Nacional
Câmara e Senado não têm plano de vacinação especial para congressistas
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal não têm planos especiais para a vacinação dos congressistas. Questionadas, as Casas disseram que ainda não há plano nacional de imunização e que a responsabilidade da elaboração é do Ministério da Saúde.
Em 18 de dezembro, membros do Congresso dos EUA começaram a tomar a vacina contra a covid-19. A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, receberam a injeção.
“Hoje, com confiança na ciência e na direção do Escritório do Médico Assistente, recebi a vacina COVID-19”, disse Pelosi.
Nancy Pelosi é vacinada contra a covid-19
Menos de uma hora depois, McConnell também confirmou que havia sido vacinado.
“As vacinas são a maneira como derrotamos esse vírus”, disse McConnell. “Agora vamos continuar a lutar por um pacote de resgate que inclua muito mais dinheiro a ser distribuído para que mais americanos possam recebê-lo o mais rápido possível”.
Segundo o governo norte-americano, esse é um esforço para “promover a segurança e a eficácia da vacina e construir confiança entre o povo americano”.
No Brasil, o Senado afirmou que “não há previsão para vacinação contra a covid-19 direcionada exclusivamente a membros do Senado Federal. O Ministério da Saúde é o órgão responsável por traçar as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 no país.”
Já a Câmara dos Deputados disse que ainda não há plano “por enquanto”. Justificou dizendo que ainda “não existe ainda um calendário nacional de vacinação contra a covid-19.”