Nacional
Doria capitaliza com CoronaVac nas redes sociais e WhatsApp
A ação do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em aplicar a primeira vacina contra covid-19 no país ainda no domingo (17.jan.2021) inspirou figurinhas em aplicativos de mensagem e memes nas redes sociais. A vacinação de uma enfermeira foi feita momentos depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o uso emergencial do imunizante.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello pretendia iniciar a campanha de vacinação no Brasil em 20 de janeiro, a partir das 10h. Porém, o governador João Doria acompanhou do Hospital das Clínicas do Estado a reunião da Anvisa que decidiu sobre a aprovação do uso emergencial da CoronaVac e saiu na frente.
A 1ª vacinação no país impulsionou o nome de Doria nas redes sociais. De acordo com monitoramento da consultoria Bites, esse domingo (17.jan) foi o dia com maior número de menções ao tucano no Twitter, Instagram, Youtube e Facebook. Foram 1,4 milhão de interações (curtidas, compartilhamentos, comentários e retuítes). Até então, a maior marca de Doria datava de 23 de março de 2020, com 389 mil interações.
A proliferação de memes se deu também em aplicativos de mensagens como Telegram e WhatsApp, onde se espalham figurinhas com o tema CoronaVac.
O próprio governador paulista endossa o uso de figurinhas que atribuem sua imagem à da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Intistuto Butantan.
o tucano encaminhou na manhã de domingo (17.jan) um sticker com a inscrição “A vacina do Brasil” acompanhada de uma foto de Doria segurando o imunizante para redes sociais fazendo propaganda gratuita.