Connect with us

Educação & Cultura

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

A senadora Teresa Leitão comandou audiência com representantes da educação

Especialistas defenderam nesta quarta-feira (28) a constante avaliação do Novo Ensino Médio, com a atenção concentrada na realidade de cada município e de cada estudante e com investimento na formação e valorização de professores, na infraestrutura das escolas, na redução da desigualdade entre as redes públicas e privadas e na flexibilidade da questão curricular.

A análise foi feita durante a quinta audiência pública interativa promovida pela subcomissão temporária que avalia os desafios no processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil, iniciado em 2022. Ao final dos trabalhos, a subcomissão apresentará um relatório sobre as discussões.

A chamada reforma do ensino médio teve seu marco normativo confirmado na Lei 13.415, de 2017, decorrente de medida provisória (MP) apresentada em setembro de 2016. Até o momento, os entes federativos têm encontrado inúmeras dificuldades e barreiras em sua implementação, por razões diversas e variadas motivações, destacou a senadora Teresa Leitão (PT-PE), no requerimento de realização do debate (REQ 5/2023).

— Temos convergência de opinião na subcomissão, mas outros olhares só fazem enriquecer a responsabilidade de alterar a rota com compromisso e reafirmar os direitos dos estudantes e dos profissionais — afirmou a senadora.

Direito à educação

Pró-reitor de ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF) e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Carlos Artur Arêas disse que uma reforma curricular não basta para discutir a qualidade do ensino médio, que está no “coração” do direito à educação. Em sua avaliação, é preciso discutir questões estruturais, questões de salário, a valorização de profissionais e a infraestrutura das escolas, entre outros temas.

Ele também cobrou a implantação de uma “educação integrada e integral, que é a educação que trata o ser humano na sua forma completa, para a vida e a cidadania científica, artística e intelectual”.

— Cada vez que apontamos para obrigatoriedade apenas, por exemplo, para matemática ou português no ensino médio, estamos apontando no sentido contrário, de que basta um conhecimento instrumental ou competências específicas para que um trabalhador exerça as suas funções. Existem modelos que caminham para uma profissionalização, mas abrem mão de discussão mais ampla da cidadania — afirmou.

Arêas defendeu ainda a construção de uma nova base comum curricular, que precisaria ser refeita na forma, conteúdo e duração, além da possibilidade de ampliação da educação profissional, que hoje só atinge 10% dos alunos do ensino médio — bem inferior aos 40% verificados nos 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em resposta a perguntas enviadas por internautas, Arêas ressaltou que a educação é multidimensional, e que não dá para dissociá-la da formação de professores, elaboração de cargas horárias, flexibilidade da questão curricular e diferenças entre a rede pública e a escola privada.

— Mais da metade dos jovens brasileiros com 24 anos ou mais não concluíram educação básica. Como fica o direito desses jovens à educação? — questionou.

Escolas estaduais

Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), Alfredo Macedo Gomes salientou que o ensino médio no Brasil, de maneira geral, ocorre especialmente nas escolas estaduais, que concentram a grande maioria das matrículas.

— Não queremos um ensino médio que leve apenas à educação superior, mas é necessário discutir o caráter formativo e o que ele pode entregar à etapa conclusiva do ensino básico brasileiro. Em geral, o ensino médio tem sido olhado de maneira terminativa de um processo formativo, mas nós entendemos como uma dimensão da educação básica. É necessário considerar o fortalecimento da forma integral e integrada para todos os alunos do ensino médio, caminhar no sentido de formação integrada, constituindo a possibilidade muito concreta do direito de formação qualificada aos estudantes, o fortalecimento de uma rede nacional que possa dialogar a partir de um regime de colaboração que converse mais amplamente com os sistemas estaduais — afirmou.

Gomes disse ainda que é preciso garantir a formação do aluno em todas as áreas de conhecimento, e não apenas de forma restritiva ao português e matemática, avançando na direção de uma educação que leve à formação crítica, reflexiva, comprometida com o entendimento dos problemas presentes nas diferentes áreas de conhecimento, o que irá possibilitar a formação de pessoas capacitadas ao ingresso no ensino superior.

Em resposta aos internautas, Gomes afirmou que é preciso colocar a educação como vetor de desenvolvimento nacional e olhar para o setor de forma mais estratégica para que as mudanças no ensino médio reflitam a realidade nacional, além de fortalecer a linha de organização das escolas na sua individualidade e peculiaridade, estimulando a presença da juventude na educação.

Renovação com responsabilidade

Ao endossar as posições dos dois debatedores que o antecederam, o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Francisco do Ó de Lima Júnior, defendeu a renovação do ensino com responsabilidade e a adoção de uma nova base nacional curricular, além de um esforço para a formação de professores e o fortalecimento de programas de residência pedagógica.

— É preciso pensar na continuidade de programas que atendam níveis mais avançados da educação, não só o ensino primário. Pensar na valorização da educação numa perspectiva reforçando a Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que é a ideia de colaboração e cooperação em níveis diferenciados, o envolvimento constante com entidades que representam a comunidade escolar de base, além dos profissionais de educação – afirmou.

Lima apontou a necessidade de revisão do ensino médio não só na concepção, mas, principalmente, em relação aos diferentes vetores e métodos, na perspectiva que inclua ainda questões relacionadas à formação do professor, reforço nos investimentos, valorização da carreira docente e um currículo que “não seja engessado”.

“Escola melhor”

Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e representante da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Bruno Eizerik disse ser “totalmente favorável” à implementação do Novo Ensino Médio, que trará um modelo de escola melhor para os jovens brasileiros.

— Mesmo que a lei seja de 2017, esse modelo já começou a ser discutido na década de 1950. Nós não estamos inventando a roda. O Brasil é o único país que tinha escola única para todos os alunos, e nós sabemos o resultado que essa escola única oferece para nossa sociedade. 95% dos jovens que terminam o ensino médio não têm conhecimento esperado em matemática, 69% não têm em português. Precisamos modificar nosso ensino médio com uma escola plural com protagonismo do aluno, esse é o cerne do ensino médio que tem que ser mantido. Dois terços das escolas vão aumentar a carga horária, temos 49% das instituições que vão aumentar o número de professores — afirmou.

Se o Brasil enfrenta dificuldades na implementação do novo ensino médio na rede pública, disse Bruno Eizerik, esta se deve “ao trabalho não realizado pelo Ministério da Educação no último governo, que acabou deixando a implementação do novo ensino médio a cargo dos estados, e aí tivemos muita coisa acontecendo sem centralidade e sem coordenação federativa”.

— Temos que pensar sempre nos alunos e o que é importante para os alunos, e não para os professores donos de seus conteúdos. Quem trabalha com educação sabe que nunca estamos prontos e que sempre há para construir. Pode haver ajustes, mas não podemos calar frente ao discurso de falta de estrutura das escolas públicas. Essa é uma questão estrutural, mas não pode barrar a implementação de um novo ensino médio que coloca o Brasil na linha dos demais países. Precisamos de uma reforma tributária, administrativa, mas ainda mais que a educação seja prioridade no país e, para isso, precisamos do Congresso Nacional, precisamos de uma política de Estado de longo prazo para a educação. Temos que implantar e analisar os resultados, mas não deixar de implementar — afirmou.

Em resposta a perguntas enviadas por internautas, Bruno Eizerik afirmou que o Novo Ensino Médio criou na escola um espaço há muito tempo esperado, de autoconhecimento e escolhas.

— Nós, da escola privada, não estamos satisfeitos com o abismo entre a escola privada e a escola pública. Queremos que a escola pública seja melhor, precisamos da escola pública forte, que ofereça serviço para os cidadãos. A rede privada conseguiu fazer a implementação e, muitas vezes, com professores da rede pública que atuam na rede privada. É preciso gestão e vontade política para fazer acontecer o Novo Ensino Médio — concluiu.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional3 dias ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional3 dias ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional3 dias ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário3 dias ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional4 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional4 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário4 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública4 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional4 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca4 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca4 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional4 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde4 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca4 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO4 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO4 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde4 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura4 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública4 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário4 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura4 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca4 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário4 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA4 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca4 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde6 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA6 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública6 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE7 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura7 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde2 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde2 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br