Connect with us

Judiciário

Juíza brasileira vai presidir Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça da ONU

A juíza do Trabalho Martha Schmidt explicou ao JOTA suas atribuições na ONU e como chegou ao posto

A juíza do Trabalho Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, será a partir do ano que vem presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A magistrada faz parte do tribunal desde 2016 e é a primeira integrante brasileira, além de ser a única latino-americana na atual composição.

Em conversa com o JOTA, a juíza explicou as atribuições que tem no Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna da ONU, como foi o processo seletivo para chegar ao cargo e quais são suas perspectivas na magistratura.

O Tribunal de Apelação é a segunda e última instância da justiça interna da ONU, que geralmente trata de causas trabalhistas e administrativas. “A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua”, explica Schmidt. “Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar de um eventual descumprimento por parte da própria organização”.

Marta Schmidt é juíza do Trabalho desde 1994, é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista e Mestre em Direito do Trabalho e de Previdência Social pela Université de Paris II e doutora em Direito Privado pela mesma instituição.

Na ONU, o processo de seleção foi dividido em duas etapas. “Há uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição”, lembra. “Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política”.

Questionada sobre o assunto, a juíza considera difícil no futuro vir a fazer parte de Cortes Superiores no Brasil, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta”, diz. “Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora”.

Confira a conversa que o JOTA teve com a juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt:

O que é o Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas? Quais são suas atribuições?

A ONU tem imunidade de jurisdição em face dos Estados membros onde atua. Por isso teve que criar um sistema de Justiça interno para responder às demandas dos seus próprios servidores, porque senão eles não teriam onde reclamar um eventual descumprimento por parte da própria organização.

Inicialmente, esse sistema de Justiça interno era prestado por altos servidores da ONU, mas com o tempo houve reclamações de falta de imparcialidade, de excesso de tempo para o julgamento desses casos e de um acúmulo de processos muito grande.

Há cerca de dez anos houve uma reformulação pela assembleia-geral desse sistema e houve a criação de dois graus de jurisdição. O primeiro grau é o tribunal de disputas, que tem sedes em Nova York, Genebra e Nairóbi, no Quênia. O Tribunal de Apelação, que fica em Nova York, é o segundo grau de jurisdição e instância final para julgamento desses casos.

Quais são as naturezas das causas?

São causas de natureza trabalhista ou administrativa. Envolvem todos os tipos de reclamações concernentes a descumprimentos de obrigações por parte da organização ou de alguma das agências afiliadas do sistema das Nações Unidas.

Existem alegações de descumprimentos de diversas ordens. Por exemplo, a ONU adota um sistema de contratação temporária. Quando esse contrato não é renovado, como a pessoa gostaria, existe a possibilidade de reclamação se essa pessoa achar que teria algum direito. A não renovação de contrato é uma decisão que é muito desafiada e analisada por esses tribunais internos.

Outro descumprimento alegado que temos muito é o de descriminação. Por exemplo, a não seleção para um cargo ou a não promoção.

A gente também analisa questões do fundo de pensão da ONU. Direitos de dependentes quando uma pessoa morre, direitos de pensão ou direitos após a aposentadoria.

Essas são as reclamações mais frequentes, mas temos reclamações mais delicadas. Por exemplo, as reclamações ligadas a direito disciplinar, quando tem uma punição e a alegação de que aquela punição não foi proporcional ou não cumpriu todas as formalidades necessárias.

Além disso, há casos mais delicados que transcorrem em segredo de justiça, como aqueles relacionados a assédio, que pode ser de ordem sexual ou moral.

Há regulamentos internos que balizam as decisões?

Há regras e regulamentos internos do sistema de justiça interno da ONU. Existe um regulamento geral e existem regulamentos específicos aplicáveis a cada agência do sistema das Nações Unidas.

Por exemplo, se a agência dos refugiados da Palestina tem uma reclamação, tem uma regulamentação específica dela, que não é exatamente a que regulamenta o secretariado em Nova York.

Qual foi o caminho para chegar até o posto?

É um trabalho de uma vida inteira.

Eu soube do concurso três dias antes de as inscrições se encerrarem. Em três dias tive que preparar toda a documentação e me preparar para o concurso que seria realizado. É uma seleção técnica, tive que fazer prova, uma entrevista oral e depois disso a gente foi para uma eleição. Depois há uma recomendação para uma votação na Assembleia Geral da ONU. Então teve uma fase técnica e teve uma fase política.

Só foi possível ser bem-sucedida na fase técnica porque tive todo um preparo antes, que nem era dedicado especificamente para essa seleção. Isso foi um acaso da vida, um pouco de sorte de eu ter visto que aquele edital estaria em curso.

A senhora integra a ONU desde 2016. Qual função desempenhou nesses quatro anos?

Hoje eu sou a primeira vice-presidente do Tribunal de Apelação. Em 2019, desempenhei a função de segundo vice-presidente do tribunal. Nos dois anos anteriores, fui juíza do Tribunal de Apelação, compondo as turmas. Mesmo na qualidade de presidente, a partir do ano que vem, vou continuar no exercício da função jurisdicional internacional, porque o presidente acumula as funções administrativas do tribunal com as de jurisdição.

Quais são as nacionalidades dos demais integrantes do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas?

Dos sete, quatro passaram a integrar o tribunal no mesmo momento: eu, um sul-africano, uma alemã e um grego. No ano passado, em outubro, tomaram posse três novos colegas, que são da Nova Zelândia, do Canadá e da Bélgica.

Quais foram os principais aprendizados que teve desde que ingressou no órgão?

Um deles foi uma contextualização melhor da aplicabilidade do sistema de Common Law no Direito. A ONU tem um sistema misto de Civil Law com Common Law. Então temos que dominar os dois sistemas jurídicos. Esse é um grande desafio e ainda é um grande aprendizado.

Um outro desafio que achei considerável no início foi que, vinda de uma esfera do Direito do Trabalho, eu tive que reaprender o Direito Administrativo e aplicar o Direito sob a ótica mais administrativista do que trabalhista. Também tendo em vista que a ONU é a maior organização mundial, mas não tem fins lucrativos. Isso é uma mudança de paradigma em relação ao conceito de direito do trabalho que estamos acostumados.

Isso dentro de um contexto de diversidade cultural muito grande, de diversidade linguística. Pela própria nacionalidade dos juízes componentes da corte, temos colegas que são nativos da língua inglesa, que é a língua utilizada na prática do tribunal, mas temos colegas também não nativos de língua inglesa. Para mim foi um desafio, e é até hoje um desafio muito grande, eu me expressar bem e me comunicar na língua inglesa.

Eu fiz toda minha seleção técnica em francês, uma vez que minha formação no exterior foi com doutorado na França. Mas na realidade do tribunal a língua utilizada é o inglês. Então até hoje estudo inglês, antes da entrevista, inclusive, estava tendo uma aula com um professor da Inglaterra.

O fato de a senhora, uma brasileira, ocupar esse cargo importante na ONU, pode ajudar o Brasil a, no futuro, tentar novamente galgar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU?

Eu não tenho o alcance de visão estratégica para responder a essa pergunta. Isso é uma concepção muito mais larga do que a que eu tenho e foge totalmente à minha prática de jurisdição.

O que eu posso te responder é que em alguns países, sobretudo os países em desenvolvimento, existe uma certa percepção de sub-representação em tribunais e órgãos internacionais.

Lembro que o Itamaraty abraçou com muita intensidade minha candidatura quando chegou ao conhecimento que meu nome estava sendo levado para consideração da Assembleia Geral da ONU. E considerou que a candidatura era estratégica para representar os interesses nacionais de aumento de representatividade do Brasil perante a ONU. Então, acredito que minha nacionalidade brasileira presente lá seja um fator que pese favoravelmente aos interesses do Brasil.

Sou a única latino-americana atualmente presente no tribunal e sou a primeira integrante da magistratura brasileira a ocupar uma cadeira neste tribunal.

Pensa na possibilidade de um dia compor Cortes Superiores aqui no Brasil como STJ e STF?

A minha trajetória na magistratura nacional acho que vai ser bem mais modesta. Eu comecei a trabalhar muito cedo, com 18 anos, e acho que me aposento antes de ter a chance de ser promovida para grau de desembargadora.

Não é uma questão de não querer, é uma questão realística de achar que não vai dar.

Isso também é o motivo pelo qual eu, percebendo a falta de perspectiva na carreira nacional, busquei um outro viés de motivação profissional, começando uma carreira internacional.

Sem perder de vista que a minha profissão é nacional, porque é aqui que ganho o meu sustento, é aqui que eu garanto minha sobrevivência. Minha participação na ONU tem duração limitada, vai até junho de 2023, e não é possível renovar o mandato. Então é um parênteses na minha vida, um grande aprendizado e uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Fonte: Jota

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário14 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional15 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública15 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde15 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde15 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública15 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO15 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário17 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional17 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA17 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA17 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional17 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário17 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional17 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional17 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional17 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional17 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional17 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional17 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional17 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca18 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário18 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário18 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura1 dia ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura1 dia ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional1 dia ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 dia ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 dia ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br