Connect with us

Judiciário

O crime de maus-tratos e uma história trágica

Há alguns meses, tive contato com um caso bastante peculiar envolvendo a morte de uma criança.

Como o tema envolve a suposta prática de um crime que provoca muita confusão nas pessoas (e nos veículos de imprensa), resolvi compartilhar a história com os amigos do Jusbrasil.

Obviamente, os verdadeiros nomes dos envolvidos serão preservados.

Porém, com a finalidade de conferir um ar de pessoalidade à minha narrativa, darei a eles nomes fictícios.

O caso: morte suspeita

Maria era uma garotinha de seis anos de idade. Ela tinha dois irmãos, Pedro, de três anos e Isabela, de oito anos.

Há alguns dias, Maria vinha se sentindo bastante indisposta e quieta. Não sentia vontade de comer, nem mesmo de brincar.

Em um finalzinho de tarde, no mês de agosto de 2019, a menina, em tom de choro, disse para a mãe dela, Joana, que estava sentindo fortes dores na barriga.

Quando Joana foi verificar a temperatura da criança, viu que ela estava ardendo em febre.

Rapidamente, Joana comunicou ao pai da criança, de nome Márcio, que levaria a criança ao hospital.

No hospital, mãe e filha aguardaram o atendimento por certo tempo, mas nada além do razoável.

Quando foram atendidas, o médico, ao verificar que Maria apresentava um quadro estável, receitou uma medicação para a dor na barriga e concedeu alta a ela.

Tão logo retornaram para casa, uma vez que já era noite, Márcio e Joana colocaram as crianças para dormir e, em seguida, também foram eles se deitar.

Maria e Pedro dormiam juntos no mesmo quarto. Ele, em uma cama; ela, em um colchão.

Durante a madrugada, Pedro se levantou e foi ao quarto dos pais.

O menino acordou o pai e disse que estava com sede. Disse também que havia tentado acordar Maria para que ela pegasse a água para ele, mas a irmã não acordava.

O pai se levantou, foi até a cozinha, encheu um copo d’água e, enquanto o menino bebia, foi ao quarto dar uma olhada na filha.

Ao acender a luz, Márcio foi tomado por um sentimento de pavor.

Maria estava deitada na cama, com os olhos abertos e algumas manchas visíveis no pescoço. Ela estava imóvel.

Imediatamente, ele se aproximou da filha e notou que ela não estava respirando.

Tomado pelo desespero, Márcio começou a gritar, o que acabou acordando Joana, que, também assustada, foi até o quarto das crianças.

Ao perceber o que havia acontecido com a sua filha, Joana saiu pela rua gritando, clamando por socorro, o que chamou a atenção de uma vizinha, Clarissa.

Preocupada com o que poderia ter ocorrido, Clarissa foi até a residência da família. Ao se deparar com a cena de Maria desfalecida sobre o colchão, Clarissa voltou para a casa dela e acionou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O socorro não tardou muito para chegar.

Logo que tiveram contato com a criança, o médico e os enfermeiros do SAMU verificaram que ela já estava morta há algumas horas.

Outro detalhe chamou a atenção dos profissionais: Maria estava com diversas “manchas roxas” espalhadas pelo corpo, principalmente na região do tronco. Manchas essas que muito se assemelhavam a hematomas.

Diante da suspeita de que a menina pudesse ter sido vítima de crime violento, a Polícia Militar foi chamada a comparecer ao local.

Quando entraram na residência, os policiais fizeram uma rápida vistoria. A cena que viram causou arrepios neles.

A casa se encontrava bastante suja, com os móveis em péssimo estado de conservação. Haviam roupas sujas espalhadas por todos os cantos. A louça estava acumulada sobre a pia. As paredes estavam completamente mofadas.

Pior, bem ao lado do quarto em que as crianças dormiam, havia um cômodo completamente cheio de entulhos.

No referido cômodo, havia areia, além de muito lixo diversos objetos empilhados.

Diante deste cenário, reforçado pelas “manchas roxas” encontradas no corpo da menina, surgiu nos militares a desconfiança de que a morte de Maria tivesse alguma relação com eventual crime de maus-tratos praticado pelos pais dela.

A partir disso, comunicada a Polícia Civil, instaurou-se um inquérito policial.

A primeira providência tomada foi a realização de uma espécie de entrevista entre os dois irmãos de Maria com membros da Assistência Social, cuja finalidade era a descoberta de informações que pudessem ser úteis para a solução do caso.

Mais uma vez, um susto.

Quando foram dar um banho em Pedro, os assistentes sociais logo notaram que a criança estava usando a mesma frauda durante semanas. Por conta disso, o menino, além de bastante sujo, apresentava sinais de assadura.

Pedro também estava arranhado em várias partes do corpo.

Por sua vez, Isabela, que também se encontrava suja, estava com piolhos.

A situação acima narrada contribuiu ainda mais para as suspeitas de que Maria tivesse sido vítima de crime de maus-tratos com resultado morte.

As investigações apontaram outro caminho…

Os fatos que narrei acima, suponho, devem ter provocado certa revolta em alguns dos queridos leitores.

De fato, em um primeiro momento, tudo indica a prática de um crime por parte dos pais da criança. Pior, um crime envolvendo emprego de violência!

Ocorre que, com o avançar das investigações, a conclusão foi oposta.

Realizada necropsia no corpo de Maria, os laudos periciais foram inconclusivos no que se refere à causa da morte dela. A propósito, vejamos o teor do trechos destacado a seguir, extraídos do laudo pericial:

“Em face da ausência de ferimentos visíveis, bem como ausência de outros vestígios que pudessem sugerir morte violenta, fica este Perito impossibilitado de emitir um parecer categórico sobre o fato em tela.(…) Os resultados dos exames anatomopatológicos não demonstram achados conclusivos para se chegar a um diagnóstico preciso para a causa do óbito”.

E quanto às “manchas” encontradas no corpo da suposta vítima? 

Os peritos esclareceram o seguinte:

Os achados com aspecto semelhante a hematoma no tronco, os quais chamaram a atenção do médico do SAMU que prestou atendimento, tratam-se de alterações cutâneas provocadas pela ação da força gravitacional, produzindo acúmulo de sangue dentro de micro vasos sanguíneos em áreas do corpo que ficam mais baixas, conhecidas como hipóstases e que podem cursar com pequenos extravasamentos do sangue acumulado e produzir o aspecto de hipóstases arroxeadas, sem contudo estarem relacionadas com qualquer tipo de traumatismo.”

Nota-se, assim, que, embora inicialmente pudesse haver certa suspeita de violência praticada pelos pais de Maria em face dela, tal suspeita não se confirmou.

Além do mais, ainda que tenham sido fartos os elementos que indiquem a forma precária como os pais e irmãos de Maria viviam, num ambiente sem higiene, no qual as crianças dividiam espaço com entulhos e roupas sujas jogadas pelo chão, bem como, ainda que tenha sido demonstrando que Marcio e Joananão eram diligentes quanto ao asseio de seus filhos, é errado entender que, no caso aqui narrado, possa ter ocorrido, em tese, o crime de maus-tratos com resultado morte (art. 136, § 2º, do CPB), conforme buscarei demonstrar a seguir.

Afinal, o que é o crime de maus-tratos?

O dispositivo legal acima mencionado traz a seguinte previsão:

Art. 136 – Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina:

Pena – detenção, de dois meses a um ano, ou multa.

§ 1º – Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

Pena – reclusão, de um a quatro anos.

§ 2º – Se resulta a morte:

Pena – reclusão, de quatro a doze anos.

Há que ser observado, primeiramente, que o crime de maus-tratos só pode ser praticado por quem tenha autoridade, guarda ou vigilância de outra pessoa (crime próprio).

Além disso, aquele que se encontra em uma dessas situações deve agir com especial fim de educação, ensino, tratamento ou custódia. Do contrário, não há se falar em maus-tratos.

Para ficar mais clara a compreensão, observem o exemplo abaixo, extraído da obra do professor Rogério Greco, com algumas adaptações:

Pensemos no caso de um pai que, buscando educar seu filho, uma criança de 4 anos de idade, impede o menino de se alimentar durante sete dias, para que a criança entenda o valor dos alimentos.

Nesse caso, como se sabe, a imposição de jejum à criança pode causar danos graves ao organismo dela.

Assim, em tal caso, podemos raciocinar com a prática, em tese, do delito de maus-tratos, desde que da privação de alimento resulte perigo para a vida ou para a saúde da vítima [1] .

Por sua vez, voltando ao caso da morte de Maria, ainda que as condições do ambiente onde ela foi encontrada sejam péssimas; havendo indicativos suficientes de que os pais dela não vinham empregando o zelo necessário no que se refere à higiene dos filhos, não se apurou, no comportamento dos pais, a prática de quaisquer das finalidades especiais destacadas anteriormente.

Em resumo, o simples fato de Márcio e Joana conviverem com os filhos em um ambiente insalubre, ou mesmo dispensarem os cuidados mais básicos (como a higiene das crianças), não configura, por si só, o delito de maus-tratos, previsto no art. 136 do Código Penal.

Assim, embora os fatos apontassem para uma necessidade de acompanhamento social da família, o caso em tela não apresentou elementos suficientemente aptos a dar início a uma ação penal.

Por fim, ficou afastada qualquer possibilidade de erro médico. Isso porque, de acordo com o laudo pericial:

“(…) é comum na prática clínico-pediatrica a administração de medicamentos sintomáticos e o acompanhamento da evolução clínica. A alta hospitalar na vigência de estabilidade clínica não configura irregularidade (…)”.

Por conta disso, o inquérito policial foi arquivado por ausência de justa causa para o oferecimento da denúncia pelo órgão acusador.

Maus-tratos vs tortura

Finalizando o texto, vale lembrar que o crime de maus-tratos, estudado no presente artigo, não se confunde com o delito de tortura-castigo, previsto no art. , inciso II, da Lei nº 9.455/97 (Lei de Tortura). Vejamos:

Art. 1º Constitui crime de tortura:

II – submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena – reclusão, de dois a oito anos.

Como se vê, no primeiro caso (maus-tratos), ao expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, o agente tem a finalidade de educar, ensinar, tratar ou custodiar essa pessoa.

Por outro lado, na tortura, a finalidade do agente ao sujeitar a vítima a intenso sofrimento físico ou mental é puramente a de castigar.

  Talvez você se interesse pelos seguintes textos:        

  ➡️ É crime fazer sexo na presença de criança ou adolescente?

  ➡️ Existe assédio sexual entre professor (a) e aluno (a)?

  ➡️ A Poligamia é crime?

  ➡️ Comi, bebi e não paguei. É crime?

  🔶 🔶

  • Gostou do texto? Recomende para que outras pessoas do Jusbrasil possam ler!
  • Aprendeu algo novo e quer dividir com outras pessoas? Compartilhe o texto em suas redes sociais!     
  • Que tal mais conteúdo jurídico? Siga-me no Instagram: https://www.instagram.com/victor_emiidio/?hl=pt-br

  🔶 🔶

  Referência:

  [1] Greco, Rogério. Curso de Direito Penal: parte especial, volume II: introdução à teoria geral da parte especial: crimes contra a pessoa / Rogério Greco. – 14. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017, E-book, p. 329.

Victor Emídio, Estudante de Direito
Victor Emídio – Estudante de Direito
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário35 segundos ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE4 minutos ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário7 minutos ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 minutos ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional12 minutos ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional15 minutos ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional18 minutos ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional51 minutos ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA55 minutos ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca1 hora ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde1 hora ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA1 hora ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário1 hora ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO1 hora ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde2 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional3 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte

ESTADO3 horas ago

Vice-governador entrega Prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor e destaca compromisso do Governo com a Educação 

Politíca3 horas ago

Ruy cobra veto de Cícero sobre aumento da passagem: “Desrespeito com a população reajustar valores sem reativação de linhas e com ônibus sucateados”

Educação & Cultura3 horas ago

Prefeitura inicia ‘Curso de Verão’ para estudantes da Rede Municipal

Politíca3 horas ago

Edmilson Soares defende educação, trabalho social e terceiro setor

Politíca3 horas ago

Vice-presidente da CMJP, Eliza Virgínia assume quinto mandato na Casa

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Exposição ‘Quino, Mafalda e o Meio Ambiente’ chega ao Espaço Cultural, em João Pessoa

Nacional3 horas ago

Mais de 4 mil moradias do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 12 estados

Educação & Cultura3 horas ago

Prefeito Cícero Lucena autoriza reforma e modernização do Ninho do Saber Márcia Suênia Madruga, em Mangabeira

ESTADO3 horas ago

Cagepa fiscaliza 2,3 mil imóveis em ação para coibir furto de água nas praias de João Pessoa e Cabedelo

ESTADO3 horas ago

Empreender Paraíba participa do 39º Salão de Artesanato Paraibano e abre inscrições para artesãos

CIDADE3 horas ago

Cabedelo vai receber Carreta do Cinema Rodoviário da Polícia Rodoviária Federal

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO3 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde3 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA3 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde4 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA4 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br