Nacional
Pacheco assume interinamente a Presidência da República esta semana
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve assumir interinamente a Presidência da República nesta semana, em razão de viagens ao exterior do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
As ausências dos antecessores na linha sucessória da presidência ocorre pela chamada regra da desincompatibilização, segundo a qual pessoas que queiram concorrer a cargo eletivo nas próximas eleições não poderiam assumir, mesmo que interinamente, o comando do país.
Bolsonaro deve viajar para Georgetown, na Guiana, ao norte do país. Segundo o aviso oficial do Itamaraty, o chefe do executivo viaja na próxima sexta-feira (6).
Um dia antes, o vice-presidente e pré-candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), confirmou oficialmente viajará para o Uruguai – onde fica até o dia 7.
Próximo na linha sucessória, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) – que pretende tentar a reeleição como deputado – programa uma viagem aos Estados Unidos.