Connect with us

ECONOMIA

A proteção internacional dos consumidores

O futuro do Direito Internacional Privado

O lema do fundador da Academia de Haia de Direito Internacional Privado, Tobias Asser, era “paciência e coragem”. Realmente parece que lema resume o lento, mas forte progresso da proteção internacional dos consumidores no mundo. Se a economia se tornou global, o consumidor foi o personagem ou o “ator” esquecido da globalização nos primeiros tempos.[1]

As regras e os esforços mundiais só se concentram nas empresas, nas transnacionais, nos Estados e nos fluxos globais de produção, comércio e financeiro. Hoje, o consumidor ganha espaço no Direito Internacional Privado e tende a ser um personagem ainda mais principal, de forma a criar confiança neste mercado global.

Três fenômenos foram decisivos para esta mudança:

a) O consumidor passou a ser personagem principal da economia de muitos países – no Brasil, por exemplo, 65,5% do PIB vem do consumo das famílias[2]-, e com a pujança das sociedades de consumo nacionais produtos e serviços estrangeiros passaram a ser oferecidos no dia-a-dia das pessoas aumentando a concorrência, incentivando as cadeias globais de fornecimento e a procura por qualidade.[3]

b) O turismo internacional massificou-se e atraiu cada vez mais consumidores domiciliados nos países emergentes, democratizando-se, chegando a atingir em 2019 – antes da Covid-19 – a marca histórica de 1,5 bilhões de turistas internacionais,[4] sendo que agora os destinos turísticos escolhidos diversificaram-se e o turismo internacional passou a voltar-se para países emergentes e em desenvolvimento (46,7% dos destinos turísticos internacionais não eram países tradicionais do turismo do século XX).[5]

c) a evolução da tecnologia popularizou o comércio eletrônico – por exemplo, no Brasil, no primeiro semestre de 2020 com o isolamento social da Covid-19, tivemos 146,4 milhões de pedidos no comércio eletrônico –,[6] e como o mundo digital não conhece fronteiras nacionais, os consumidores passaram a usar plataformas digitais internacionais e o comércio eletrônico internacional popularizou-se, levando consigo também os dados pessoais destes consumidores.

Em interessante caso que envolve o direito de imagem de pessoa domiciliada no Brasil, e que se não é de consumo, bem demonstra, que o comércio de dados, imagens e informações não encontra fronteiras, mas que a proteção das pessoas na globalização deve ser garantida, o e. STJ afirmou: “9. A comunicação global via computadores pulverizou as fronteiras territoriais e criou um novo mecanismo de comunicação humana, porém não subverteu a possibilidade e a credibilidade da aplicação da lei baseada nas fronteiras geográficas, motivo pelo qual a inexistência de legislação internacional que regulamente a jurisdição no ciberespaço abre a possibilidade de admissão da jurisdição do domicílio dos usuários da internet para a análise e processamento de demandas envolvendo eventuais condutas indevidas realizadas no espaço virtual. 10. Com o desenvolvimento da tecnologia, passa a existir um novo conceito de privacidade, sendo o consentimento do interessado o ponto de referência de todo o sistema de tutela da privacidade, direito que toda pessoa tem de dispor com exclusividade sobre as próprias informações, nelas incluindo o direito à imagem.” (REsp 1168547/RJ, Rel. Min. Luis Felipe Salomão,j. 11/05/2010, DJe 07/02/2011).

O Ramo Brasileiro da ILA propôs, em 2008, a criação de um comitê de proteção internacional dos consumidores. A International Law Association, uma instituição de mais de 100 anos, aceitou a ideia de um Direito Internacional mais protetivo dos consumidores, criou e mantém desde então um comitê especializado em proteção dos consumidores, seguindo uma tendência mundial.

Nas Américas, depois da proposta na OEA de uma CIDIP VII de proteção dos consumidores (2004-2010), a América Latina começou a legislar sobre proteção dos consumidores e hoje Argentina, Panamá e República Dominicana já tem regras especiais para a proteção dos consumidores em suas leis de conflitos de leis.[7] No Mercosul, o Acordo Mercosul sobre lei aplicável aos contratos com consumidores, de 2017, é um grande avanço e já pode ser usado ex vi Art. 7° do CDC.[8]

No Brasil, o CPC (Art. 22,II) e o processo de atualização do Código de Defesa do Consumidor (Projetos de Lei 3514,2015 e 3515,2015) incluíram várias regras de conflitos de leis, seguindo o mandamento constitucional do Art. 5,XXXII da CF/1988. Na Europa, a Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia assegura um nível elevado de proteção dos consumidores consubstanciado em normas especiais sobre proteção do consumidor, materiais, de Direito Internacional Privado e de Processo Civil Internacional.[9]

Na Ásia, Japão e China também distinguem as relações de consumo e tem normas especiais de conflito de leis para contratos entre fornecedores e consumidores. Hoje, a Conferência de Haia (HCCH) discute a proteção dos turistas internacionais, e projeta a sua proteção como consumidores.

Em 2015, a ONU atualizou as Diretrizes de Proteção do Consumidor (1985), apontando que os desafios da proteção do consumidor no mundo globalizado exigem atualização das regras nacionais e cooperação internacional. O Comitê da ILA faz parte do Intergovernment Group of Experts da UNCTAD e de seus grupos de trabalho e podemos afirmar: a dimensão internacional da proteção dos consumidores é um dos pilares do mundo do futuro!

“Direito Internacional: Percursos e Perspectivas” é uma série de artigos quinzenais resultante de uma parceria entre o JOTA e o Ramo Brasileiro da International Law Association (www.ilabrasil.org.br), a mais antiga e tradicional agremiação dedicada ao Direito Internacional e às Relações Internacionais em atuação no país. A série reúne grandes nomes do internacionalismo brasileiro. A International Law Association foi fundada em uma conferência internacional em Bruxelas, em 1873. Hoje, está presente em mais de 60 países e regiões. O Ramo Brasileiro da ILA, denominado ILA Brasil, foi fundado em 1950 pelo embaixador Geraldo Eulálio do Nascimento e Silva.


[1] Também é verdade no Mercosul, veja ARRIGHI, Jean Michel, La Protección de los Consumidores y el Mercosul, in Revista Direito do Consumidor, n. 2 (1992), São Paulo, p. 126.

[2] Veja: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-03/consumo-das-familias-e-grande-motor-da-economia-diz-ibge>. Acesso 17 de julho de 2020.

[3] Veja MARQUES, Claudia Lima. A Proteção do Consumidor de Produtos e Serviços Estrangeiros no Brasil: primeiras observações sobre os contratos à distância no comércio eletrônico. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 21, p. 65-99, 2002. Veja recente decisão do e. STJ sobre produto importado comprado em supermercado: “ 5. Quando campanhas publicitárias massivas e altamente sofisticadas são veiculadas de maneira a estimular sentimento, percepção e, correlatamente, expectativas legítimas dos consumidores, de um produto ou serviço único, que dilui e supera fronteiras nacionais – tornando irrelevante o país em que a operação negocial venha a se realizar -, justifica-se afastar a formalidade burocrática do nome do fornecedor ocasionalmente estampado na Nota Fiscal ou no contrato. Desarrazoado pretender que o consumidor faça distinção entre Sony Brasil Ltda. e Sony America Inc. Para qualquer adquirente, o produto é simplesmente Sony, é oferecido como Sony e comprado como Sony.” (REsp 1709539/MG, Rel. Min. Herman Benjamin, j. 05/06/2018, DJe 05/12/2018)

[4] UNWTO. World Tourism Barometer – v. 18. January 2020. United Nations World Tourism Organization. Disponível em: <https://webunwto.s3.eu-west-1.amazonaws.com/s3fs-public/2020-01/UNWTO_Barom 20_01_January_excerpt_0.pdf>. Acesso em: 17 de agosto de 2020.

[5] Em 2016, por exemplo, a China recebeu 59,27 milhões de turistas – mais do que a Itália no mesmo período (52,37 milhões). A Tailândia recebeu 32,53 milhões de turistas em 2016, quase os mesmos números da Alemanha (35,55 milhões) e do Reino Unido (35,81 milhões), que, por sua vez, recebem aproximadamente o mesmo valor que o México (35,08 milhões). Por sua vez, a Índia recebeu 14,57 milhões de turistas em 2016, mais do que Portugal (11,22 milhões). O Brasil também recebeu muitos turistas (6,58 milhões em 2016) – quase o mesmo número que a Bélgica (7,48 milhões) no mesmo período (UNWTO, 2017). Veja MARQUES, Claudia Lima; SQUEFF, Tatiana. Novos caminhos do turismo internacional: perspectivas para a proteção do consumidor turista no âmbito da Conferência da Haia, in MAIOLINO, Isabela; TIMM, Luciano. Direito do Consumidor, Brasília: Ed. Singular, 2019, p. 108-133, p. 112.

[6] Veja: <https://mercadoeconsumo.com.br/2020/05/13/e-commerce-fatura-r-60-bilhoes-impulsionado-por-autosservico/>. Acesso 27 de agosto de 2020.

[7] MARQUES, Claudia Lima. International Protection of Consumers as a Global or a Regional Policy. Journal of Consumer Policy (Dordrecht Online), v. 43, p. 57-75, 2020, p. 57 e seg.

[8] MARQUES, Claudia Lima. Nota ao Acordo do Mercosul sobre direito aplicável em matéria de contratos internacionais de consumo, in Revista de Direito do Consumidor, vol. 118, ano 27. P. 561-569, São Paulo: Ed. RT, jul.-ago. 2018, p. 561 ss..

[9] Artigos 4(2)(f), 12, 114(3) e 169 TFEU e artigo 38 da Carta de Direitos Fundamentais da União Europeia e commentários feitos por REICH, Norbert , Micklitz, Hans.-W., Rott, Peter, & Tonner, Klaus (2014). European Consumer Law. Intersentia: Cambridge, p. 290 e seg.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE1 dia ago

Juiz proíbe candidatura de Dinho Dowsley, ignorando seu trabalho à frente da Câmara e decisões superiores

Nacional1 dia ago

Feliz Ano Novo!

Nacional1 dia ago

2025: o ano da virada ou mais do mesmo?

ECONOMIA1 dia ago

Tesouro Direto muda cobrança de taxa de custódia a partir desta terça-feira (31)

ECONOMIA1 dia ago

Novas leis que alteram impostos de bancos e multinacionais devem arrecadar R$ 16 bi a mais em 2025

Nacional1 dia ago

Sancionada com veto lei que endurece regras do BPC

Nacional1 dia ago

Senado apresenta informações sobre emendas ao STF

Saúde1 dia ago

Pesquisa descobre ponto fraco de bactérias resistentes a antibióticos

Esporte1 dia ago

Athletic vai tentar feito inédito contra o Cruzeiro no DF

ECONOMIA1 dia ago

Após ação do BC, dólar recua e encerra último pregão do ano a R$ 6,18

Educação & Cultura2 dias ago

O desafio brasileiro de levar a leitura às prisões

Internacional2 dias ago

Ex-marido de Gisèle Pelicot não vai recorrer da condenação

Internacional2 dias ago

Renda mediana de brasileiros na Alemanha supera a de alemães

Internacional2 dias ago

Rússia e Ucrânia trocam mais de 300 prisioneiros de guerra

Internacional2 dias ago

“Superano de eleições” foi marcado por derrotas governistas

Nacional2 dias ago

Márcio Pochmann na Berlinda: IBGE Vira Campo de Batalha Política e Estatísticas Entram na Linha de Tiro

Segurança Pública2 dias ago

Preocupado com sua imagem, Exército contrata pesquisa de R$ 717 mil pra consultar cidadãos sobre temas relevantes: Brasileiros podem estar menos propensos a aceitar uso de militares em solução de conflitos, como GLOs

Segurança Pública2 dias ago

1.500 vagas para mulheres nas Forças Armadas: Alistamento começa em janeiro de 2025

Segurança Pública2 dias ago

Clube Militar vai para cima do STF em defesa de Braga Netto: “O semidivino poder de indicia, julga, condena e destrói reputações”

Segurança Pública2 dias ago

Exército destoa da Marinha e Aeronáutica e quebra tradição de publicar mensagem de fim de ano do Comandante às tropas: Até agora, Força só postou animação de 10 segundos

Segurança Pública2 dias ago

Washington em alerta! Agora ficou sério: Marinha do Brasil quer construir um porta-aviões e promete tornar o país o primeiro da América Latina a operar essa poderosa máquina, revolucionando sua posição geopolítica no mundo

Segurança Pública2 dias ago

Sem alarde, Defesa prorroga presença das Forças Armadas na fronteira com a Venezuela e vai mandar tropas para a região com 3 tipos de mísseis e dezenas de blindados

Saúde2 dias ago

Escova de dentes inteligente melhora qualidade de vida dos idosos

Saúde2 dias ago

Prótese de fala fica segura buscando inspiração nas plantas carnívoras

Politíca2 dias ago

Medicamento controverso para Alzheimer fracassa em testes clínicos

ESTADO2 dias ago

Governo do Estado reduz reajuste da passagem de transporte intermunicipal para 4,87%

Politíca2 dias ago

Veneziano fecha 2024 ampliando em mais R$ 30 milhões o teto de investimentos na Saúde de Campina Grande e cidades da região

Saúde2 dias ago

Resgate Aeromédico registra 100 ocorrências de transporte de pacientes

Saúde2 dias ago

Secretaria de Saúde orienta quando recorrer às UPAs ou USFs em João Pessoa

ESTADO2 dias ago

Empreender PB atende todas as regiões da Paraíba em 2024

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional3 dias ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 dias ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 dias ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 dias ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura1 semana ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde1 semana ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional1 semana ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura4 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional4 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde4 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde4 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br