Internacional
Nobel da Paz vai para o Programa Alimentar Mundial
O prêmio segue assim para a organização sem fins lucrativos, que é a maior agência humanitária do mundo e que fornece alimentos a 90 milhões de pessoas
O Prêmio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Programa Alimentar Mundial (PAM) pelos esforços para combater a fome e para melhorar as condições para a paz em zonas de conflito, anunciou o Comitê Nobel Norueguês na manhã desta sexta-feira (9).
O comitê do prêmio Nobel da Paz justificou a sua decisão com o fato de “o Programa Alimentar Mundial contribuir diariamente para o avanço da fraternidade das nações referidas no testamento de Alfred Nobel”.
“Como a maior agência especializada da ONU, @WFP [o Programa Alimentar Mundial] é uma versão moderna dos congressos de paz que o #NobelPeacePrize se destina a promover”, pode ler-se no Twitter.
O Programa Alimentar Mundial foi premiado, ainda, “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições de paz nas zonas afetadas por conflitos e por atuar como força matriz nos esforços para impedir a utilização da fome como arma de guerra e conflito”.
O vencedor saiu de uma lista de candidatos com 211 pessoas e 107 organizações, num ano de incertezas e desafios globais.
O prêmio segue assim para a organização sem fins lucrativos, que é a maior agência humanitária do mundo e que fornece alimentos a 90 milhões de pessoas.
O laureado irá receber o prêmio de dez milhões de coroas suecas (quase sete milhão de reais), além de um diploma e uma medalha.
Assista à cerimônia completa: