Connect with us

Judiciário

Juíza brasileira vai presidir Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça da ONU

A juíza do Trabalho Martha Schmidt explicou ao JOTA suas atribuições na ONU e como chegou ao posto

A juíza do Trabalho Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, será a partir do ano que vem presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A magistrada faz parte do tribunal desde 2016 e é a primeira integrante brasileira, além de ser a única latino-americana na atual composição.

Em conversa com o JOTA, a juíza explicou as atribuições que tem no Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna da ONU, como foi o processo seletivo para chegar ao cargo e quais são suas perspectivas na magistratura.

O Tribunal de Apelação é a segunda e última instância da justiça interna da ONU, que geralmente trata de causas trabalhistas e administrativas. “A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua”, explica Schmidt. “Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar de um eventual descumprimento por parte da própria organização”.

Marta Schmidt é juíza do Trabalho desde 1994, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista e Mestre em Direito do Trabalho e de Previdência Social pela Université de Paris II e doutora em Direito Privado pela mesma instituição.

Na ONU, o processo de seleção foi dividido em duas etapas. “Há uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição”, lembra. “Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política”.

Questionada sobre o assunto, a juíza considera difícil no futuro vir a fazer parte de Cortes Superiores no Brasil, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta”, diz. “Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora”.

Confira a conversa que o JOTA teve com a juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt:

O que é o Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas? Quais são suas atribuições?

A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua. Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar um eventual descumprimento por parte da própria organização.

Inicialmente, esse sistema de Justiça interno era prestado por altos servidores da ONU, mas com o tempo houve reclamações de falta de imparcialidade, de excesso de tempo para o julgamento desses casos e de um acúmulo de processos muito grande.

Há cerca de dez anos houve uma reformulação pela assembleia-geral desse sistema e houve a criação de dois graus de jurisdição. O primeiro grau é o tribunal de disputas, que tem sedes em Nova York, Genebra e Nairóbi, no Quênia. O Tribunal de Apelação, que fica em Nova York, é o segundo grau de jurisdição e instância final para julgamento desses casos.

Quais são as naturezas das causas?

São causas de natureza trabalhista ou administrativa. Envolvem todos os tipos de reclamações concernentes a descumprimentos de obrigações por parte da organização ou de alguma das agências afiliadas do sistema das Nações Unidas.

Existem alegações de descumprimentos de diversas ordens. Por exemplo, a ONU adota um sistema de contratação temporária. Quando esse contrato não é renovado, como a pessoa gostaria, existe a possibilidade de reclamação se essa pessoa achar que teria algum direito. A não renovação de contrato é uma decisão que é muito desafiada e analisada por esses tribunais internos.

Outro descumprimento alegado que temos muito é o de descriminação. Por exemplo, a não seleção para um cargo ou a não promoção.

A gente também analisa questões do fundo de pensão da ONU. Direitos de dependentes quando uma pessoa morre, direitos de pensão ou direitos após a aposentadoria.

Essas são as reclamações mais frequentes, mas temos reclamações mais delicadas. Por exemplo, as reclamações ligadas a direito disciplinar, quando tem uma punição e a alegação de que aquela punição não foi proporcional ou não cumpriu todas as formalidades necessárias.

Além disso, há casos mais delicados que transcorrem em segredo de justiça, como aqueles relacionados a assédio, que pode ser de ordem sexual ou moral.

Há regulamentos internos que balizam as decisões?

Há regras e regulamentos internos do sistema de justiça interno da ONU. Existe um regulamento geral e existem regulamentos específicos aplicáveis a cada agência do sistema das Nações Unidas.

Por exemplo, se a agência dos refugiados da Palestina tem uma reclamação, tem uma regulamentação específica dela, que não é exatamente a que regulamenta o secretariado em Nova York.

Qual foi o caminho para chegar até o posto?

É um trabalho de uma vida inteira.

Eu soube do concurso três dias antes de as inscrições se encerrarem. Em três dias tive que preparar toda a documentação e me preparar para o concurso que seria realizado. É uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição. Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política.

Só foi possível ser bem-sucedida na fase técnica porque tive todo um preparo antes, que nem era dedicado especificamente para essa seleção. Isso foi um acaso da vida, um pouco de sorte de eu ter visto que aquele edital estaria em curso.

A senhora integra a ONU desde 2016. Qual função desempenhou nesses quatro anos?

Hoje eu sou a primeira vice-presidente do Tribunal de Apelação. Em 2019, desempenhei a função de segundo vice-presidente do tribunal. Nos dois anos anteriores, fui juíza do Tribunal de Apelação, compondo as turmas. Mesmo na qualidade de presidente, a partir do ano que vem, vou continuar no exercício da função jurisdicional internacional, porque o presidente acumula as funções administrativas do tribunal com as de jurisdição.

Quais são as nacionalidades dos demais integrantes do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas?

Dos sete, quatro passaram a integrar o tribunal no mesmo momento: eu, um sul-africano, uma alemã e um grego. No ano passado, em outubro, tomaram posse três novos colegas, que são da Nova Zelândia, do Canadá e da Bélgica.

Quais foram os principais aprendizados que teve desde que ingressou no órgão?

Um deles foi uma contextualização melhor da aplicabilidade do sistema de Common Law no Direito. A ONU tem um sistema misto de Civil Law com Common Law. Então temos que dominar os dois sistemas jurídicos. Esse é um grande desafio e ainda é um grande aprendizado.

Um outro desafio que achei considerável no início foi que, vinda de uma esfera do Direito do Trabalho, eu tive que reaprender o Direito Administrativo e aplicar o Direito sob a ótica mais administrativista do que trabalhista. Também tendo em vista que a ONU é a maior organização mundial, mas não tem fins lucrativos. Isso é uma mudança de paradigma em relação ao conceito de direito do trabalho que estamos acostumados.

Isso dentro de um contexto de diversidade cultural muito grande, de diversidade linguística. Pela própria nacionalidade dos juízes componentes da corte, temos colegas que são nativos da língua inglesa, que é a língua utilizada na prática do tribunal, mas temos colegas também não nativos de língua inglesa. Para mim foi um desafio, e é até hoje um desafio muito grande, eu me expressar bem e me comunicar na língua inglesa.

Eu fiz toda minha seleção técnica em francês, uma vez que minha formação no exterior foi com doutorado na França. Mas na realidade do tribunal a língua utilizada é o inglês. Então até hoje estudo inglês, antes da entrevista, inclusive, estava tendo uma aula com um professor da Inglaterra.

O fato de a senhora, uma brasileira, ocupar esse cargo importante na ONU, pode ajudar o Brasil a, no futuro, tentar novamente galgar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU?

Eu não tenho o alcance de visão estratégica para responder a essa pergunta. Isso é uma concepção muito mais larga do que a que eu tenho e foge totalmente à minha prática de jurisdição.

O que eu posso te responder é que em alguns países, sobretudo os países em desenvolvimento, existe uma certa percepção de sub-representação em tribunais e órgãos internacionais.

Lembro que o Itamaraty abraçou com muita intensidade minha candidatura quando chegou ao conhecimento que meu nome estava sendo levado para consideração da Assembleia Geral da ONU. E considerou que a candidatura era estratégica para representar os interesses nacionais de aumento de representatividade do Brasil perante a ONU. Então, acredito que minha nacionalidade brasileira presente lá seja um fator que pese favoravelmente aos interesses do Brasil.

Sou a única latino-americana atualmente presente no tribunal e sou a primeira integrante da magistratura brasileira a ocupar uma cadeira neste tribunal.

Pensa na possibilidade de um dia compor Cortes Superiores aqui no Brasil como STJ e STF?

A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta. Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora.

Não é uma questão de não querer, é uma questão realística de achar que não vai dar.

Isso também é o motivo pelo qual eu, percebendo a falta de perspectiva na carreira nacional, busquei um outro viés de motivação profissional, começando uma carreira internacional.

Sem perder de vista que a minha profissão é nacional, porque é aqui que ganho o meu sustento, é aqui que eu garanto minha sobrevivência. Minha participação na ONU tem duração limitada, vai até junho de 2023, e não é possível renovar o mandato. Então é um parênteses na minha vida, um grande aprendizado e uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Fonte: Jota

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO3 horas ago

João Azevêdo apresenta balanço das ações de governo em 2024 e reforça compromisso com o desenvolvimento da Paraíba

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

ESTADO4 horas ago

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Esporte4 horas ago

“Desperta Verão” oferece ginástica aeróbica e avaliação nutricional para a população

CIDADE5 horas ago

Os amigos de Barrinha: uma confraternização que celebra a amizade e a união

CIDADE11 horas ago

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

Judiciário11 horas ago

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Nacional11 horas ago

Gleisi Defende IBGE e Responde a Crítica de Bolsonaro Sobre Desemprego: A Realidade Não Mente

Nacional12 horas ago

Nepotismo, auxílio e silêncio: o jogo sujo das famílias no poder

Nacional13 horas ago

Do sonho à realidade: dois anos de Lula e o balanço de uma gestão que tropeça em promessas

Judiciário13 horas ago

A questão constitucional e a função do Supremo Tribunal Federal no constitucionalismo contemporâneo

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Crise e confiança no agro

Judiciário13 horas ago

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Internacional13 horas ago

Scholz critica comentários “erráticos” de Musk e apoio à AfD

ENTRETENIMENTO13 horas ago

Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania

Internacional14 horas ago

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Internacional14 horas ago

Chanceler da Áustria renuncia por falta de apoio parlamentar

Internacional14 horas ago

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Internacional14 horas ago

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Bombom Lollo Caseiro

Educação & Cultura14 horas ago

Júlio Verne, o escritor que inspirou a exploração espacial

Judiciário14 horas ago

Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado

Judiciário14 horas ago

Dino suspende repasses de emendas a ONGs que não cumpriram critérios de transparência

Nacional14 horas ago

LDO é sancionada com veto a trecho que impediria bloqueio de emendas

Nacional14 horas ago

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

Saúde14 horas ago

Estudar neurociência em cobaias não revela complexidades do cérebro humano

Saúde14 horas ago

Por que algumas pessoas parecem imunes a contrair a covid-19?

Saúde14 horas ago

Diversidade biológica não é resultado apenas dos genes

Saúde14 horas ago

Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados na estação mais quente do ano

Segurança Pública14 horas ago

Central de Videomonitoramento reforça segurança nas unidades de saúde

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional7 dias ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde7 dias ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional7 dias ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura7 dias ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura4 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional4 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br