ESTADO
Programação especial marca 40 anos da Fundação Casa de José Américo
Com uma extensa programação, administrativa e cultural, a Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, inicia as comemorações dos 40 anos de criação da instituição, em dezembro.
Os eventos virtuais se estenderão pelo decorrer do ano de 2021, culminando em 10 de janeiro de 2022, data em que se comemora os 40 anos de inauguração do museu.
As atrações poderão ser acompanhadas pelo canal da FCJA, no YouTube, contemplando os mais diversos segmentos artístico-cultural: a literatura, a música, o cinema, seminários, homenagens, inaugurações, entre outras atrações. Tudo isso conectado com o rico universo que compõe a vida e obra do escritor José Américo.
Sobre as comemorações, alusivas aos 40 anos, o presidente da FCJA, Fernando Moura, destacou a importância da celebração. Segundo ele, a instituição abriga mais de 500 mil documentos, distribuídos em correspondências, livros, jornais, cartazes, fotografias, o que credencia à posição de um dos acervos mais ricos da história da Paraíba. Ele ressalta, ainda, que este potencial resulta em publicações, teses, ao longo de 40 anos.
“Queremos destacar a importância da Fundação mas também colocá-la no caminho do futuro, realizando novas pesquisas, digitalizando e organizando o acervo, para disponibilizar ao público, planejando novas ações para os próximos anos. Tem o caráter da celebração, mas também o entrelaçamento da história da cultura paraibana e o legado de José Américo de Almeida”, detalhou o presidente.
A criação da Fundação Casa de José Américo aconteceu no dia 10 de dezembro de 1980, com a Lei 4.195, assinada pelo então governador Tarcísio Burity, determinando como sede a casa onde o ilustre imortal paraibano viveu os últimos 22 anos de sua existência, situada na orla do Cabo Branco.