CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Quais são as 3 linguagens de programação com mais destaque no Brasil?
Desenvolvedores de softwares são bem importantes em 2022, já que o cenário da sociedade atual é um que torna a tecnologia extremamente presente no dia a dia das pessoas, seja por aplicativos ou mesmo funcionamento de sistemas. Tudo isso é feito através de linguagens de programação, que embora existam milhares disponíveis, acabam tendo alguns exemplares se destacando, seja no Brasil ou no mundo.
No contexto do Brasil de 2022, o programador e tech influencer Bendev Júnior afirma que três linguagens de programação em específico se destacam no mercado brasileiro, com base em uma pesquisa da Stack Overflow sobre tendências nessa área — e, embora essa popularidade possa mudar com a evolução da tecnologia, elas podem servir como um bom ponto de partida para profissionais que querem entrar no setor de desenvolvimento de software. Confira:
JavaScript
Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele. Além disso, com as constantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao JavaScript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.
Nesse contexto, para Bendev, fica clara a importância do JavaScript. “São muitas oportunidades e cada vez mais vagas são abertas. Podemos ir além e afirmar que a tendência continua sendo essa. É uma tecnologia vasta e totalmente dominada tanto para aplicação em servidores quanto nas aplicações que ‘rodam’ para os usuários. Como especialista, assino em baixo nisso”, explica.
HTML/CSS
Famosa linguagem de marcação, o HTML é um ótimo primeiro passo para iniciantes em programação, ao mesmo tempo que atualizações como o HTML 5 e sua predominância na maioria dos sites da internet faz com que ela seja uma habilidade muito necessária no mercado de desenvolvimento como um todo. Já o CSS é um complemento para o HTML, sendo utilizado para manipulação de aparência das páginas.
“O HTML é uma linguagem de marcação que é usada para criar documentos web, que são lidos pelos navegadores, seja no computador, celular ou até mesmo por Smart TVs. Já o CSS serve para colocar vida, cores e, em alguns casos, até animação no site — servindo como a tinta para um quadro”, explica Bendev.
Python
Fácil para iniciantes e contando com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças aos seus usos nas mais diversas aplicações. Além disso, graças as suas diversas bibliotecas, ela é capaz de ser usada para criação de softwares bem específicos.
“Python é uma linguagem de alto nível de programação de fácil aprendizado. Recomendo muito para quem está na área, ou não, que aprenda sobre ela por conta da ligação com a área de análise de dados e ciências da computação”, afirma o especialista.
Ainda sobre o Python, Bendev recomenda que novatos na área utilizem a linguagem de programação para idealização de ferramentas que possam dar ajuda nas operações de diversos setores. O especialista cita como exemplo uma criação sua voltado ao mercado cripto que realiza relatórios semanais sobre altas e baixas dos ativos digitais — auxiliando assim os entusiastas desse setor.