Connect with us

Judiciário

Suprema corte decidiu que cinema não era ‘expressão’, mas depois mudou de ideia

‘The Miracle Decision’ e o fim da censura prévia nos Estados Unidos

Nas duas primeiras décadas do século XX, os “motion pictures” (quadros em movimento) tornaram-se a principal forma de entretenimento nas grandes cidades americanas, substituindo as célebres operetas populares. As puritanas e pudicas autoridades públicas da América ficaram atentas: projetadas em telas improvisadas nos velhos teatros de “vaudeville”, as produções visavam ao lucro e para atrair o público ousavam na linguagem e no conteúdo. O sucesso do cinema no alvorecer do século passado foi tão espetacular que teatros começaram a ser erguidos aos milhares apenas para exibir as películas, ao módico preço de “um níquel”. Calcula-se que em 1910 havia cerca de dez mil “nickelodeons” recém construídos apenas nos Estados do norte dos EUA.

A novidade magnetizante do cinema e o atrevimento que lhe era inerente constituíam um dos principais alvos das organizações civis da “Progressive Era”: associações heterogêneas que combatiam a “degeneração” da América original por imigrantes, católicos, magnatas, socialistas e arrivistas de toda sorte; esses cruzados antimodernistas (por vezes ambiguamente modernizantes) pregavam a adoção de normas moralizadoras contra a prostituição, o trabalho infantil, o comunismo, os monopólios, a poluição, a corrupção, o alcoolismo e outros males da sociedade industrial, para a preservação “da moral e dos bons costumes”.

Nesse espírito de desconfiança inerente à “Belle Époque”, os guardiães da moralidade logo começaram a emanar os seus éditos de censura prévia. A indústria do cinema pré-Hollywood começou a se desenvolver inicialmente na Costa Leste, especialmente na Nova Inglaterra e no Meio-Oeste. A Pennsylvania foi o primeiro Estado a aprovar uma lei de censura a filmes exibidos nos cinemas. A norma dava poder a uma comissão para negar autorização a películas que mostrassem cenas “sacrílegas, obscenas, indecentes, ou tendentes a corromper a moral”. Também eram vetadas imagens de “nudez, infidelidade, mulheres bebendo ou fumando ou em situações de ‘paixão prolongada’”.  Semelhante regulação ocorreu no Estado de Ohio, onde um conselho censor condicionava a exibição de filmes a uma avaliação do seu conteúdo, autorizando apenas obras “morais, educacionais, divertidas ou inofensivas”. Para obter a “licença de exibição”, as empresas cinematográficas deveriam submeter as suas produções ao órgão censor e pagar uma taxa pelo serviço.

A Mutual Film Corporation produzia “cinejornais”, resumos audiovisuais de notícias semanais ou mensais que eram mostrados em geral antes de produções ficcionais, embora houvesse também sessões exclusivas para esse tipo de projeção. Os cinejornais da Mutual eram vendidos para teatros de vários estados, e em Ohio, Illinois, Pennsylvania e Kansas, de acordo com as leis locais, a empresa era obrigada a submeter-se a censura prévia, pagando taxas para o “licenciamento” de suas produções.

O procedimento de licenciamento em diversos Estados era burocrático, lento e custoso. Cada localidade exigia procedimentos e documentos diferentes, aplicava critérios distintos de censura, cobrava taxas desarrazoadas e, pior, demorava muito a conceder a autorização. Muitas vezes as licenças só eram emitidas quando as notícias dos cinejornais já eram velhas.

Foi por esse motivo que a Mutual Film Corporation processou a Industrial Commission of Ohio, questionando a censura prévia em face da Primeira Emenda, mas também as legislações estaduais em face da famosa Cláusula do Comércio, que atribui à União, por meio do Congresso, o poder de legislar sobre atividades relativas à atividade comercial interestadual. A linha de argumentação básica do requerente sustentava que o “cinejornal” era um meio de imprensa tanto quanto jornais e revistas impressas, estando protegido pela cláusula de liberdade de imprensa e de expressão (freedom of speech). E, circulando além das fronteiras estaduais, tal como um jornal ou revista, somente poderia ser regulado por leis federais.

O caso chegou à Suprema Corte, que rejeitou a tese dos requerentes (Mutual Film Corporation v. Industrial Comission of Ohio, 236 U.S. 230 (1915)). Os juízes, em decisão unânime, afirmaram que o cinema não poderia ser comparado à imprensa, pois não demandava alfabetização ou “reflexão” para sua compreensão e, assim, “ausente a razão”, poderia provocar reações irracionais.

De acordo com a fundamentação, os filmes eram “vívidos, úteis, entretinham, porém… eram igualmente capazes de produzir o mal devido à sua atratividade e modo de exibição”. A corte ainda declara que os filmes eram mero entretenimento e espetáculo, ou “um negócio como qualquer outro, concebido e conduzido para o lucro”, insuscetíveis assim de proteção pela Primeira Emenda. O argumento de violação à cláusula do comércio foi enfrentado de forma bastante superficial e também rejeitado.

Embora a decisão tratasse de “cinejornais”, seus efeitos foram deletérios e duradouros para a indústria do cinema americano.

Como a produção e exibição das películas em teatros foi considerada um “negócio” do ramo dos espetáculos (semelhante ao circo, por exemplo), ela era suscetível de regulação pública, inclusive quanto ao conteúdo.

Isso provocou um “chilling effect” nos estúdios, que passaram a criar normas internas de autocensura para evitar que suas caras produções fossem proibidas e inviabilizadas. Foi assim que nasceu o famoso “Código Hays” de Hollywood, um conjunto de regras implementado na década de 1930 sobre temas e linguagens a serem evitadas, como, por exemplo, beijos lascivos e sugestões sexuais.

Foi somente na década de 1950 que a jurisprudência da Suprema Corte iria mudar radicalmente, e os responsáveis indiretos por essa guinada foram os aclamados cineastas italianos Federico Fellini, Tullio Pinelli e Roberto Rossellini. Eles eram autores do polêmico filme “O Milagre”, cujo enredo narra a história de uma camponesa italiana inocente e católica fervorosa, seduzida por um homem que a ludibria dizendo ser São José.

Abandonada grávida, ela acredita que o seu filho é Jesus Cristo. Um distribuidor do filme nos EUA, Joseph Burstyn passou a exibi-lo em Nova Iorque, onde ele foi objeto de uma campanha de boicote patrocinada pela Legião Nacional da Decência (National Legion of Decency), sendo atacado como uma produção “anticatólica” e “sacrílega”. Essa entidade denunciou a exibição do filme a “New Tork State Board of Regents”, órgão encarregado de fazer a censura dos teatros naquele Estado, cujos integrantes decidiram por embargar a obra e retirá-lo de circuito.

O exibidor do filme censurado recorreu ao judiciário e o caso acabou na Suprema Corte, que reverteu o precedente Mutual Film de 1915. O Justice Tom C. Clark, redator da decisão, observou as mudanças no direito e nas condições fáticas desde o julgamento anterior. Para ele, depois do caso Giltow v. New York (1925), a Suprema Corte afirmou o princípio da incorporação do Bill of Rights aos Estados, pelo que a cláusula de liberdade de expressão era oponível às leis estaduais que a infringissem.

Além disso, no plano dos fatos, considerou que era preciso ver o cinema em outra perspectiva distinta da época de seu surgimento, já que essa forma de expressão era cada vez mais empregada para refletir e influenciar a opinião pública, tendo evoluído de tal maneira que não poderia mais ser considerada apenas um “negócio”, mas sim uma forma de expressão artística, a qual havia sido restrita sem critérios objetivos no caso analisado.

Em um voto convergente, o Juiz Felix Frankfurter acrescentou ainda que o termo “sacrílego”, tal com constava da legislação de Nova Iorque, era “vago demais”, oportunizando o arbítrio estatal na imposição da censura. Esse julgamento iniciou o desmonte da censura prévia ao cinema nos EUA, e é conhecido como “The Miracle Decision”, em alusão ao nome do filme italiano.

No entanto, a plena liberdade de expressão no cinema americano ainda levaria algum tempo. A decisão no caso Burstyn v. New York 343 U.S. 495 (1952) ocorreu em plena era macarthista, na qual houve grande perseguição a roteiristas, diretores e atores de Hollywood e por isso os grandes estúdios passaram a evitar temas politicamente sensíveis, além de demitir centenas de profissionais acusados – no mais das vezes infundadamente – de comunismo. Assim, a autocensura prosseguia na indústria.

Além disso, a própria decisão da Suprema Corte no caso Burstyn não tinha sido abrangente o suficiente quanto ao conteúdo das produções: embora estabelecendo o cinema como arte expressiva e a albergando sob a Primeira Emenda, de alguma forma a submetia às demais restrições decorrentes da doutrina do “discurso protegido” (protected speech), segundo a qual a liberdade de expressão não era absoluta, podendo ser limitada em face de outros valores constitucionais.

Por exemplo, cinco anos depois do caso Burstyn, a Suprema Corte firmou o célebre precedente Roth v. United States, 354 U.S. 476 (1957), no sentido de que a obscenidade não estava protegida pela Primeira Emenda, abrindo assim a possibilidade de censura a filmes por critérios mais objetivos.

E, logo a seguir, em 1961, no caso Times Film Corp. v. City of Chicago, 365 U.S. 43 (1961), pela estreita maioria de cinco votos a quatro, a Suprema Corte entendeu que os Estados poderiam manter órgãos de censura prévia para avaliação de conteúdo obsceno, embora no processo examinado nada mais constasse além do que o título do filme (Don Juan).

O voto da maioria foi redigido pelo Juiz Tom C. Clark, o mesmo que formulara a decisão no caso Burstyn, sendo vencidos os grandes juízes liberais Earl Warren, Hugo Black, William Douglas e William Brennan. A decisão da maioria estava mal construída do ponto de vista da argumentação, já que a possibilidade de restrição de material obsceno não induzia necessariamente à constitucionalidade de censura prévia.

Essa fragilidade levou à revisão da jurisprudência poucos anos depois, no caso Freedman v. Maryland 380 U.S. 51 (1965), quando o exibidor Ronald Freedman e a produtora Times Film Company se recusaram a submeter ao comitê de censura de Mayland o filme francês Revenge at Daybreak, que tratava da Revolução Iralndesa de 1916.

Na decisão, redigida pelo Juiz Brennan, embora reconhecendo o direito do Estado em “proteger a moralidade pública”, estabeleceu uma alteração procedimental, atribuindo aos órgãos de censura o ônus de demonstrar judicialmente a ilegalidade da produção artística no caso de pretender a negativa da “licença”, que assim só poderia ser indeferida por decisão judicial. Ou seja, na prática, inviabilizava a censura prévia por mero ato administrativo. Logo depois desta decisão, quase todos os Estados dissolveram seus comitês de censura, salvo o próprio Estado de Maryland, que o manteve até 1981.

Fonte: Jota

CÁSSIO CASAGRANDE – Doutor em Ciência Política, Professor de Direito Constitucional da graduação e mestrado (PPGDC) da Universidade Federal Fluminense – UFF. Procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE21 horas ago

Juiz proíbe candidatura de Dinho Dowsley, ignorando seu trabalho à frente da Câmara e decisões superiores

Nacional23 horas ago

Feliz Ano Novo!

Nacional1 dia ago

2025: o ano da virada ou mais do mesmo?

ECONOMIA1 dia ago

Tesouro Direto muda cobrança de taxa de custódia a partir desta terça-feira (31)

ECONOMIA1 dia ago

Novas leis que alteram impostos de bancos e multinacionais devem arrecadar R$ 16 bi a mais em 2025

Nacional1 dia ago

Sancionada com veto lei que endurece regras do BPC

Nacional1 dia ago

Senado apresenta informações sobre emendas ao STF

Saúde1 dia ago

Pesquisa descobre ponto fraco de bactérias resistentes a antibióticos

Esporte1 dia ago

Athletic vai tentar feito inédito contra o Cruzeiro no DF

ECONOMIA1 dia ago

Após ação do BC, dólar recua e encerra último pregão do ano a R$ 6,18

Educação & Cultura1 dia ago

O desafio brasileiro de levar a leitura às prisões

Internacional1 dia ago

Ex-marido de Gisèle Pelicot não vai recorrer da condenação

Internacional1 dia ago

Renda mediana de brasileiros na Alemanha supera a de alemães

Internacional1 dia ago

Rússia e Ucrânia trocam mais de 300 prisioneiros de guerra

Internacional1 dia ago

“Superano de eleições” foi marcado por derrotas governistas

Nacional1 dia ago

Márcio Pochmann na Berlinda: IBGE Vira Campo de Batalha Política e Estatísticas Entram na Linha de Tiro

Segurança Pública1 dia ago

Preocupado com sua imagem, Exército contrata pesquisa de R$ 717 mil pra consultar cidadãos sobre temas relevantes: Brasileiros podem estar menos propensos a aceitar uso de militares em solução de conflitos, como GLOs

Segurança Pública1 dia ago

1.500 vagas para mulheres nas Forças Armadas: Alistamento começa em janeiro de 2025

Segurança Pública1 dia ago

Clube Militar vai para cima do STF em defesa de Braga Netto: “O semidivino poder de indicia, julga, condena e destrói reputações”

Segurança Pública1 dia ago

Exército destoa da Marinha e Aeronáutica e quebra tradição de publicar mensagem de fim de ano do Comandante às tropas: Até agora, Força só postou animação de 10 segundos

Segurança Pública1 dia ago

Washington em alerta! Agora ficou sério: Marinha do Brasil quer construir um porta-aviões e promete tornar o país o primeiro da América Latina a operar essa poderosa máquina, revolucionando sua posição geopolítica no mundo

Segurança Pública1 dia ago

Sem alarde, Defesa prorroga presença das Forças Armadas na fronteira com a Venezuela e vai mandar tropas para a região com 3 tipos de mísseis e dezenas de blindados

Saúde1 dia ago

Escova de dentes inteligente melhora qualidade de vida dos idosos

Saúde1 dia ago

Prótese de fala fica segura buscando inspiração nas plantas carnívoras

Politíca1 dia ago

Medicamento controverso para Alzheimer fracassa em testes clínicos

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado reduz reajuste da passagem de transporte intermunicipal para 4,87%

Politíca1 dia ago

Veneziano fecha 2024 ampliando em mais R$ 30 milhões o teto de investimentos na Saúde de Campina Grande e cidades da região

Saúde1 dia ago

Resgate Aeromédico registra 100 ocorrências de transporte de pacientes

Saúde1 dia ago

Secretaria de Saúde orienta quando recorrer às UPAs ou USFs em João Pessoa

ESTADO1 dia ago

Empreender PB atende todas as regiões da Paraíba em 2024

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional2 dias ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 dias ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 dias ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 dias ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura1 semana ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde1 semana ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional1 semana ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura4 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional4 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde4 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde4 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br