Internacional
Alemanha tem aumento acentuado de casos de covid-19
Autoridade epidemiológica alemã prevê onda de infecções severa em abril, podendo superar o pico registrado em dezembro. Índice de casos por 100 mil habitantes em sete dias salta de 72,4 para 76,1 em um dia
Em meio a um novo aumento no número de casos de covid-19 na Alemanha, especialistas em saúde alertaram neste sábado (13/03) que o país poderá enfrentar, em meados de abril, uma onda de infecções ainda pior do que o pico registrado em dezembro de 2020.
Segundo o Instituto Robert Koch (RKI), agência governamental para o controle e prevenção de doenças infecciosas, a incidência de novos casos de coronavírus por 100 mil habitantes nos últimos sete dias chegou a 76,1 neste sábado – um aumento acentuado em relação ao dia anterior, quando o número era de 72,4.
As autoridades alemãs usam esse índice como orientação para determinar quais medidas restritivas serão impostas ou suspensas no combate à pandemia. Há uma semana, a incidência de casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias era de 65,6.
Na semana passada, a Alemanha flexibilizou algumas restrições, mas os governadores estaduais concordaram que medidas mais severas seriam automaticamente reimpostas se o índice superar 100 casos por 100 mil habitantes.
Números mais altos em abril
Neste sábado, o RKI registrou 239 mortes ligadas ao coronavírus no país, além de 12.674 novos casos da doença – 3.117 infecções a mais do que o registrado no sábado passado.
O instituto estima que os números continuarão a subir: a previsão é que os casos diários de covid-19 excedam 30.000 a partir de meados de abril.
“Uma extrapolação das tendências mostra que os números de casos podem ser maiores a partir da 14ª semana do ano do que os níveis observados no Natal”, afirmou o RKI em relatório neste sábado, referindo-se à semana que se inicia em 12 de abril de 2021. A 14ª semana sucede a Páscoa, um feriado importante na Alemanha em que muitas famílias costumam se reunir.
Já a incidência de casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias pode chegar a entre 200 e 500 casos em meados do próximo mês, alertou a agência, especialmente devido à rápida disseminação na Alemanha da variante britânica do coronavírus, mais contagiosa.
O RKI observou que o número de casos dessa variante tem dobrado a cada 12 dias no país, desde a segunda semana de janeiro.
Em meados de dezembro, o número de infecções diárias atingiu um pico de 31.000, antes de diminuir lentamente em janeiro e fevereiro. Mas a contagem voltou a crescer nos últimos dias, exatamente num momento em que a Alemanha afrouxa as restrições que fecharam escolas e empresas por meses.
Alerta contra flexibilização das medidas
Os líderes deverão se reunir novamente em 22 de março para discutir se as medidas de contenção ainda em vigor poderão ser relaxadas ou endurecidas.
“Só podemos ter mais relaxamento se houver números de casos estáveis ou decrescentes”, alertou Karl Lauterbach, especialista em saúde do Partido Social-Democrata (SPD), parte da coalizão de governo, acrescentando que isso é improvável tão cedo.
Ao todo, o país já registrou mais de 2,5 milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia, enquanto 73.301 pessoas morreram em decorrência da doença.