Connect with us

Segurança Pública

Especialistas apontam caminhos para combater violência institucional contra mulheres

Entre as ideias apresentadas, estão tornar crime o ato ou a omissão de agentes públicos que prejudique o atendimento à vítima; e capacitar operadores da Justiça

A Câmara dos Deputados recebeu de parlamentares e especialistas uma série de sugestões para combater a violência institucional e a violência praticada contra vulneráveis. Os temas foram debatidos nesta segunda-feira (30) em audiência pública promovida pela Secretaria da Mulher como parte da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A 1ª Procuradora-Adjunta da Mulher, deputada Aline Gurgel (Republicanos-AP), citou, entre as propostas em debate na Casa o Projeto de Lei 5091/20, que torna crime a violência institucional, ou seja, os atos ou a omissão de agentes públicos que prejudiquem o atendimento à vítima de violência. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa.

21 Dias de Ativismo – Debate sobre Violência Contra as Mulheres na Pandemia. CONAMP, Dra Gabriela Manssur

Gabriela Manssur: é comum desqualificarem a vítima nas audiências, a fim de se justificar a violência

O texto foi apresentado pelas deputadas Soraya Santos (PL-RJ), Flávia Arruda (PL-DF) e Margarete Coelho (PP-PI) como reação à conduta de agentes públicos durante o julgamento do empresário André Aranha, acusado de estupro pela influenciadora digital Mariana Ferrer.

Outra proposta relacionada ao caso é o PL 5096/20, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e outros 25 deputados de diversos partidos, que obriga o juiz a zelar pela integridade da vítima em audiências sobre crimes contra a dignidade sexual. Pelo texto, o magistrado deverá denunciar o advogado se houver excessos.

Capacitação
A promotora de Justiça de São Paulo Gabriela Manssur, criadora do projeto “Justiça de Saia”, disse que muitas vezes se percebe a tentativa de desqualificar a vítima nas audiências, justificar a violência sofrida e culpar a mulher. Ela acrescentou que a violência institucional ocorre quando a mulher procura a Justiça e enfrenta obstáculos – seja por omissão, ação, imperícia ou demora – e sofre lesão de seus direitos.

Manssur destacou que o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) já reconhece a necessidade de capacitação de todos os operadores de Direito que atuam nas varas especializadas de violência contra a mulher. Segundo a promotora, a capacitação também tem de ocorrer nas promotorias e nas delegacias.

“Seria importante ainda ter uma lei específica prevendo indenização nos casos de violência institucional de gênero, já tipificando e conceituando o que é essa prática”, afirmou. “E um outro ponto é a necessidade de responsabilização de quem comete essa violência”, completou.

21 Dias de Ativismo – Debate sobre Violência Contra as Mulheres na Pandemia. Professor Doutor Da Usp E Diretor-Presidente Da Associação De Pesquisa Em Inteligência Artificial E Direito, Dr Juliano Maranhão

Juliano Maranhão: estereótipos de gênero podem influenciar no resultado dos julgamentos

Conforme a promotora, a violência institucional de gênero acaba calando e afastando outras mulheres da Justiça, que ficam com medo de denunciar.

Inversão de papéis
Autora do livro “Estupro – Crime ou Cortesia?”, a jurista e pesquisadora Silvia Pimentel salientou que estereótipos, preconceitos e discriminação de gênero são absorvidos pelos operadores de Direitos e reproduzidos na prática jurídica, provocando inversão de papéis, fazendo com que vítimas se transformem em rés e vice-versa.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Juliano Maranhão citou decisão de 2018 do Tribunal de Justiça de São Paulo em que três indivíduos que molestaram uma menina de 11 anos foram absolvidos, sob a alegação de que a garota era insinuante. O docente realiza estudo sobre estereótipos de gênero em processos de violência sexual e sua correlação com os resultados dos julgamentos. Presidente da Associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito, Maranhão informou que a ideia é desenvolver ferramenta de inteligência artificial que possibilite essa identificação.

Representantividade
A promotora Gabriela Manssur também chamou atenção para a falta de representatividade da mulher no sistema de Justiça e questionou se isso não ajuda a gerar a violência institucional de gênero. Ela ressaltou a importância da representatividade feminina nas audiências sobre violência e crimes sexuais contra a mulher.

A juíza Luciana Tavares, da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco, disse que o sistema de Justiça não é plural como deveria ser e chamou a atenção para o racismo estrutural e institucional no Judiciário. Ela citou dados do IBGE mostrando que 56% da população brasileira são de negros ou pardos, mas destacou que apenas 18% dos magistrados se autodeclaram dessa forma, sendo que, destes, menos de 2% são negros e os demais são pardos.

Violência contra vulneráveis
Já a consultora em Inclusão de Pessoas com Deficiência Leandra Certeza mencionou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelando que as pessoas com deficiência são 1,5 vez mais propensas a serem vítimas de violência, e as mulheres com deficiência correm o risco três vezes maior de sofrer estupros.

“Durante a pandemia, os casos de violência, principalmente sexual, se agravaram. Por ficarem em casa cuidando muitas vezes de filhos e até de seus maridos, as mulheres com deficiência não conseguiram sair de casa para fazer denúncias nas delegacias, locais que pecam também pela falta de acessibilidade”, acrescentou.

21 Dias de Ativismo – Debate sobre Violência Contra as Mulheres na Pandemia. Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência, Leandra Migotto Certeza

Leandra Certeza: pessoas com deficiência são mais propensas a serem vítimas de violência

Ela citou ainda dados do Disque 100 e do Ligue 180, segundo os quais as denúncias de violação contra as mulheres com deficiência saltaram 18% em 2020, passando de 9.778 no ano passado para 11.513 casos. “Os casos de estupro coletivo foram 12,12% maior contra mulheres com deficiência”, completou.

Especialista em Relações Étnico Raciais; Gênero e em Segurança Pública no Sistema Prisional, Deise Benedito ressaltou que as primeiras mulheres violentadas no País foram as indígenas e, em seguida, a população negra foi alvo de violências diversas nos mais de 300 anos de escravização. Ela destacou que o período pós-abolição não garantiu direitos e reparação à população negra, e ainda hoje 38 milhões de negros e negras vivem sem direitos garantidos em 63 mil favelas, sendo os alvos primordiais da violência perpetuada pelos agentes de segurança pública.

Redes de proteção
Membro do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Humberto Miranda disse que a rede de proteção às populações mais vulneráveis, incluindo os conselhos tutelares, ficou mais frágil durante a pandemia. Ele salientou a importância de se fortalecer esses conselhos para garantir a assistência a crianças e adolescentes que vivenciam violências. “É necessário cuidar de quem cuida.”

A deputada Erika Kokay (PT-DF) concorda que é preciso fortalecer as redes de proteção, promovendo, por exemplo, mais capacitação dos agentes públicos, incluindo conselheiros tutelares. Ela destacou ainda a dificuldade de punição quando há poderes econômicos e políticos envolvidos. “A impunidade fragiliza o estado democrático de direito, que faz com que as pessoas acreditem que denunciar não tem efeito”, concluiu. https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/violencia-contra-a-mulher-pandemia/index.html

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública3 minutos ago

PF apreende maconha e medicamento proibido no Brasil em encomendas

ESTADO15 minutos ago

Juiz do TRE manda retirar tornozeleira eletrônica de Lauremília Lucena

Politíca1 hora ago

Michelle Bolsonaro visita João Pessoa em apoio à candidatura de Marcelo Queiroga à Prefeitura

CIDADE2 horas ago

Justiça determina soltura de vereadora Raíssa Lacerda com imposição de medidas cautelares rigorosas

ESTADO2 horas ago

Dia das Pessoas Idosas: Marmuthe renova o compromisso de luta pela garantia de direitos

Segurança Pública2 horas ago

Estado da Paraíba apoiará emprego de tropas federais durante eleições, afirma secretário de segurança

Judiciário3 horas ago

Eleitores estão protegidos: saiba como funciona a proibição de prisão durante as Eleições 2024

Judiciário4 horas ago

TRE Esclarece Silêncio de Juiz Federal sobre Processo de Laurência Lucena

Educação & Cultura6 horas ago

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa são premiados em torneio do projeto Xadrez na Praça 

Educação & Cultura6 horas ago

Abertas inscrições para processo seletivo de bolsistas para o programa Paraíba Produtiva

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Frango Frito (melhor que KFC e Popeyes)

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Paraíba ultrapassa a marca de 1 milhão de empregos formais criados e taxa de desocupação cai de 17,3% para 8,6% em quatro anos

Educação & Cultura6 horas ago

Educação divulga resultado dos selecionados para a fase 3 do Programa Ouse Criar

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba 

Politíca6 horas ago

Em final de semana decisivo para a eleição, Veneziano intensifica presença e apoio do MDB nas campanhas municipais da Paraíba

Judiciário6 horas ago

Guarda dos filhos, alienação parental e pensão: como a Justiça media e humaniza esses conflitos

Judiciário6 horas ago

Por que é constitucional a PEC que permite ao Congresso suspender decisões do STF?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Eleições 2024: inteligência artificial revoluciona campanhas eleitorais no Brasil

Judiciário8 horas ago

INSS destaca regras específicas dos caminhoneiros para contribuir como MEI

Nacional8 horas ago

Transportadores ameaçam greve nacional contra o descumprimento reiterado dos Pisos Mínimos de Frete

Judiciário8 horas ago

Com a presença do presidente nacional da OAB, Harrison inaugura auditório e primeira fase da nova sede

Saúde8 horas ago

Pesquisadores descobrem um novo tipo sanguíneo

Saúde8 horas ago

Exercícios abdominais não diminuem a barriga

Saúde8 horas ago

Escudo antiviral impede infecção pelo vírus da covid-19

Educação & Cultura8 horas ago

Mais de 3 mil municípios já têm políticas próprias para educação em tempo integral

Judiciário9 horas ago

“Prefeito Panta na mira da Justiça: réu em escândalo do lixo, em cinco dias para se defender no TJPB”

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Valor de produção da silvicultura e da extração vegetal cresce 11,2% e soma R$ 37,9 bilhões

ECONOMIA9 horas ago

Preços da indústria sobem 0,61% em agosto, sétima alta consecutiva

Judiciário10 horas ago

“Brasil não é quintal de ninguém”, diz Cármen Lúcia sobre suspensão do X

Nacional10 horas ago

Brasil deve repatriar 240 brasileiros que estão no Líbano até o fim de semana

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br