Nacional
Ipespe contraria Datafolha e mostra ascensão de Bolsonaro
Ao contrário da pesquisa encomendada pela Folha de São Paulo, Ipespe apontou queda na diferença entre Lula e Bolsonaro
Se na quinta-feira (26) a pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha apontou um aumento da diferença do ex-presidente Lula (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL), na comparação com números apurados em março, o resultado da pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta (27) traz um cenário bem diferente, com uma queda da diferença entre os dois no mesmo período.
Na comparação com a pesquisa Ipespe divulgada no último dia 25 de março, Bolsonaro cresceu oito pontos percentuais, de 26% para 34%. Lula, por sua vez, subiu apenas um ponto no mesmo período, de 44% para 45%. Com esse resultado, a diferença entre os dois caiu de 18 para 11 pontos.
O Datafolha, por outro lado, apontou um cenário completamente diferente. No levantamento divulgado no dia 24 de março, Bolsonaro aparecia com 26% contra 43% de Lula. Já na pesquisa revelada nesta quinta, Bolsonaro avançou apenas um ponto, alcançando 27%, enquanto o petista subiu cinco pontos, atingindo a marca de 48%. Ou seja, a diferença subiu de 17 para 21 pontos.
Na pesquisa do Ipespe foram ouvidas 1 mil pessoas por telefone entre 23 e 25 de maio. A análise, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-07856/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais.
Já o levantamento do Datafolha foi feito com 2.556 eleitores entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no TSE na Justiça Eleitoral sob o número BR-05166/2022.