Esporte
Site divulga que Adesanya x Borrachinha, pelo cinturão do UFC, será na Ilha da Luta
Card com nigeriano e mineiro abrirá segunda temporada em Abu Dhabi
De acordo com a Ag Fight, o duelo entre Israel Adesanya e o mineiro Paulo Borrachinha, pelo cinturão peso médio do UFC, será um dos eventos na ‘segunda temporada’ da organização na Ilha da Luta, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes. O UFC 253 está marcado para 26 de setembro, mas até o momento a franquia não revelou o local, embora o presidente da empresa, Dana White, deixara transparecer que seria mesmo na paradisíaca Ilha de Yas.
Segundo a Ag Fight, o UFC 253, com Adesanya x Borrachinha, será o primeiro de outra série de eventos da franquia na Ilha da Luta. A programação inclui mais cinco edições consecutivas entre setembro e outubro deste ano. Em julho passado, o UFC realizou quatro shows no octógno montado na Ilha da Yas, entre os dias 11 e 25, com estrutura montada para receber os atletas e medidas de isolamento e testes obrigatórios para detecção da COVID-19.
Além do card liderado por Adesanya e Borrachinha, o UFC terá mais um evento numerado, de grande porte, na Ilha da Luta: o UFC 254, no dia 24 de outubro, que terá como protagonistas o campeão peso leve, Khabib Nurmagomedov, e o desafiante, Justin Gaethje, dono do título interino. O duelo valerá o cinturão unificado da divisão até 70kg. Outras edições previstas para a ‘segunda temporada’ do UFC em Abu Dhabi serão em 3, 10 e 17 de outubro.
Com o sucesso da primeira passagem do UFC pela Ilha da Luta, Dana White adiantou que a organização voltaria aos Emirados Árabes ainda este ano. O dirigente destacou a infraestrutura de ponta e disse que vários atletas pediram para participar de eventos quando a franquia retornasse a Abu Dhabi. Recentemente, o mandatário deixou no ar a possibilidade de incluir o UFC 253 na programação da Fight Island em Yas, o que parece estar perto de ser oficializado.
O UFC 253 teve a data alterada de 19 para 26 de setembro, o que seria um indício de que o evento seria mesmo na Ilha da Luta em Abu Dhabi. Dana White ainda disse, em entrevistas anteriores, que o confronto entre o nigeriano e o mineiro seria a ‘luta do ano’, apimentado ainda mais pela rivalidade entre os atletas, que vêm trocando farpas e provocações na mídia.
Nigeriano radicado na Nova Zelândia, Israel Adesanya conquistou o cinturão interino dos médios ao bater Kelvin Gastelum, em abril de 2019, e unificou o título diante do então campeão linear, Robert Whittaker, em outubro do mesmo ano. O Las Stylebender manteve o cinturão com triunfo por decisão unânime sobre o cubano Yoel Romero, em luta morna pelo UFC 248, em março deste ano.
Borrachinha, a exemplo do nigeriano, está invicto no MMA. O mineiro de Contagem soma 13 vitórias consecutivas na carreira, cinco delas no UFC, enquanto o africano tem 19 triunfos como profissional. O duelo contra Adesanya, grande desafeto do brasileiro, foi adiado por causa de uma lesão no bíceps do atleta oriundo da cidade da Grande BH.