Esporte
Por combate ao Covid-19, hospital de JP recebe ambulância da CBF
O Programa Craques da Saúde entrou em campo novamente neste sábado (28). Antes do duelo entre Palmeiras e Athletico-PR, os capitães das duas equipes fizeram entrega da chave cerimonial da ambulância para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, que foi a unidade que mais recuperou pacientes de covid-19 na Paraíba.
Como o estado não tem um clube representante no Brasileirão Assaí 2020, a entrega foi realizada no Allianz Parque, em São Paulo. Esta foi a terceira das 27 ações programadas pela iniciativa da CBF, que visa valorizar os profissionais de saúde, assim como reforçar as instalações que combatem a pandemia do coronavírus. O gesto foi protagonizado por Gustavo Gómez e Thiago Heleno, capitães das equipes envolvidas na partida, e também por Anderson Daronco, árbitro do confronto.
A entrega da chave é uma cerimônia simbólica que antecede a doação. As ambulâncias efetivamente serão entregues diretamente nas cidades onde estão localizadas as unidades de saúde contempladas, em cerimônias que serão organizadas pelas Federações Estaduais de futebol correspondentes, após vencidas as etapas relativas à documentação e transferência do veículo.
Durante a entrega simbólica realizada no Allianz Parque, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires foi representado pelo Dr. Matheus Agra – que foi enviado como suplente pelo responsável oficial pela unidade, Doutor Antonio Cavalcanti Sobrinho. Após a cerimônia, Agra destacou que a ambulância do modelo FIAT FIORINO será de extrema importância no combate ao coronavírus em diversas cidades da Paraíba.
– Vai ser de extrema importância para o nosso estado. Agradeço, primeiramente, à CBF por essa iniciativa. Por estar reconhecendo nosso trabalho nessa luta constante contra essa doença tão surpreendente, que veio nos pegar de surpresa. Sei que essa ambulância vai ser de grande serventia porque no nosso estado temos o serviço de UTI móvel covid – destacou o doutor Matheus Agra.
O médico ainda ressaltou que a unidade de saúde, que fica na Região Metropolitana de João Pessoa, em Santa Rita, atende a muitas cidades próximas. Por isso, ganhar um reforço desse é fundamental, para ajudar na transferência de pacientes.
– Muitas vezes essas cidades menores não têm ambulâncias que consigam fazer o transporte para o hospital. Por isso o Estado montou uma equipe de UTI móvel covid para trazer esses pacientes dessas cidades para o nosso hospital. Tenho certeza que essa ambulância será de extrema serventia para a gente incrementar ainda mais nossa equipe, aumentar cada vez mais para estar ganhando cada vez mais tempo na hora de buscar esses pacientes de outras cidades – concluiu.
O Craques da Saúde é um projeto da CBF que doará 27 ambulâncias a unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as Unidades Federativas (UF) do país. Os hospitais públicos com o maior índice de pacientes recuperados da Covid-19 de cada estado ganharão as ambulâncias. As entregas simbólicas serão realizadas em jogos do Brasileirão Assaí e fazem parte de um agradecimento da CBF, da FIAT e de toda a comunidade do futebol brasileiro a estes Craques da Saúde.
A ambulância é equipada com itens de série específicos para o transporte seguro e rápido de pacientes. O veículo conta com adaptações especiais para este uso, como maca retrátil e suporte para cilindro de oxigênio e soro plasma e armário superior, teto e piso em ABS (que permite rápida e fácil higienização), entre outros dispositivos.
Vozdatorcida