase como uma disciplina autônoma do direito internacional público. O risco é o de perda de coerência e organicidade com outros ramos dessa esfera jurídica, em particular com o direito ambiental internacional, com o direito internacional econômico e com a proteção internacional dos direitos humanos. A nova fronteira econômico-tecnológica dos oceanos apresentará, em escala crescente, uma pervasividade do direito do mar, que deverá se relacionar com outras áreas do direito internacional sem perder o seu objeto e sem entrar em contradição com elas. No good deed goes unpunished.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE2 horas ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional10 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO10 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO10 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA10 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário11 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário11 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário11 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário11 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura11 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde11 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte11 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional11 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional11 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional11 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional11 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional11 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional11 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário12 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário12 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário12 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE12 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública12 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública12 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública12 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública12 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública12 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br