Esporte
Etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares começam nesta quinta-feira com atletismo e natação
Nesta quinta-feira (9), terá início, em João Pessoa, a etapa estadual dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, na categoria de 15 a 17 anos, que envolverá os melhores atletas das fases regionais, ocorridas em todo o estado nos meses de março, abril e maio. Todos os atletas participantes contam com apoio de hospedagem pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Todas as modalidades serão competidas na Vila Olímpica Parahyba, exceto o vôlei de praia, o ciclismo e bocha paralímpica, que terão como sede: a praia do Cabo Branco, a PB-008 próximo ao Centro de Convenção de João Pessoa e o Instituto dos Cegos da Paraíba, respectivamente. A primeira modalidade que iniciará as disputas será o atletismo, às 13h30, e à noite, a partir das 19h, haverá já competição de natação.
Na sexta-feira (10), após às 8h30, será a vez do atletismo paraescolar e às 8h30, mais competições de natação, enquanto no mesmo horário, iniciará o tênis de mesa, judô, badminton, taekwondo, ciclismo e vôlei de praia, além da bocha. Às 15h, começará a competição de luta olímpica (wrestling).
Pelo calendário da etapa estadual, nesse primeiro período ocorrerá apenas as modalidades individuais, e a coletivas vão começar no dia 17 deste mês de junho. “Agora, até a sexta-feira, haverá apenas as modalidades individuais e, daqui a dez dias, vamos começar as coletivas (basquete, vôlei, handebol e futsal). O mais importante é ver os atletas satisfeitos pelo que o Governo do Estado está fazendo em retomar com todo gás esses Jogos Escolares e Paraescolares e que agora já é a etapa estadual”, disse o professor José Hugo, coordenador geral.
De acordo com o regulamento, os vencedores da etapa estadual ganham o direito a disputarem os Jogos Escolares da Juventude, que são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), marcados para setembro, em Aracaju (SE). E os melhores nos paraescolares disputarão uma seletiva em Natal (RN), visando as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, no mês de novembro.
Categoria 12 a 14 anos – A outra categoria, que envolve alunos de 12 a 14 anos, terá a etapa estadual disputada no mês de agosto, tanto as coletivas quanto as modalidades individuais. Os vencedores carimbam o passaporte para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que devem acontecer no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de novembro.