CONCURSO E EMPREGO
Concurso PF 2021: Edital com 1.500 vagas em janeiro, diz Polícia Federal
Além dos 1.500 cargos em nível superior para provimento de novos policiais federais em 2021, o certame prevê 500 oportunidades excedentes
O ano de 2021 está mal começando, mas já está cheio de oportunidades para os concurseiros. Depois dos piores dias da pandemia de Covid-19 e por consequência a suspensão de certames, novas seleções voltam a ganhar vigor. E uma das mais aguardadas é o edital de concurso da Polícia Federal (PF).
De acordo com declaração da corporação, em 15 de dezembro, por meio de publicação nas redes sociais, o edital do concurso PF deve sair ainda neste mês.
“A PF confirmou, sexta-feira (11), a realização de um grande concurso público para recrutamento e seleção de 1.500 novos policiais federais em 2021 (e previsão de 500 vagas excedentes, no ano seguinte). A Portaria de autorização (Portaria nº 14.358-DG/PF) foi publicada no DOU, dia 11”, disse a instituição.
Conforme a PF, este será o segundo maior certame da história da corporação. Além disso, terá um efetivo significante, podendo passar de 12 mil policiais federais.
Banca organizadora
A qualquer momento será divulgada a banca organizadora do concurso PF 2021, mas o órgão não apontou rumores de possíveis nomes mais cotados. Porém, o Cebraspe é um dos mais prováveis diante do histórico.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou uma solicitação à pasta da Economia objetivando o encolhimento do prazo entre edital e provas. O novo cronograma cairia de quatro para dois meses.
De acordo com o diretor-geral da PF, Rolando Alexandre, a corporação prevê 2 mil provimentos até 2022 (1,5 mil vagas autorizadas e 500 vagas remanescentes). A informação foi proferida durante discurso em cerimônia de finalização do Curso de Formação Profissional de novos peritos e delegados.
Vagas concurso PF 2021
As 1,5 mil oportunidades serão distribuídas em:
- Agente de polícia – 893 vagas;
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas.
Todos os cargos exigem formação em nível superior, de qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
A exceção fica para o cargo de Delegado, que é necessário graduação em Direito e comprovação de três anos em atividade jurídica.
Salários
O salário do policial federal nos cargos de agente, escrivão e papiloscopista é de R$ 12.980,50. Já a remuneração de delegado é ainda mais atrativa, de R$ 24.150,74.