Nacional
Candidatos às presidências da Câmara e do Senado são formados em Direito
Dos quatro candidatos que se apresentam, dois na Câmara e dois no Senado, todos são bacharéis em Direito. A saber: Baleia Rossi (UNAERP) e Arthur Lira (UFAL), na Câmara; e Simone Tebet (UFRJ) e Rodrigo Pacheco (PUC-MG), no Senado
O deputado é candidato à presidência da Câmara para suceder a Rodrigo Maia. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto, de 1994 até 1998. Na cidade em que se formou, Baleia Rossi atuou como vereador pelo MDB de 1993 a 2003. Posteriormente, foi eleito deputado Estadual por SP de 2003 a 2015.
Agora, Baleia Rossi é o líder do MDB na Câmara dos Deputados, a segunda maior bancada individual da Casa.
Também para concorrer à presidência da Câmara, Arthur Lira iniciou sua trajetória profissional no curso de Direito na UFAL – Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de1988 a1993.
Assim como seu concorrente, Baleia Rossi, também se tornou vereador depois dos estudos em Direito. De 1993 até 1999 foi vereador de Maceió por dois partidos, sucedendo à carreira de deputado Estadual de 1999 até 2011, também intercalando de partidos.
Atualmente, Lira é o líder do maior bloco da Câmara dos Deputados e é considerado o candidato a ser apoiador pelo presidente Bolsonaro.
A candidata à presidência do Senado tem em seu histórico acadêmico a formação em Direito pela URFJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialização em ciência do Direito pela Escola Superior de Magistratura e curso em Direito do Estado pela PUC/SP. Já foi advogada e professora. Na vida política, Simone Tebet já exerceu cargos de deputada estadual pelo MS, prefeita, vice-governadora.
É formado em Direito pela PUC Minas e é especialista em Direito Penal. Em seu currículo consta que foi o mais jovem conselheiro Federal da OAB, entre 2013 e 2015. Na Ordem, foi presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira, coordenador em Minas Gerais do Projeto Eleições Limpas da OAB Federal, além de ex-conselheiro estadual e ex-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/MG.