Connect with us

Internacional

Nitrato de amônio provocou tragédia na Alemanha há 100 anos

Substância suspeita de ter provocado megaexplosão no Líbano foi largamente usada pela Alemanha na fabricação de explosivos na 1° Guerra. Em 1921, “berço industrial” alemão voou pelos ares, deixando mais de 500 mortos.

Quarta-feira, 21 de setembro de 1921, 7h32. Em Munique, ouviram-se dois sons abafados. Não muito altos, mas fortes o suficiente para que as pessoas se perguntassem de onde teriam partido e o que estaria por trás deles. A resposta só se tornou conhecida horas depois.

A cerca de 300 quilômetros de distância, em Oppau, hoje um distrito de Ludwigshafen às margens do rio Reno, havia ocorrido uma explosão estrondosa em uma unidade da empresa Basf (sigla de Badische Anilin & Soda Fabrik).

No lugar da explosão, abriu-se uma cratera de 90 metros de largura, 120 metros de comprimento e 20 metros de profundidade. Morreram 561 pessoas e 1.952 ficaram feridas.

Foram registradas duas explosões – uma inicial de menor intensidade e, em seguida, uma gigantesca, que devastou a fábrica e parte da região. Pelo menos 1.036 prédios foram completamente destruídos a 600 metros do centro de explosão, e outros 928 foram seriamente danificados a uma distância de até 900 metros. Quase todas as pessoas que moravam em Oppau ficaram desabrigadas. A onda de choque ainda destruiu os vitrais medievais da Catedral de Worms, a 13 quilômetros.

A causa: o manuseio irresponsável do principal produto fabricado nesta planta da Basf: uma mistura de sulfato de amônio e nitrato de amônio usada como fertilizante.

O nitrato de amônio (NH4NO3) é justamente apontado como o responsável pela megaexplosão que ocorreu em Beirute na terça-feira (04/08). Quase 100 anos antes, ele já provocara destruição na Alemanha, quando seus riscos ainda não eram completamente conhecidos.

O nitrato de amônio sintético era um carro-chefe da Basf. Foi justamente na fábrica de Oppau que a amônia, um dos materiais necessários para sua produção, começou a ser sintetizada em escala industrial, em 1913. A sintetização artificial do material e outros derivados de amônia teve origem em experimentos dos cientistas alemães Fritz Haber e Carl Bosch entre 1908 e 1912, um processo que logo foi adquirido pela Basf.

Fritz Haber, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da produção sintética da amônia
Fritz Haber, um dos responsáveis pelo desenvolvimento
da produção sintética da amônia

A descoberta seria crucial para o governo da Alemanha nos anos seguintes, já que o nitrato de amônia não é apenas usado em fertilizantes, mas também em explosivos.  Antes dessa descoberta, as potências europeias dependiam das minas de nitrato de sódio no Chile. Isolada por um bloqueio naval dos aliados na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou sem acesso ao nitrato sul-americano. A solução foi expandir a produção sintética.

Mas foi justamente a natureza explosiva do material que traçou o caminho para a tragédia de 1921. Depois da guerra, com a Alemanha derrotada, a Basf se voltou para a produção de fertilizantes.

A mistura de sulfato de amônio e nitrato de amônio, no entanto, tinha um problema. Ela tendia a se solidificar nos imensos tanques e depósitos na fábrica.

Para conseguir manusear o material, golpes de picareta não eram suficientes. Os funcionários passaram então a realizar pequenas explosões controladas nas pastas de fertilizante. À época, cientistas acreditavam que uma mistura com menos de 60% de nitrato de amônio era segura. A Basf usava uma mistura de 50%, que parecia ainda mais inofensiva. Antes da megaexplosão, a Basf já havia realizado cerca de 20 mil pequenas detonações no seu imenso “mingau” de fertilizantes em Oppau.

Mas, com o tempo, outros processos industriais que passaram a ser aplicados, como uma nova etapa de secagem, alterando a mistura, que passou a se tornar potencialmente mais explosiva. Para piorar, o entendimento de que uma mistura com menos de 60% de nitrato de amônio era “segura” era incorreto. Um fertilizante com mais de 55% da substância já tinham maior chance de explodir. 

Havia cerca de 4.500 toneladas de fertilizante na planta no dia da tragédia, mas apenas 10% desse material efetivamente explodiu. Acredita-se que havia vários bolsões mais ricos em nitrato de amônio na montanha de fertilizante.

As explosões de rotina não suscitaram a desconfiança de que uma catástrofe de tal porte pudesse ocorrer, segundo Rolf Haselhorst, do corpo de bombeiros da Basf.

“Em princípio, naquela época, não existia nenhuma experiência que demonstrasse que tal processo de explosão – aplicado erradamente – pudesse levar a grandes danos. O nível de conhecimentos ainda não era tão alto. Tratava-se de um produto que começara a ser fabricado cinco ou seis anos antes. Mas o problema da sua petrificação nos grandes depósitos já era conhecido há muito tempo e, durante anos, fora solucionado com as explosões. Por isso, não se tinha consciência dos efeitos que elas podiam provocar. Hoje, existem processos de explosão aplicada, examinados e aprovados pelas autoridades de segurança da Alemanha, que são utilizados com êxito.”

Dois meses antes da explosão de Oppau, 19 operários já haviam morrido na explosão de um vagão repleto de nitrato de amônio em uma fábrica da Lignose AG na então cidade alemã de Kriewald (hoje Krywałd, na Polônia). O acidente teve o mesmo percurso; uma pequena detonação intencional para soltar a mistura. No entanto, a Basf só tomou conhecimento desse acidente depois de sofrer a sua própria tragédia, um sinal de como eram as condições industriais à época.

Já o acidente de Beirute parece indicar que os cuidados com o material, especialmente a questão do seu armazenamento em grandes quantidades, continuam insuficientes em lugares do mundo.

Em 1921, o acidente de Oppau despertou boatos no exterior, especialmente porque a Alemanha ainda era vista como uma inimiga três anos depois da Primeira Guerra. Jornais estrangeiros chegaram a apontar que a explosão teria sido causada experimentos secretos de novas armas, feitos em segredo. Muitos pareciam não acreditar que um fertilizante seria capaz de provocar uma explosão dessa escala.   

Ainda houve especulações de que a explosão ocorreu num depósito de armas. “Quando se considera a existência de uma facção militar vingativa na Alemanha que busca outra guerra para restaurar seu poder maligno, (…) não é inconcebível que o desastre de Oppau possa ter sido causado por experimentos secretos”, publicou o jornal americano New York Times, em outubro de 1921.

No entanto, nenhum serviço de inteligência estrangeiro confirmou a suspeita. Hoje, o acidente de Oppau é estudado rotineiramente por técnicos de segurança industrial.

Há diversos memoriais em Oppau que lembram a catástrofe. O funeral das vítimas contou com a presença do então presidente alemão Friedrich Ebert. Uma multidão de 70.000 pessoas acompanhou o enterro das vítimas no cemitério de Ludwigshafen.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional2 horas ago

🇧🇷 Camisa vermelha na Seleção? Só se for pra enterrar a liberdade! Aqui é Brasil, cabra safado! E aqui quem manda é o povo, não comunista de gabinete!

CIDADE4 horas ago

Procon-JP alerta consumidor que corte de luz ou água não pode ocorrer às sextas, finais de semana e feriados

ESTADO5 horas ago

Saúde encerra Curso de Aperfeiçoamento sobre Regulação do SUS para Profissionais da 2ª Macrorregião

Segurança Pública5 horas ago

Operação da Cagepa flagra furto de água tratada em adutora do Cariri

ESTADO5 horas ago

Assistência Farmacêutica de João Pessoa passa a funcionar em novo prédio em maio e fecha para balanço nesta quarta (30)

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo libera parte superior do Viaduto Luciano Agra para tráfego de veículos nesta quarta-feira

ESTADO5 horas ago

Cagepa investe mais de R$ 1 milhão em expansão de sistema de esgoto em Cuiá, em João Pessoa

Esporte5 horas ago

Governo da Paraíba publica lista de beneficiários do Bolsa Esporte 2025

ESTADO5 horas ago

Governo da Paraíba promove I Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual nesta quarta-feira

Saúde5 horas ago

Saúde da Paraíba intensifica vacinação nas escolas para atualização de caderneta de crianças e adolescentes

Educação & Cultura5 horas ago

Paraíba vence competição internacional de robótica com vice-liderança na modalidade artística

ESTADO5 horas ago

Governo da Paraíba decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Circuito Cardume apresenta dois espetáculos do grupo Magiluth no Teatro Paulo Pontes

Politíca5 horas ago

Ruy defende devolução de recursos às vítimas de fraudes no INSS durante visita do Ministro Lupi à Comissão da Previdência

Politíca5 horas ago

Assembleia Legislativa aprova projeto de Camila Toscano que libera acesso de personal trainer nas academias

Politíca5 horas ago

Deputados aprovam campanha de prevenção à erotização precoce de crianças e adolescentes na Paraíba

Politíca6 horas ago

Mandato comprometido com práticas esportivas é reforçado por parlamentar

CIDADE6 horas ago

CMJP aprova prorrogação da validade das carteiras de estudante de 2024

Politíca6 horas ago

Ruy confirma presença do ministro Carlos Lupi na sessão da Comissão de Previdência e Assistência Social desta terça

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Assustado de Ruth Avelino: Uma Viagem aos Anos 70, 80 e 90

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde6 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional6 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde6 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Educação & Cultura7 horas ago

Quem foi o primeiro brasileiro a participar de um conclave

Internacional7 horas ago

Morte de jovem negro pela polícia revolta Alemanha

Internacional7 horas ago

Liberais do premiê Mark Carney vencem eleição no Canadá

Internacional7 horas ago

Espanha e Portugal investigam o que causou apagão

Internacional7 horas ago

alerta para violações de direitos humanos na Guiné-Bissau

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO6 horas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde6 horas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional6 horas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde6 horas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 dia ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 dia ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional5 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde5 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde5 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura7 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO7 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA7 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde7 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br