CIDADE
Agentes de mobilidade e educadores intensificam trabalho de orientação em nova fase de flexibilização
João Pessoa entrou, nesta segunda-feira (27), em sua quarta fase do plano de flexibilização para retomada das atividades econômicas. Com isso, agentes de mobilidade e educadores de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) intensificaram o trabalho de fiscalização e orientação nos principais terminais da cidade.
No Terminal de Integração do Varaduro (TIV), Terminal Integrado de Passageiros do Valentina (TIP) e na Lagoa, equipes da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) e da Seção de Fiscalização de Transportes Públicos (SEFTP) estão abordando usuários para conscientizar sobre o distanciamento ideal, o uso de máscaras e tirar dúvidas sobre as linhas de ônibus.
Os fiscais da SEFTP têm feito ainda um trabalho itinerário conferindo a higienização e sinalização dos terminais de responsabilidade das empresas, assim como a correta ocupação dos ônibus. Os veículos podem circular com todos os assentos ocupados e mais 12 passageiros em pé posicionados de acordo com marcações internas.
Apesar da nova fase de reabertura, os terminais não apresentaram lotação nesta manhã. O órgão também tem mantido acompanhamento diário da lotação dos veículos por meio dos dados de uso do Passe Legal. Com isso, tem feito a ampliação do número de veículos em linhas que apresentarem número de passageiros superior ao permitido.
A Semob-JP reforça a orientação de que o pagamento das passagens seja feito por meio do cartão Passe Legal, reduzindo o contato entre passageiros e trabalhadores. Para facilitar o acesso, os cartões estão sendo entregues gratuitamente nos guichês do TIV ou podem ser solicitados online por meio do WhatsApp 99986-0045. Para desestimular a procura pelos terminais, o tempo para realização da integração temporal foi ampliado.