Esporte
Presidente do Botafogo-PB tomará atitudes a respeito de caso de racismo no Almeidão
Desde o último domingo (15), está circulando nas redes sociais um vídeo gravado na partida entre Botafogo-PB 1 a 2 Campinense, pelo primeiro jogo das finais do Campeonato Paraibano, em que um torcedor botafoguense é flagrado aos gritos de “macaco” nas arquibancadas do Almeidão.
Vários adeptos do clube e também de diversas áreas vem repudiando o ato, inaceitável em qualquer esfera da sociedade, e grupos de torcidas do próprio Belo buscaram divulgar as imagens para que a pessoa seja identificada.
A reportagem do Voz da Torcida procurou o presidente Alexandre Cavalcanti para saber se o clube irá tomar providências a respeito da situação, e o mandatário afirmou que está ciente do caso.
– Desde ontem buscamos identificar o torcedor. Hoje pela manhã conseguimos identificar, e tentamos fazer o Boletim de Ocorrência em uma delegacia eletrônica, mas tem que ser pessoalmente em uma delegacia do Cristo, e iremos fazer isso hoje a tarde. Iremos fazer o Boletim de Ocorrência identificando este torcedor que praticou o ato de injúria racial, e ele é sócio do clube. Iremos propor também a exclusão dele do quadro de sócios – comentou.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2020 foram registrados em todo país 10.291 casos de injúria racial. A Lei n° 7.716/1989 trata o racismo como crime inafiançável e imprescritível. No mundo do futebol, especialmente nas últimas semanas, explodiram casos de racismo, principalmente em partidas da Libertadores da América, com times brasileiros atuando fora do país. Agora, infelizmente, também vemos relatos e imagens de situações semelhantes ocorridas no nosso próprio estado.
Vozdatorcida