Educação & Cultura
CBC: Jornalista e radialista Josy Gomes Murta recebe homenagem da Câmara Brasileira de Cultura, em Foz do Iguaçu
A Câmara Brasileira de Cultura, sediada em São Paulo
concede anualmente outorgas a personalidades que se destacam no
Brasil
A Comenda Cruz do Mérito da Comunicação, uma nova honraria criada pela entidade – considerada uma das mais importantes instituições do âmbito acadêmico e da arte no País foi entregue ao jornalista e diretora do Site Conexão Boas Notícias, Josy Gomes Murta.
Na oportunidade a comunicadora foi agraciada no grau honorífico de Dama Comendadora Jornalista e recebida como membro Acadêmico remido na Academia de Ciências e Artes da Câmara Brasileira de Cultura por recomendação Acadêmica.
A honraria é destinada aqueles que por intermédio da capacidade profissional, contribuem com a difusão da informação de maneira ética e isenta, por meio de geração de conteúdo de relevância.
O Título foi assinado pelo presidente da Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, Comendador Grã Cruz Gualter Carrara Júnior, e o Chanceler e Comendador Grão Colar José Baptista Santos.
“Para mim foi dupla honra poder participar inicialmente no sábado (13) especialmente convidada e palestrante do I Fórum de Turismo – Conexões do Brasil com o Mundo, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( Unioeste -Foz do Iguaçu ), na ocasião tive oportunidade de divulgar minha Paraíba, e falar porque precisamos de boas notícias, destaquei o Jornalismo Construtivo acessível para todos.
No sábado (14) uma noite incrível, a solenidade de Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil.”
A jornalista celebra: “Alegria, honra e imensa gratidão a Deus primeiramente. Estou honrada não apenas com a indicação, mas pelo conselho da Câmara Brasileira de Cultura ter aprovado o meu nome para a Comenda Cruz do Mérito da Comunicação. Receber esta Comenda e Título nesta fase da vida representa a coroação do meu trabalho, a oportunidade de inspirar pessoas a acreditar e não desistir dos seus sonhos e projetos.
A adaptar-se as circunstâncias. Nosso desafio é permanecermos inabaláveis nos momentos menos bons e situações contrárias – superarmos as adversidades, se preciso for se reinventar, perseverar na fé. Acreditar sempre, prosseguir crendo. Sou movida pela fé. De fé em fé a gente vai vivendo um dia de cada vez e confiando até nas impossibilidades, nosso Deus é o Deus que realiza o impossível, e nos surpreende. Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a Ele Toda Honra, e Toda Glória, para todo e sempre! Amém!
“Compartilho esta homenagem com todos os usuários fixos e visitantes do Conexão Boas Notícias, pioneiro na Paraíba, com Acessibilidade Libras e Voz”.
Encontro
A solenidade de reconhecimento aconteceu no Encontro da Câmara Brasileira de Cultura, destacando a Região Sul e demais regiões do Brasil pela instituição, realizado no sábado (14/05), no Interludium Igarassu Convention Hotel – Rua da Cosmoética, 1761 – Foz de Iguaçu – PR, com início às 19 horas.
Mestres de cerimônia a Comendadora Ana Biesek e o Comendador Gualter Carrara Júnior, presidente da CBC, contou também com a presença do Barão Andre Bocci Neto, a Baronesa Maria de Fátima S. Feitoza e demais convidados ilustres.
Segundo a Comendadora Izabel Cristina, Conselheira Representante da CBC em Rondônia, representante da AJEB (Associação das Jornalistas e Escritoras de Rondônia), os escolhidos para serem homenageados são pessoas visionárias e que fazem diferença nas suas profissões, são pessoas com espírito altruísta e elevado, que vivem cotidianamente centrados em fazer o bem.”
“Parabéns Josy Gomes Murta, pelo reconhecimento da Comenda Cruz do Mérito da Comunicação. Uma jornalista paraibana que escreve seu legado com boas notícias espalhando pelo mundo. As boas notícias promovem um mundo melhor e mais humanizado”, diz a Comendadora Izabel Cristina.
Ela enfatiza: “Quero agradecer a Câmara Brasileira de Cultura e a Academia de Ciências e Artes através do Presidente Gualter Carrara Júnior pelo compromisso de promover o reconhecimento de cidadãos que enaltecem os rincões do Brasil pelo mundo”.
Para a Comendadora Ana Biesek, Representante e Conselheira da Região Sul o evento reuniu pessoas ilustres, com destaques para “mulheres” do meio educacional, econômico, social e cultural do Estado do Paraná e demais estados do Brasil e de países como Portugal, Paraguai e Itália.
O Comendador Gualter Carrara Júnior – Jornalista/Presidente da CBC, enfatizou que ao “Reconhecer o mérito de pesquisadores, escritores e demais áreas acadêmicas é acreditar num país melhor através da educação e cultura”.
Ele apontou que se atentarmos para os fatos históricos, desde as eras mais remotas da civilização humana, no princípio se reconhecia a bravura dos militares em combate, depois, passou-se a reconhecer também os feitos atléticos, sociais e artísticos. Nos dias atuais a Câmara Brasileira de Cultura tem contribuído através destes encontros com o reconhecimento, valorização e tem promovido pessoas – seja de diversas áreas, observando a formação acadêmica, os méritos, a contribuição para a sociedade.
CBC
A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional, reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo Acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e Acadêmicos da Academia de Ciências e Artes.
Apoia de forma irrestrita todas as manifestações de arte, desde a Dança, passando pelas Artes Plásticas, até as Artes Cênicas.
Estimula a Pesquisa nas áreas Exatas e Humanas. Estabelece intercâmbios Culturais com outros países.
Investe na Criança visando a formação do cidadão e cidadã. Identifica e homenageia personalidades que se destacam no meio Acadêmico, por sua “Ordem do Reconhecimento Social e Cultural”, responsável pela edição da “Cruz de Reconhecimento Social e e Cultural”, reconhecida em toda a América Latina.
Quando outorgada em evento internacional é cunhada no idioma espanhol: “Cruz del Reconocimiento Social y Cultural en las Américas”, dando notoriedade e reconhecimento internacional ao agraciado. A honraria representada por uma Cruz concede o grau de “Comendador” ao laureado.
É representada pela Ceres (latim) ou Agripa (grego), que simboliza a Deusa da Fartura ou da Agricultura. Está presente na maioria das moedas e papéis moeda do mundo, inclusive no “Real”. Desenvolve pesquisas em genealogia e heráldica.
Homenageia empresas que se destacam em seus segmentos, premiando-as
com Troféus e respectivos Diplomas de Reconhecimento nas áreas; Comercial e Responsabilidade Social e Ambiental.
No âmbito Acadêmico, reconhece profissionais de todas as áreas pertinentes ao universo das Ciências Exatas e Humanas. Segue relação de algumas honrarias do repertório medalhístico:
- Cruz do Reconhecimento do Mérito Acadêmico e Profissional
Comenda do Mérito da Comunicação - Cruz do Reconhecimento do Mérito da Contabilidade
- Cruz do Reconhecimento do Mérito do Economista
- Cruz do Reconhecimento do Mérito da Educação
- Cruz do Reconhecimento do Mérito da Engenharia
- Cruz do Reconhecimento do Mérito do Empreendedorismo
- Cruz do Reconhecimento do Mérito Jurídico
- Cruz do Reconhecimento do Mérito da Odontologia
- Cruz do Reconhecimento do Mérito da Psicanálise e das Doenças Psíquicas
- Cruz do Reconhecimento do Mérito da Saúde
- Cruz do Reconhecimento do Mérito das Terapias Integrativa.