Nacional
Câmara instala cabines de votação para eleição
A Câmara dos Deputados instalou no espaço conhecido como Salão Verde cabines de votação para a eleição da Casa, que será na próxima 2ª feira (1º.fev.2021). A medida de estabelecer múltiplos pontos de votação foi tomada para evitar aglomerações dos deputados.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a defender que ao menos parte dos deputados pudesse votar remotamente. A ideia, porém, não prosperou. A Câmara faz votações remotas desde março de 2020, mas nada com tanta disputa como a presidência.
Serão 21 cabines no total. Além das 15 já instaladas, serão colocadas mais 3 no Salão Verde. Há outras 3 no Salão Nobre. Esses 2 espaços têm acesso fácil ao plenário da Câmara, onde são realizadas as sessões.
As urnas utilizadas são eletrônicas. Fazem parte de um sistema da Câmara, diferente das que os eleitores estão acostumados nas eleições gerais. Têm reconhecimento por biometria e são parafusadas nas cabines.
Os principais candidatos são Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Lira tem apoio do governo federal e é o favorito. Além deles, outros 7 deputados se colocam como candidatos. Têm poucas chances de conseguirem votações expressivas. São eles:
- Fábio Ramalho (MDB-MG);
- Capitão Augusto (PL-SP);
- André Janones (Avante-MG);
- Marcel Van Hattem (Novo-RS);
- Alexandre Frota (PSDB-SP);
- Luiza Erundina (Psol-SP);
- General Peternelli (PSL-SP).
Para ser eleito são necessários no mínimo 257 votos, se todos os 513 deputados votarem. Quem vencer terá mandato de 2 anos no cargo.