ESTADO
Rede Cuidar volta a realizar o exame de Holter 24 h no Arlinda Marques
O ambulatório do Complexo Pediátrico Arlinda Marques começou a realizar o exame Holter 24h nesta quarta-feira (19), cujo equipamento foi instalado por meio da Rede Cuidar em parceria com o Hospital Metropolitano. O Holter 24h é um dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais. A adolescente I.J.L.S, de 15 anos, do município de Alagoa Grande, realizou seu exame no novo ambiente.
“Nós oferecemos este exame nos 13 ambulatórios de cardiologia distribuídos pelo Estado, mas, no momento, a oferta de exames estava suspensa em atendimento ao plano de contingência do estado por conta da pandemia, além de algumas questões técnicas. Com a necessidade da retomada do serviço, a parceria com o Metropolitano viabilizou operar o aparelho na realização dos exames, bem como acesso ao médico arritmologista na leitura e interpretação do exame”, explicou a coordenadora geral da Rede Cuidar, Juliana Soares.
A mãe da adolescente, a professora Isa Vanessa, contou que, desde que ela tinha cinco anos, começou uma luta para descobrir o problema que a filha tinha no coração. Somente na Caravana do Coração, quando ela tinha 12 anos, é que foi descoberta uma cardiopatia rara chamada de “Anomalia de Ebsten”, afetando apenas um em cada 10 mil bebês (meninos e meninas igualmente).
“Essa Rede Cuidar é uma benção na nossa família, pois foi a partir da Caravana que foi descoberto o problema da minha filha. Hoje, ela continua sendo atendida no ambulatório virtual e foi por meio dele que hoje estamos aqui colocando o Holter”, disse a mãe.
A coordenadora de Enfermagem da Rede, Cícera Rocha dos Santos, explicou que já tem mais seis crianças agendadas para realizar o exame de Holter.