Connect with us

Nacional

O julgamento que reedita o duelo entre Moro e Lula e o impacto na eleição de 2022

Até outubro, 2ª Turma do STF deve votar sobre habeas corpus do ex-presidente que aponta suspeição do ex-juiz no caso do triplex do Guarujá

Parado na Corte desde o fim de 2018, o habeas corpus do ex-presidente Lula (PT) que aponta suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do triplex do Guarujá pode ser votado até outubro e promete repercutir bem além disso, influenciando diretamente nas próximas eleições presidenciais, em 2022. 

Na prática, o processo em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) sintetiza a rivalidade entre os dois principais nomes que, hoje, seriam capazes de fazer frente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tentará a reeleição em 2 anos.

No PT, uma vitória na Suprema Corte reforçaria o discurso de que o processo contra Lula teve cunho político e tinha como objetivo tirá-lo do pleito de 2018. Já a absolvição de Moro daria força e legitimidade à sua atuação na Lava Jato e fôlego para uma eventual candidatura dele ao Palácio do Planalto. O ex-juiz nega ter interesse em disputar a Presidência.

Mesmo tendo deixado a magistratura para assumir um cargo político ― como ministro da Justiça de Bolsonaro, posto do qual se demitiu em abril ―, Moro insiste que não é candidato e costuma classificar a questão como “especulação”. 

Foi o que fez, por exemplo, em entrevista recente ao jornal Correio Braziliense. “Estou focado em 2020, principalmente no meu reposicionamento profissional. Fui servidor público, com muito orgulho, por mais de duas décadas, preciso agora continuar trabalhando para sustentar minha família”, declarou ele, se esquivando de tecer mais comentários sobre 2022.

De qualquer maneira, o legado da Lava Jato e da sua carreira como juiz seguem sendo temas constantes de suas entrevistas ― que ele, aliás, concede com frequência desde que deixou o governo federal. Recentemente, por exemplo, Moro compartilhou, no Twitter, um vídeo de uma carreata no último domingo (6) organizada pelo movimento Vem Pra Rua e que envolvia mensagens de apoio a ele: “em favor da continuidade da Lava Jato e contra a corrupção”, escreveu, sem mencionar o próprio nome. 

Ele também gravou um vídeo em apoio ao movimento, pedindo que os participantes não divulgassem mensagens de ódio, mas que apoiassem a operação. “A Lava Jato foi a maior operação anticorrupção da História do Brasil e infelizmente vem sofrendo alguns reveses. Todo apoio é bem-vindo, e tudo isso faz parte de uma agenda maior anticorrupção”, discursou.

Lula, por outro lado, não esconde as pretensões eleitorais. No último feriado de 7 de setembro, divulgou vídeo criticando Bolsonaro e dizendo “estar aqui” para “reconstruir o Brasil”. “Eu sei ― vocês sabem ― que podemos, de novo, fazer do Brasil o país dos nossos sonhos”, disse ele.

“Minha longa vida, aí incluídos os quase 2 anos que passei em uma prisão injusta e ilegal, me ensinou muito. Mas tudo o que fui, tudo o que aprendi cabe num grão de milho se essa experiência não for colocada a serviço dos trabalhadores”, declara o ex-presidente em pronunciamento em tom de campanha.

O julgamento que reedita o duelo entre Moro e Lula e o impacto na eleição de

Impacto nas eleições

Embora o julgamento no STF seja o mais direto embate entre Lula e Moro e seja ponto-chave da construção do discurso do legado petista, de um lado, e do lavajatista, de outro, cientistas políticos ouvidos pelo HuffPost concordam que ainda é cedo para cravar quem tirará maior proveito da situação, independentemente do resultado.

Professor da UFG (Universidade Federal de Goiás), Francisco Tavares afirma que seguramente a decisão do STF vai influenciar as próximas eleições. Ele ressalva, contudo, que qualquer que seja, “não é uma variável suficiente para, sozinha, explicar 2022”. 

“Tem muito jogo processual a ser julgado, a gente sabe há muitos anos que o STF não é uma Corte meramente constitucional, tem muita coisa para acontecer. O processo eleitoral em si vai depender de uma série de outros fatores: da situação da economia até lá, da correlação de forças não só de partidos, mas também de grupos como os ruralistas, os evangélicos etc. Por outro lado, o caminho para Lula disputar a eleição continua muito difícil e, sem ele, a centro-esquerda e a esquerda ainda não têm força política”, pontua o cientista político.

O professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer acrescenta que o julgamento, por si só, não deve ser capaz de suplantar os demais problemas por que passa o PT. “Primeiramente, o problema de Lula é que ele foi condenado no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), isso não tem a ver com Moro [então na 1ª instância], se o Congresso aprovar a [prisão em] segunda instância, ele volta para a prisão”, ressalta.

“Não sei como o STF vai decidir, mas eu tenho mais fé no Supremo agora porque o Fux como presidente vai ser mais deferente, Fux é um grande jurista, coisa que o Toffoli (ex-presidente e ministro da Corte) não era”, avalia. Além disso, concorda Fleischer, a esquerda brasileira ainda luta para conseguir construir uma candidatura unificada e competitiva. O resultado do pleito municipal neste ano pode seguir a tendência de 2016, quando o PT diminuiu sua base municipal. 

Tavares, contudo, vai além da casuística Moro x Lula. “Esse habeas corpus chama atenção para algo mais amplo: a política está cada vez menos sendo decidida por canais de manifestações públicas e cada vez mais delegada para figuras ditas técnicas, em um quadro de hiperjudicialização da política”, critica. “A pergunta é se o próprio regime constitucional de 1988 sobrevive, é um debate muito mais crítico e profundo.”

E ainda que o PT vença no Supremo, tampouco é possível cravar que repercussão pública isso terá. O professor da UFG aponta alguns caminhos que vão desde uma insurreição da extrema-direita e da militância bolsonarista contra o STF e demais instituições até parte da população brasileira rever a grande rejeição ao lulopetismo.

Sobre Moro, sua opinião é de que uma derrota diminua, sim, suas chances de se eleger. ”É claro que o leva em condições muito piores para a disputa, porque ele se firmou como o bastião da legalidade e moralidade; e é possível que isso reverbere até mesmo na candidatura do Bolsonaro, que foi beneficiado pela impugnação da candidatura do Lula e ajudado por alguém que depois colocou no seu governo. Não significa, no entanto, que Lula é favorito.”

O julgamento que reedita o duelo entre Moro e Lula e o impacto na eleição de

O processo

O habeas corpus em questão trata do processo do triplex do Guarujá, o mesmo que impossibilitou que Lula disputasse a Presidência em 2018. O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, viu a sentença ser confirmada pelo TRF-4, passou quase 2 anos preso e acabou enquadrado na Lei da Ficha Limpa. 

Para a defesa do petista, Moro foi parcial no julgamento ― os advogados apontam episódios como a divulgação de delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci a dias da eleição de 2018 para justificar o argumento.

Palocci, que chefiou a Fazenda no governo Lula e a Casa Civil na gestão Dilma Rousseff, disse que Lula supostamente recebia propina para dar acesso privilegiado do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, a informações do Banco Central.

Em relação à delação, o STF decidiu em agosto que ela não pode ser usada como prova dos processos contra Lula, justamente porque a maioria dos ministros avaliou que Moro só anexou as declarações ao caso por razões políticas.

Também há dúvidas sobre a procedência das alegações do ex-ministro petista: a jornalista Mônica Bergamo divulgou relatório da Polícia Federal (PF) segundo o qual as afirmações teriam se baseado em notícias jornalísticas e careciam de provas.

Os advogados de Lula pedem que o processo seja anulado. Se isso ocorrer, ele volta à estaca zero.

Nessa disputa, um ponto crucial no STF sob novo comando é a composição da Segunda Turma, onde é julgada a maior parte dos processos relativos à Lava Jato e onde está o habeas corpus de Lula. Com a posse de Luiz Fux como presidente na última quinta-feira (10), o colegiado passará por alterações e pode acabar com uma composição mais ou menos lavajatista.

Saindo da presidência, Toffoli volta para a Primeira Turma do STF, mas pode pedir a transferência futura para a Segunda Turma quando Celso de Mello se aposentar. Se isso ocorrer, ele deve somar-se a Lewandowski e Gilmar Mendes no grupo de críticos da operação. O colegiado envolve ainda Edson Fachin e Carmén Lúcia, que são considerados mais favoráveis à Lava Jato mas seriam voto vencido.

O grande trunfo para os petistas seria a maioria dos ministros concordar com a avaliação da defesa de Lula e validar esse posicionamento nos outros processos contra o petista em que o ex-ministro da Justiça nem sequer atuou — por analogia. Seria o caso da ação que envolve o sítio de Atibaia e a do terreno do Instituto Lula que teria sido recebido por ele como propina para intermediar contratos da Odebrecht com a Petrobras. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional3 horas ago

Fraude bilionária no INSS: o fuzuê, o pacto do silêncio e a raiva do povo lascado

Educação & Cultura6 horas ago

Livraria A União lança livro ‘Koffí e a fonte da sabedoria’

ECONOMIA6 horas ago

Com alta nas parcelas dos materiais e da mão de obra, preços da construção variam 0,46% em abril

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Inflação fica em 0,43% em abril, pressionada por alimentação e saúde

ECONOMIA6 horas ago

Preços da indústria variam -0,62% em março, segunda queda consecutiva

Segurança Pública6 horas ago

Maio Amarelo: Paraíba já contabilizou mais de 200 colisões em postes em 2025

Educação & Cultura6 horas ago

Comissão debate ingresso precoce de estudantes com alto desempenho no ensino superior

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Comissão discute criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Embalagem inteligente muda de cor para avisar que o peixe estragou

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de Guarabira abre inscrições para Casamento Coletivo 2025

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Titá Moura lança single “Caldo Grosso” com show na Caravela Cultural no dia 17 de maio

CIDADE7 horas ago

Divulgada lista de municípios homologados para o Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres

CIDADE7 horas ago

Cuité tem plano de ação aprovado e receberá mais de R$ 660 mil por meio da Lei Aldir Blanc

CIDADE7 horas ago

Desapropriação da Comunidade São Domingos é destaque na CMJP

Politíca9 horas ago

Cida Ramos entra na rinha do PT com o pé direito, mas a briga tá só começando

Politíca20 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca1 dia ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca1 dia ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional1 dia ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br