CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Em visita a Huawei, Fábio Faria reduz tensões com a China
Missão 5G…
… e por insumos
Sela “guerra fria”
O ministro das Comunicações do governo Bolsonaro Fábio Faria (PSD-RN) visitou a sede da empresa de telecomunicações Huawei, na China. O encontro foi publicado pelo congressista nas redes sociais na tarde desta 5ª feira (11.fev.2021).
“Assim como na Suécia, a #Missão5G aproveitou a agenda na China para reforçar o pleito por insumos para vacinas, a pedido do PR @jairbolsonaro. Confirmaram o envio de 2 remessas de insumos de AstraZeneca até o fim do mês para fabricação de 13 milhões de novas doses aos brasileiros”, escreveu o ministro anexando documento assinado pelo embaixador da China, Yang Wanming.
Logo depois, o ministro completou: “Para os desavisados: a viagem do 5G foi para conhecermos, in loco, todas as tecnologias existentes no mundo. O leilão será feito em junho pela Anatel. O TCU fiscaliza e o PR Bolsonaro decide. Pedimos vacinas na Suécia e na China e isso nada teve a ver com o 5G. O 5G é inegociável”, publicou em sua rede social.
A visita à sede ratifica a reviravolta na relação diplomática entre o governo brasileiro e o da China, após o embaixador chinês Yang Wanming confirmar, no mês passado, a exportação ao Brasil de insumos para a fabricação da CoronaVac, vacina contra o coronavírus.
A comunicação entre os países estava abalada desde que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) levantou suspeita de “espionagem” do país asiático na questão da tecnologia 5G, futuro padrão da telefonia móvel a ser adotado no Brasil. À época, a Embaixada da China publicou uma nota criticando o congressista.