Judiciário
Advogado Sheyner Asfóra emite nota de pesar pelo falecimento do empresário José Carlos da Silva Júnior
O advogado e presidente nacional em exercício da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, emitiu nota pesar pelo falecimento do empresário José Carlos da Silva Júnior, proprietário do Grupo São Braz e das Tvs Cabo Branco e Paraíba, ocorrido nesta sexta-feira (5), em São Paulo. O empresário estava internado no hospital Sírio Libanês, na Capital paulista, e veio a óbito após complicações em decorrência da covid-19.
“Com muita consternação venho a público lamentar o falecimento do empresário José Carlos da Silva Júnior, homem cujo talento, labor e ousadia construiu uma das indústrias mais prósperas do Brasil. Seu trabalho colaborou para o desenvolvimento do nosso Estado, gerando emprego e renda para a Paraíba. Um grande homem, que deixa um legado de igual tamanho”, comentou.
Sheyner Asfóra manifestou suas condolências a toda a família e amigos de José Carlos Jr. e lamentou o momento de luto que atinge de igual modo tantos outros paraibanos. “Deixo meus sinceros votos de pesar aos filhos, Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire, pois sei do apego e da relação que tinham com o pai. Lamento que essa situação esteja atingindo tantos lares em nosso Estado e rogo a Deus por melhores dias”, afirmou.
O advogado desejou ainda pleno reestabelcimento do também empresário Eduardo Carlos, filho de José Carlos e que encontra-se também internado no hospital Sírio Libanês em tratamento para a covid-19.
Trajetória – José Carlos da Silva Júnior era campinense, filho de José Carlos da Silva e Maria Rosa da Silva. Nascido em 16 de junho de 1926, tinha 94 anos. Era formado em Contabilidade, e construiu a trajetória profissional como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo.
Ele foi o responsável por transformar a pequena torrefação de café do pai, o empresário José Carlos da Silva, em uma das maiores indústrias de café e do setor de alimentos do País, o Grupo São Braz. Hoje, a empresa está presente em todos os estados do Nordeste e também no interior de São Paulo.
Em 1982, José Carlos da Silva Júnior foi convidado a disputar o cargo de vice-governador na chapa de Wilson Braga pelo Partido Democrático Social (PDS), na ocasião, derrotou Antônio Mariz na disputa eleitoral. Foi suplente do então senador Ronaldo Cunha Lima, assumindo a vaga no Senado nos anos de 1996, 1997 e 1999.
O empresário também participou ativamente de importantes entidades do setor industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, além de ter integrado os conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.